2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

Diários de Motocicleta



1998

Concurso para a Guarda Civil da cidade de São Paulo.

2001

Efetivação no cargo (Apresentação na Inspetoria Regional de Ermelino Matarazzo (nesse período dou entrada e retiro a minha credencial de motociclista). A ROMU havia chegado ao fim. Continuo tentando conseguir a minha transferência para o IAMO, equipe que sempre foi o meu objetivo.

2003

Nesse ano, a Inspetoria de Apoio MOtorizado (IAMO) chega ao fim.

2004

Início do ano. Sai a minha tão aguardada transferência para a equipe de motociclistas que até o ano anterior era o núcleo do antigo IAMO, lotada então na IR- Sé. É criada a SUFIME (Superintendência de Fiscalização e Combate ao Comércio Irregular e Mediação de Conflitos). A princípio, nós motociclistas, havíamos sido informados que faríamos parte do grupamento de Mediação de Conflitos, pela própria natureza da nossa função como motociclistas (apoio). Na realidade, passamos a fazer parte da Inspetoria de fiscalização de Comércio Irregular (I-Fisc.). Fica autorizado aos motociclistas reassumir o nome de Grupamento DEAM, inclusive ostentando Braçal. Em setembro desse ano sofro o meu pior acidente na condução de uma motocicleta. Um motorista alcoolizado entra 'na contra-mão' atingindo a mim e a um amigo que também estava na moto (particular). sofro uma cirurgia e fico afastado sete meses do trabalho para o tratamento. Retorno ao trabalho fazendo apenas serviços internos durante um ano. Permaneço na equipe, realizando manutenção preventiva nas motocicletas. Recuperado, retorno ao serviço de rua em 2006.

2006/2008

A equipe permanece trabalhando principalmente na região da Av. Paulista, apoiando sempre que necessário outras áreas do centro. Cumprindo horários dos mais diversos, como 07:00 às 19:00, 08:00 às 20:00 e 09:00 às 21:00 para um melhor aproveitamento do efetivo empregado, muda-se a cara de uma das principais e mais importantes avenidas do país. Nesse período firmamos o nome DEAM como referência entre os colegas de corporação.

2009

Acaba a centralização da fiscalização do comércio irregular. Surgem novas inspetorias na região central (IR-Bom Retiro, IR- Paulista e IR- 25 de Março). A equipe de motociclistas é dividida (retiramos o uso do Braçal). Neste mesmo ano, alguns motociclistas são selecionados em testes e formam a primeira equipe da GCM a participar do curso de formação de Motociclistas Batedores, ministrado pela Polícia Rodoviária Federal. No passado, integrantes da GCM já haviam participado de curso equivalente, realizando inclusive escoltas para autoridades, como a prefeita Marta Suplicy. Durante o curso PRF, sofro o meu primeiro (e único, até agora!) acidente com moto na GCM. Seguindo as palavras do instrutor do curso, Wagner Flausino, "Não importa o que aconteça, a escolta não pára!". Levanto-me, recuso ser substituído e sigo com a escolta até o fim. Briguei até o último momento para ter o meu nome na seletiva, e passei. Estava no curso. Jamais poderia deixar de completar aquela missão. As cicatrizes são o meu troféu, pelo resto da minha vida! Fica anunciado que serão compradas novas motocicletas. Com as novas expectativas, parte dos membros deste grupo e outros motociclistas são transferidos para a Inspetoria de Operações Especias (IOPE), cuja formação inicial foi resultado do desmembramento do antigo Grupamento de Mediação de Conflitos. A minha transferência para essa base ocorre em novembro do ano corrente.

2010

Dou início a um trabalho que levou no mínimo quatro meses para ficar pronto. É o que eu costumo me referir como Apostila DEAM. Ela é um apanhado geral de conhecimentos e técnicas difundidas pelos cursos e experiências adquiridas com o passar dos anos. Não é um documento oficial. Basicamente, foi um meio que encontrei de trabalhar com o programa CorelDraw e que obtive um ótimo resultado. Para quem acaba de receber a sua credencial e, ainda não está totalmente adaptado ao serviço com motocicleta, acredito que tornaría-se uma ferramenta válida. É realizada a primeira (e única, até então) escolta de autoridade pela equipe (Secretário da ONU em visita à Prefeitura da Cidade). Não ocorre a tão esperada compra de novas VTR's motocicletas. É instituído novo padrão de uniforme (basicamente, adota-se o Braçal como parte integrante do uniforme, o que é considerado uma vitória). Inicia-se um período de reformas da inspetoria. Eu, Carlos e Jefferson somos voluntários para a tarefa. Em 24/08/2010 falece o meu pai aos 61 anos. Certa vez, meu pai disse em uma conversa: "você não se apega à nada, não tem objetivo". Talvez seja por ter ouvido essas palavras que eu tenha me apegado tanto a este objetivo: motivar um grupo. Nesse sentido, acredito que seja essencial a procura por cursos. Um deles, o curso do CET é de suma importância para quem tem vontade de participar desta equipe. O meu objetivo é que ele seja um dos requisitos básicos para o guarda que deseja integra-se à equipe. Um curso que não poderemos participar ainda este ano será o da ROCAM. Infelizmente a tramitação de documentos foi incompatível com o início do curso, porém, ficou clara a disposição de nossa chefia quanto ao pedido feito. Ainda temos em vista outros cursos, e estamos indo atrás. Você perceberá que em certas ocasiões me refiro a determinados pontos como "pequenas vitórias". Digo isso, pois nesses casos, eram objetivos simples de serem alcançados. Mas que nunca alguém (não que eu saiba) se dispôs a consegui-los. Por exemplo: reunião mensal entre encarregados de equipes. Durante anos no Grupamento, eu insisti nisso. E foi por essa insistência que ele ocorreu pela primeira vez em 20/09/2010. De fato, isso é uma pequena vitória! O ano de 2010 acaba com muitas incertezas. A única certeza que tenho é que algumas coisas melhoraram, mas é tão sutil que torna-se irrelevante o seu comentário.

Janeiro de 2011

Hoje é 01/01/2011. Inicio este novo ano com uma certa esperança no futuro próximo. E ao que parece, eu estava certo. Além de realizar a minha matrícula na Faculdade (curso de Gestão Específica em Estratégia das Organizações), a pessoa nomeada para assumir a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), Sr. Regina Miki, é totalmente favorável à inserção das guardas do país na segurança dos cidadãos de uma maneira mais ampla. Ainda no mês de janeiro, um decreto federal convoca um grupo de trabalho para elaborar estudo de regulamentação e competências das guardas municipais. A Guarda Civil de São Paulo, além do acesso ao Infocrim, realiza a aquisição de 60 pistolas, e dá-se início aos cursos para manuseio. E eu, após vários contatos, consigo com o apoio de minha chefia o recebimento de grade curricular de cursos ROCAM para o ano corrente. Este é o primeiro passo, resta-nos agora o encaminhamento dos nomes para inscrição nos cursos. São poucas vagas. Tendo feito todo o processo de contato e solicitação de encaminhamento junto à chefia, caberá a mim encaminhar uma lista com os nomes dos interessados para uma seleção. No que depender do meu critério, faltas, atrasos e compromisso insuficiente com o trabalho (por exemplo: elaboração de RAS) serão constantemente analisados para determinadas decisões. Recebo uma ótima notícia. Um sinal claro que de algum modo, todo o trabalho valeu a pena. Mas ainda não seria o momento para tratar do assunto. O mais importante é saber que coisas boas estão para acontecer. A Polícia Militar recebe 171 motocicletas da prefeitura (bem, a boa notícia não era bem essa). Realizamos a primeira tentativa de realizar o recolhimento de doações, com entrega em entidade reconhecida. A sensação de poder ajudar as vítimas das enchentes foi extremamente gratificante, jamais esquecerei. Eu e o GCM Motociclista Cristiano Nunes somos convocados pela chefia para uma missão importante, que no tempo certo será comentada. Em 28/01/2011, a IOPE participa de evento no Palácio das Convenções Anhembi com a missão de garantir a segurança das autoridades presentes. Missão dada, missão cumprida!

Fevereiro de 2011

Mais uma pequena vitória se aproxima: visando uma maior organização e, consequentemente, maior profissionalismo, apresentamos proposta na CETEL (Centro de comunicações da GCM) para aperfeiçoar a comunicação com as equipes de motociclistas da IOPE. Ao que tudo indica, a chefia interessou-se pela ideia e as equipes passaram a utilizá-la já nesta data. A ideia é simples: cada equipe de motociclista passa a ser acionada por uma única nomenclatura (Equipe-supervisão, para encarregados; equipe 1, equipe dois e equipe três para as demais), isso diminui os riscos de falha na comunicação e dá maior respaldo às equipes em dirigir-se ao apoio de outras equipes da GCM. Sou informado que, aparentemente, o documento elaborado por mim em 2011 serviu como base para solicitação de verbas federais para aquisição de novas motocicletas. Não sei realmente qual a veracidade dessa informação, mas imaginar que o referido documento auxiliou a corporação a dar embassamento a algo tão necessário, me deixa satisfeito profissionalmente! Começo a cursar Gestão Específica em Estratégia das Organizações.

Abril de 2011

Peço que perdoem-me; devido aos compromissos, faz algum tempo que não me faço presente no blog. Nesse período muitas coisas aconteceram. A mais significativa é a nova forma de apresentação das equipes ao dia de serviço: antigamente, quando um motociclista informava que estava indo em apoio, pela própria dinâmica da comunicação via rádio, informava apenas a sua motocicleta, deixando sem respaldo o companheiro. A partir de agora, adotamos o Sistema de Patrulhas.Dia 31/05/2011: Neste mês de maio estive de férias e me afastei ao máximo da corporação, para realmente poder me desligar e descansar. Agora, na véspera do meu retorno, sinto um peso, uma certa angústia: Será que vale tanto empenho?!

Junho de 2011

Nesta data foi realizada mais uma escolta. Desta vez, como no mês de maio, o Sr. secretário Edsom Ortega fez a solicitação que foi prontamente atendida. Nesta última, a escolta foi realizada sob chuva forte e o tipo específico de escolta adotado foi diferente do que as equipes estão acostumadas: Padrão Corta-Luz; onde o impacto no trânsito é local, diferentemente do adotado pela Polícia Rodoviária Federal, onde este impacto no trânsito tem um alcance maior. As equipes formadas por Roberta, Daniela, Jefferson e Márcio A. realizam mais uma escolta. Desta vez o destino é a cidade de Barueri e a escolta foi parabenizada pela chefia responsável pela missão administrativa. Além de uma data em que a sinergia entre o grupamento se apresentou em sua totalidade, realizamos mais uma escolta para o secretário Edsom Ortega, além de inúmeras escoltas de materiais provenientes de operações na região da Rua Barão de Duprat que se estenderam por toda a semana. Porém continuamos com a velha visão sobre os motociclistas: onde faltar efetivo, completa-se com os integrantes do Grupamento de motos. Em 19/06/2011 ocorre a XVII Maratona Internacional de São Paulo

Julho de 2011

Nesse último mês as operações em shoppings aumentaram. Porém, com os resultados que estão sendo obtidos, percebe-se uma certa satisfação do efetivo: Estamos indo direto ao foco da pirataria! E estou percebendo que as pessoas estão tomando conhecimento deste blog. Inclusive funcionários de outros setores da prefeitura. É bom saber que se está contribuindo para divulgar o nosso trabalho e a força de vontade em atender os cidadãos! Enquanto eu e Jefferson nos deslocamos para atender a um pedido de socorro (pessoa apresentando sinais de parada cardíaca, percebemos que as pessoas em volta não se preocuparam com o cão rottweiler que a vítima conduzia. Conseguimos afastar o cão para que a médica prestasse o auxílio necessário, porém fui atacado pelo animal e consegui mais algumas "medalhas" em minhas mãos!

Setembro de 2011

Curso Honda Indaiatuba, finalmente eu consegui participar (por meios próprios!)Hoje completo dez anos na corporação. Durante o mês de outubro sou informado pela Administração de Base IOPE que um munícipe encaminhou e-mail solicitando elogio à mim e a minha equipe pela atenção recebida durante solicitação do mesmo em evento no Estádio do Pacaembu. Fiquei muito feliz, pois não é sempre que as pessoas tem esse tipo de atitude!

Dezembro de 2011

Estamos próximos ao final de 2011. Nesse momento estou avaliando os meses seguintes: ficarei afastado temporariamente das motocicletas, devido a problemas pessoais. A Inspetoria de Operações Especiais participa de um dos momentos mais especiais de sua história: o apoio às vítimas do incêndio na Comunidade Moinho. Pessoalmente, e sei que posso falar por muitos GCM's que participaram desse apoio, foi um dos episódios mais importantes da história de cada um.

Janeiro de 2012

2011 chega ao fim, que 2012 seja melhor do que o anterior! Iniciamos o ano e dessa vez fico surpreendido com uma ligação do setor de imprensa da GCM, para saber sobre o curso de Indaiatuba, que fôra postado no blog. Gostei, pois uma informação tão relevante não poderia passar em branco! A Patrulha 3, Braz, Abreu e Ivanio segu com duas ocorrências em plantões correntes: Um Furto Tentado e apoio em Encontro de Cadáver. Brazoca voltou de férias com pique! Três ocorrências tornaram o dia marcante: Um Roubo Consumado da IR-BR, um Tráfico de Entorpecentes de mesma base e um Tráfico de Entorpecentes do IOPE. Nesse último, uma quantidade de LSD e lista de clientes com os dois acusados foi encaminhada à delegacia, sendo que o delegado parabenizou a equipe, pois ainda não havia recebido uma ocorrência como essa. Os meus parabéns aos GCM's Jackson, Tadeu e Jefferson. Ando um pouco desmotivado com a demora nos investimentos em renovação da frota de motocicletas. Porém, acredito que ainda esse ano teremos novidades.

Março de 2012

Enfim, chegaram as minhas férias e é incrível como a cada ano, elas se tornam mais desejadas. No início da sua vida na corporação, parece que você nem as deseja realmente. Iniciei novamente a faculdade, porém por certos motivos que não vem ao caso, mudei o curso para Gestão em Seguros e Previdência. Apesar de não estar nos planos esta mudança, estou gostando, e a expectativa para o próximo ano é um curso em gestão pública. Também achei interessante o fato de ter sido convidado por um site sobre motociclismo para dar uma entrevista, e acredito que ela vá ao ar em breve! Também quero produzir camisetas para sortear aos visitantes, pois cria um vínculo interessante com o público. Neste mês quero dar forma a um projeto para as próximas eleições: Convidar todos os blogueiros da GCM de São Paulo para realizar uma pesquisa on line sobre intenção de votos e posteriormente, utilizar os minisites como veículo de propaganda para os candidatos da GCM a vereador. Para isso eu e o GCM Duarte, que gostou da ideia, já estamos mantendo contato e em breve teremos mais notícias!

Setembro de 2012

Por tantos meses deixei de escrever nesta página.  A partir de 01/01/2013, muitos detalhes importantes desse ano serão passados a limpo. De qualquer maneira, será bom fazer alguns apontamentos enquanto estão frescos na memória:

Em dezembro de 2011 entrei em contato com o Adriano Duarte, do Blog Do GCM Duarte, e perguntei se ele apoiaria alguém nessas eleições. Conhecendo a sua resposta de que não apoiaria ninguém, assim como eu, propus a ele fazermos entrevistas com os candidatos aos cargos de vereadores pela cidade de São Paulo para conhecermos os seus projetos e forças políticas.

Em março fui convidado a comparecer a uma reunião com a assessoria do pré-candidato Celso Russomanno. Foi nesse momento que um dos seus assessores ficou de encaminhar um convite a todos os GCMs para comparecer em reunião com o pré-candidato. Reunião esta que foi cancelada. )

Sendo que o convite já havia sido postado no blog, compareci ao local para buscar informações sobre o cancelamento da reunião. Ao encontrar colegas no local, como o Márcio Alves, Rômulo e CD Farias, afirmei que ficaria para informar qualquer outro colega que chegasse atrasado. O CD Farias acreditou que seria melhor retirar-se. Depois de alguns minutos, fomos informados que o sr. Russomanno gostaria de nos receber, caso esperássemos. O pré-candidato permaneceu conosco por cerca de 40 minutos em sua sala. Em 11/09/2012 ocorrerá mais uma reunião com a equipe do candidato Celso Russomanno. Até este momento, nenhum representante do Sindguardas se propôs a comparecer em nenhum dos encontros. Mas parece que chegou o momento.

Ahhh, vida de repórter não é fácil! A poucas horas recebi a informação que o candidato à Prefeitura de São Paulo Gabriel Chalita havia acabado de passar em carreata pela Avenida Guapira Tucuruvi. Peguei a minha câmera, embarquei em minha motocicleta e fui atrás para tentar conseguir uma rápida entrevista: tudo inútil! Cheguei  ao Jardim Fontális seguindo as indicações fornecidas pelo caminho, mas acabei desistindo após danificar o farol de minha motocicleta em um buraco da Avenida Sezefredo Fagundes - tá aí uma dica ao próximo prefeito: melhorar a condição das vias da cidade!

Outubro de 2012

A derrota do candidato Celso Russomanno foi uma surpresa para a maior parte dos GCMs da cidade de São Paulo.

Dezembro de 2012

Chegam as tão esperadas motocicletas  Honda XRE 300. Chegamos ao fim de 2012. O blog passou por muitas mudanças neste ano. A mais importante será a mudança do nome, passando a se chamar em 2013 O Cão de Guarda Notícias. Eu e o meu colega Adriano Duarte finalmente damos início ao projeto de criar um site no qual poderemos trabalhar em conjunto. Este blog será a Confraria de Notícias.

Na minha opinião, o XXII Congresso das Guardas Municipais foi uma ótima maneira de conhecer novos colegas e rever outros. Foi muito satisfatório saber que GCMs de outras cidades conheciam o blog. Tive a honra de ser gentilmente solicitado pelo Comandante da Guarda Civil Metropolitana, Sr. Joel Malta de Sá, para os acertos finais de uma  entrevista para a Confraria de Notícias.

No dia 1° de Janeiro de 2013 teremos novo prefeito: Fernando Haddad, novo secretário: Roberto Porto. O que o futuro nos reserva?
Dezembro de 2013

Incrível como os anos passam tão rápido em nossas vidas. Atualizo este texto em 28/12/2013 às 13:24h e pareço não acreditar no tempo que se passou. Após esses meses poderia responder à pergunta feita anteriormente: tranquilidade. 
O atual secretário SMSU, Sr. Roberto Porto, se mostrou uma pessoa humana (seria melhor dizer não tecnicista). Foi perceptível certas mudanças no transcorrer desse ano. Prefiro não entrar diretamente no assunto, que pode ser melhor avaliado na postagem Retrospectiva 2013 - O Cão De Guarda Notícias, porém, sabemos que nada na vida depende de apenas uma pessoa, cabendo a cada um exercer a sua parte. 

Tivemos dois comandantes este ano: Inspetor Bias e o atual, Inspetor Menezes. O primeiro teve papel extremamente relevante trazer a figura de um comandante que se fazia apresentar como tal ao seu efetivo. Papel também fundamental ao realizar a aproximação da instituição ao legislativo da Câmara Municipal.O segundo, traz consigo uma enorme esperança - depositada pelo efetivo - no futuro. Se mostrando ainda mais interessado em aproximar o alto comando da GCM/SP à sua base operacional. Fechamos este ano com a abertura de concurso e a aprovação da Aposentadoria Especial GCM-SP, que foi sem sombra de dúvida uma de suas maiores conquistas - ou a maior - em seus 27 anos de história. E agora existe uma grande expectativa pelo Plano de Carreira e Salários GCM/SP.

Não há como não citar os colegas perdidos neste ano. No Brasil foram mais de trinta GCMs covardemente assassinados - até onde tivemos conhecimento.

Como motociclista que sou, continuo a me empenhar no dia-a-dia de serviço. Para não deixar o assunto muito por cima, seria interessante citar a reconquista da utilização de Braçal por parte da equipe de motociclistas e a primeira Precursora (Estudo antecipado de possíveis itinerários/trajetos para a realização de uma escolta). realizada este ano  - ou em muitos - Devemos deixar certos imediatismos de lado ou pelo menos sair de nossa zona de conforto.

É, 2014 promete muitas novidades... (Aqui destaco a aprovação da Lei 13.022/14, que regulamenta as guardas municipais de todo o país).

Setembro de 2015

É impressionante como o tempo passa rápido. Desde a última atualização desta coluna, lá se foram quase dois anos. Nesse período deixei a Inspetoria de Operações Especiais para tornar-me educador lotado no Centro de Formação em Segurança Urbana. Tenho a possibilidade de participar da formação de novos GCMs, assim como do desenvolvimento de um curso específico a todo o efetivo. Retorno à universidade, dessa vez cursando Comunicação Institucional. A questão da necessidade de um diploma para evolução funcional se tornou, de certo modo, indiferente para mim. O lance era estar estudando algo que me completasse.









Entra em vigor o Novo Plano de Carreira e passo a assumir as funções de
Classe Especial GCM/SP. 








8 comentários:

  1. PARABENS GUERRA, BELA HISTÓRIA!
    ESTAS AÇÕES REGISTRADAS PELO SENHOR SÃO EXEMPLO DE DEDICAÇÃO IMPAR A FUNÇÃO POLICIAL QUE O SENHOR EXECULTA COM TANTO AFINCO!
    SIRVO COM O SENHOR NA MESMA UNIDADE E POSSO DIZER COM CONHECIMENTO DE CAUSA QUE QUANDO ME REMETO AOS GRANDES HERÓIS DA SOCIEDADE SAIBA QUE O SENHOR ESTÁ NO PATAMAR DE DESTAQUE!
    Jefferson Amaral Guerra, Distintivo:7519
    17/02/2012

    ResponderExcluir
  2. Muito desta história devo a vocês! Valeu Guerreiro!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ DJOW PARABÉNS P OCORRÊNCIAS,Á TODOS....ORGULHO AZUL....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho a gcm esta sempre em qap espero um dia fazer parte da DEAM

    Laercio motociclista cetsp

    ResponderExcluir
  5. E será bem-vindo, Laércio.
    Valeu pela visita!
    Te espero no DEAM!!!

    ResponderExcluir
  6. Ahh, e não esqueça laércio: sempre que achar necessário, os integrantes da CET poderão apresentar o seu trabalho aqui no blog. Um abraço! Ele é nosso!

    ResponderExcluir
  7. Não vamos esquecer do evento da Praça da Republica que a equipe de motociclistas retiram todos os colegas ali estavam acuados por marreteiros inclusive auxiliamos a retirada da equipe do CHOQUE/GCM, a garra dos homens e mulheres que ali estavam foram motivo de orgulho, muitos de nos foram feridos mais a equipe esteve todos juntos a até o término, “acredito” que a GCM ainda terá muitos momentos de gloria mais este momento vai ficar na historia.

    ResponderExcluir
  8. Forte abraço guerreiro.... É muito bom ter participado desta historia digna e fundamental para a nossa gloriosa corporação.... GCM Gottsfritz.

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.