14 junho 2018

Polêmica | Folha De S.Paulo - Análise criteriosa sobre matéria sem critérios

14/06/18 - Por Dennis Guerra: Muitas pessoas solicitaram a minha opinião sobre a matéria da Folha De S.Paulo em relação a um vídeo envolvendo treinamento de unidade especializada da Guarda Civil Metropolitana.


Acredito que serja perda de tempo discutir um tema já abordado por um jornalista com viés tendencioso, que dependeu de análise duvidosa, sem nenhuma propriedade realmente técnica quanto às especificações do produto e a sua forma de utilização e claramente pautada pelo achismo.



Considero ainda que, em se tratando do mesmo veículo de comunicação que há certo tempo divulgou matéria e esta que colocou em risco muita coisa em jogo - inclusive certas tratativas que buscavam trazer uma valorização aos próprios agentes da GCM - nós não deveríamos nem perder tempo dando-lhes atenção. Mas fica (novamente) uma pergunta: a quem interessa tal polêmica?

"Amadores treinam até dar certo .... profissionais treinam até que seja impossível dar errado (Frase citada por grandes referências na área de segurança do mundo): É para isso que treinamos, é para isso que devemos conhecer totalmente os equipamentos que utilizamos. Entendê-los, estudar os efeitos e dominá-los caso a situação saia do controle. Vivemos um momento onde a imprensa quer ditar regras. Agem como um moderador de juízo do politicamente correto. Acreditam impor as regras do jogo, inclinar opinião pública sob sua ótica e tendência, tentando assim controlar os órgãos de defesa da sociedade. O pior é ter em nossas fileiras contribuintes deste mau agouro, canibalizando sua própria carne, colocando em evidência sua família, e as pessoas que estão ali para que aumente sua sorte em combate. Pobre diabo. Tive inúmeras vezes questionamentos do porque de não liberar imagens das Instruções de cursos ou treinamentos a qual estava à frente. E está aí um dos maiores motivos: a incapacidade de entendimento de poucos que o momento serve para o fortalecimento pessoal e aumento da sua capacidade moral. Pena nem todos entenderem o quanto é importante também estar do outro lado". Por Castro Tango Treze

O problema é que, enquanto muitos se dedicam a buscar conquistas para as guardas municipais como a sanção presidencial do SUSP - mesmo que ainda com veto a determinado artigo, às comissões que tratam de outros objetivos importantes para o segmento, alguns insistem em trazer prejuízos à imagem de todos. Esta matéria foi mais um exemplo claro. De qualquer forma podemos aprender algo com tudo isso:

Senhores (as) instrutores (as) das mais variadas disciplinas, técnicas e procedimentos policiais:
  • Não permitam filmagens e fotos durante as instruções. Deixe isso bem claro com o grupo logo no início das instruções;
  • Qualquer alegação que sugira a intenção de registro para arquivo pessoal deverá ser refutada, pois o risco de compartilhamento e futura análise fora de contexto só tem parâmetros quando utilizamos o caso acima como exemplo;
  • Além disso a preservação do elemento surpresa é fundamental para o sucesso de qualquer ação policial;
  • A observância dos integrantes da equipe de instrução sobre qualquer comportamento e atitude que não condiz com a orientação passada logo no início deverá ser motivo de criteriosa ação para sanar o problema;
  • O registro realizado pelos instrutores para futuras análises internas é primordial para a evolução da metodologia adotada, cabendo única e exclusivamente à equipe tais procedimentos.





0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.