Um Novo Modelo de Segurança Para o Brasil

29/10/17 - Autor: Silva, Oséias Francisco Da: O estado de insegurança coloca o Brasil entre as Nações com os maiores indicadores de violência, principalmente o homicídio. A temática da segurança pública está entre as principais demandas e reclamação da sociedade ao poder público. Veja também: Guarda Civil Metropolitana - Seminário Internacional em Soussex (Inglaterra)

Partindo da compreensão que a criminalidade e a violência são fenômenos sociais de natureza complexa e multicausais, a proposta do livro passa pelo desvelamento das estruturas e culturas subjacentes das polícias brasileiras, destacando suas características, orientação e concepção que determinação entre outras coisas, a atuação das agências da segurança pública. 


Dentro do contexto da discussão sobre uma nova política de segurança, o esforço é de apresentar caminhos por onde deverá se construir um nono modelo de segurança para o Estado Brasileiro, enfatizando o caráter democrático para corresponder aos exigências da democracia, e cidadã para criar as condições de promoção para o exercício da cidadania, e por último, humana porque os objetivos e desafios do novo milênio passa pela construção de uma segurança humana. Por fim, apresentar proposta para enfrentar e superar esses desafios é um entre os objetivos do autor.

Cabe um destaque especial para o capítulo que discorre sobre a vida do policial, suas aflições, crises, dilemas, e as peculiaridades da profissão. Em diversos aspectos o livro nos apresenta elementos bastante originais que serão importantes contribuições nesse nobre projeto de construir um noco segurança para o Brasil. Fonte: Livraria Cultura.



Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Faça o seu comentário com responsabilidade. Muito obrigado!

Por Dennis Guerra