15 janeiro 2017

Policiais no Brasil - Os riscos da profissão (Denúncias falsas)

15/01/17 - Por Dennis Guerra: Os agentes de Segurança Pública estão sujeitos às mais diversas situações em sua profissão - inclusive denúncias falsas. Um exemplo disso foi o ocorrido contra um GCM, após uma orientação de trânsito.

Veja também: Policiais, neófitos ou não, estamos sendo caçados!

No caso, um indivíduo que aparentava um elevado nível de poder aquisitivo, havia estacionado o seu veículo em local proibido e devidamente sinalizado - com o agravante de tê-lo posicionado a 45° Graus, aumentando ainda mais os riscos a si mesmo e aos demais usuários da via.

Ao perceber a irregularidade, o encarregado de equipe determinou ao guarda civil a orientar o condutor a retirar o veículo do local. Acatando a ordem, o GCM aproximou-se e, a uma certa distância, verbalizou ao motorista que, desembarcado de seu veículo, registrava-o em fotografias com o seu aparelho celular. O guarda civil, percebendo que não se fazia atendido, informou que seria efetuada uma autuação de trânsito. Irritado como se o guarda devesse saber com quem estaria falando, o motorista vociferou:

"Eu não tenho medo de multa. Pode multar essa merda. ainda bem que eu votei no Doria, pois assim ele irá 'botar' você para trabalhar".

O guarda civil ouviu a reclamação enquanto o motorista adentrava o veículo e se retirava do local. Enquanto o fato ocorria, inúmeras postagens eram compartilhadas nas redes sociais mostrando a atuação do prefeito João Doria na operação Cidade Segura, na qual a Guarda Civil Metropolitana colaborava com outros órgãos na fiscalização de trânsito. Veja ainda: Direitos Humanos - Para o Policial Brasileiro, todo dia é sexta-feira 13!

A 'denúncia'

Poucas horas depois, o motorista (que já havia circulado a região algumas vezes com a vã intenção de intimidar os guardas) ligou na base da Guarda Civil onde o fato se deu. Indignado, conversou com o encarregado de equipe, e fez a sua 'denúncia':

"O seu guarda, além de mal educado, sacou a arma para mim. Eu quero o nome dele. Eu até aceito pagar a primeira multa, mas as outras* não".

* Em referência à falta de cinto de segurança e uso do aparelho celular durante uma das passagens em frente a base da GCM.

A resposta do encarregado de equipe mostrou o quão qualificado ele está para exercer a sua função. Exemplo da experiência aliada às necessidades que o cargo exige. Postura e respeito pelo o seu subordinado. Ele respondeu:

"Senhor, o meu subordinado seguiu a minha determinação. Mesmo à uma certa distância, ficou claro para mim e para os outros integrantes aqui presentes que ele, em momento algum, sacou o seu armamento - inclusive se mantendo à uma distância segura do senhor. Agora, caso o senhor queira comparecer à esta base durante a semana para formalizar uma reclamação, será bem-vindo. Do caso contrário, ainda oriento o senhor a se dirigir a nossa corregedoria e formalizar a denúncia por lá. E ainda: anote os meus dados, conforme lhe passarei, pois quem está lhe autuando sou eu. O meu subordinado apenas orientou, conforme a minha determinação. Se necessário, após a sua denúncia, ele prestará os devidos esclarecimentos". Por GCM Classe Distinta Nascimento.

Ao fim desta matéria, o importante a frisar é justamente por quantas vezes os agentes de Segurança Pública - no estrito cumprimento do seu dever legal - são vítimas das mais diversas formas de denúncias infundadas - e pior, mascaradas. Esse caso, algo relativamente simples, é corriqueiro entre policiais militares, policiais civis, guardas municipais... enfim. E mais: Reuniões - Comando Integrado das Polícias - SP / Comando Geral GCM/SP

Agora, o que nos resta é acompanhar o caso e, como cantaria Renato Russo em uma das melhores músicas da Legião Urbana: "... e nossa história não está pelo avesso assim, sem final feliz / Teremos coisas bonitas para contar / Hum humm e até lá, vamos viver / Temos muito ainda por fazer / Não olhe para trás / apenas começamos..." Fonte: Metal Contra As Nuvens.

O vídeo abaixo não tem relação direta com o texto acima. O seu objetivo é único e exclusivamente mostrar o comportamento de alguns condutores nas vias brasileiras. Fonte: OCDGN. E ainda: Mata-leão


Assista pelo seu smartphone






Compartilhe pelo seu Whatsapp e colabore conosco (Clique AQUI)
image

O Cão De Guarda Notícias

Autor e Editor

Dennis Guerra Contato Whatsapp 11 95580-1702

3 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

  1. Temos que mudar o sistema das leis e as apurações dos fatos .Hj as leis não são severas pela atual situação onde houve inversão dos valores !!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu caro PROFESSOR!
    em relação a esta excelente matéria, vou aqui novamente afirmar o que tenho procurado disseminar
    junto a TROPA.
    leia policial, temos um vasto material sobre nossa profissão em livros, vídeo aulas sobre o tema.


    Se posicione com firmeza e amparo nas legislações sobre nossas ações,com todo respeito as outras profissões, você não um garçon ou balconista de padaria, que irá atender os cidadãos conforme o seu humor.
    O senhor é um agente de segurança, POLICIAL DA GCM EXECUTANDO SUAS FUNÇÕES DENTRO DO ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL.
    1.CL FAVELA

    ResponderExcluir
  3. Realmente o que falta é a falta de cidadania em nossa cultura é parar de querer levar vantagem em tudo e de querer cobrar as coisas que ela mesmo nao cumpre o ponto x da questão é a total falta de cidadania.

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

biz.