21 janeiro 2017

Na contra-mão da história, prefeito e vereadores de Criciúma (SC) extinguem a Guarda Municipal (Atualizado)

Postagem original 17/01/17. Atualizada em 21/01/17 com a divulgação do mandado de segurança contra a prefeitura de Criciúma.

21/01/17 - Por Dennis Guerra: Diferentemente de São Paulo, Rio de Janeiro, Cabreúva e Belo Horizonte, Criciúma dá um gigantesco passo atrás na história. Mas agora com uma nova etapa, a ação judicial movida pelo Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Santa Catarina - Sindguardas-SC contra o prefeito de Criciúma. Para saber mais clique AQUI.

Veja também: Doria anuncia parcerias para reforma dos banheiros no Parque Ibirapuera

Na contra-mão da história, prefeito e vereadores de Criciúma (SC) extinguem a Guarda Municipal

"... Em sessão extraordinária para votar um pacote com 21 projetos de lei propostos pelo prefeito Clésio Salvaro (PSDB), a Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou por 13 votos a 4 a extinção da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), que inclui também a exclusão da Guarda Municipal. Veja ainda: Prefeito João Dória agradece a atitude de GCMs contra pichadores: "... corretos, honestos e bons policiais..."

Sob protestos e com o auditório do plenário lotado, esse foi o único projeto discutido pelos vereadores, que se manifestaram na tributa sob aplausos e vaias dos servidores. Todas as demais medidas do pacote foram aprovadas pelo Legislativo...". Encaminhado por Daniel Almeida. Fonte: DC.


E no ABC (SP) ainda temos mais retrocesso: Consórcio estuda fechar centro regional de formação de GCM

Na cidade de São Paulo, o Prefeito João Doria vem a público elogiar ação de guardas civis no enfrentamento ao vandalismo

“Muito obrigado pelo apoio, obrigado pela atitude, por serem corretos, honestos e bons policiais. Vocês honram a corporação de vocês e, mais do que tudo, honram a nossa cidade”, afirmou o prefeito. Saiba mais em clicando AQUI. Fonte: Guarda Civil Metropolitana - São Paulo / Facebook.


Guarda Municipal do Rio de Janeiro faz operação nas praias cariocas

"... Ação na orla conta com 220 guardas e um trabalho integrado com a Polícia Militar. A função da GM é impedir as tentativas de roubos, apreensão de pipas com cerol e distribuição de pulseiras às famílias na prevenção do desaparecimento de crianças. O trabalho já dá bons sinais, nesta semana a Guarda Municipal evitou o início de um arrastão na Praia de Ipanema...". Fonte: R7. E mais: No Nordeste, Policiais 'cabra-macho da peste'!

Prefeito Henrique Martin solta o verbo: "... guarda sendo preso, isso é um absurdo..."

"... Após contato com um integrante da Guarda Municipal de Cabreúva, foi relatado que o delegado sequer ouviu a versão dos guardas. O melhor teria sido a atitude do Prefeito Henrique Martin, que defendeu a ação dos guardas municipais em favor da população...". Fonte: OCDGN. E ainda: São Paulo Cidade Segura - CET, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Detran

Guardas municipais de BH começam a viajar em ônibus esta noite para reduzir violência

"... Efetivo irá policiar, em princípio, coletivos que circulam na Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo. Guardas municipais de Belo Horizonte começam a viajar nos ônibus de Belo Horizonte, a partir das 19h de hoje, como estratégia para coibir a ação de bandidos especializados em roubar passageiros, motoristas e cobradores. A Operação Viagem Segura começará, inicialmente, nos coletivos que circulam nas duas avenidas onde ocorreram a maioria dos furtos e roubos entre janeiro de 2015 e junho de 2016: Antônio Carlos (358 registros) e Nossa Senhora do Carmo (225). Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp)...". Fonte: Em.com. Assista aos vídeos abaixo:

Operação Viagem Segura - GCM BH


Assista pelo seu smartphone:





Assista pelo seu smartphone:


Conclusão

A bem da verdade, senhor prefeito prefeito Clésio Salvaro e vereadores que votaram a favor pela extinção da Guarda Municipal de Criciúma, podemos chegar a duas conclusões bem objetivas sobre tal medida:

- Falta de competência e;
- Desrespeito a população de Criciúma.

Nesse caso, o que resta são as medidas judiciais adotadas pelo Sindicato das Guardas Municipais de Santa Catarina. Por enquanto, o que nos resta é mostrar o nosso inteiro desapontamento contra a Prefeitura e Câmara Municipal de Criciúma. E ainda: Veja o que as guardas municipais podem fazer por sua segurança conhecendo a Categoria Você Repórter clicando AQUI

"Infelizmente existem poucos estudiosos sobre Guardas Municipais. Não temos uma referência dentro dos quadros e poucos se dispõe a escrever sobre o tema. Existe uma dificuldade de nossos gestores de se posicionar dentro de um sistema de justiça criminal e de políticas públicas municipais. Nós não temos uma instituição como referência, que já foi de São Paulo, em uma longínqua época. E para finalizar, os diversos Centros de formação tem posicionamentos diferentes, as vezes reflexo das diferentes ações prioritárias exercidas pelas corporações que, as vezes, por serem apenas difusoras do conhecimento já existente apenas, ou só por falta de interesse mesmo. E aí existe uma dúvida, enquanto órgão de formação das Guardas, por força da Lei 13.022 não devem ser dirigidas por pessoal do próprio quadros"? Por José C. Freire.


Compartilhe pelo seu Whatsapp e colabore conosco (Clique AQUI)
image

O Cão De Guarda Notícias

Autor e Editor

Dennis Guerra Contato Whatsapp 11 95580-1702

1 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

  1. Resumindo em poucas palavras,ate onde eu sei,
    quem não é a favor dá segurança pública (PM,GM,PC,PF etc...) É bandido .

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

biz.