15 janeiro 2017

Guarda Civil Metropolitana e o 'Uniforme de Verão'

15/01/17 - Por Dennis Guerra: Após verificar em um dos comentários no Facebook uma observação sobre a necessidade o que é convenientemente chamado 'Uniforme de Verão' pelo efetivo, uma pergunta foi encaminhada ao Secretário SMSU, José Roberto


Coincidentemente, no mesmo período, o Singuardas-SP, em reunião com o Comandante Geral GCM, Inspetor Adelson, tratava do mesmo tema:

"... Autorização da dispensa do uso da camisa durante o verão - O Comandante Adelson adiantou que já tomou conhecimento da demanda solicitada pelo Singuardas-SP no ano passado, sua equipe já elaborou uma ordem de serviço e a minuta está em poder do Chefe de Gabinete da SMSU, aguardando parecer...". Fonte: Singuardas-SP.

Uma dúvida frequente dos guardas civis nesse caso seria a dispensa da camisa, utilizando-se apenas a camiseta branca - que faz parte do atual plano de uniformes - ou a adoção de uma camiseta azul, que traria mais equilíbrio à silhueta do agente, considerando a predominância da cor azul marinho do uniforme convencional.

Dentro disso, colegas - ao saberem que a matéria estava prestes a ser publicada - encaminharam uma foto como exemplo do que acreditariam ser o mais apropriado. Na foto ao lado, um guarda civil utiliza uma camiseta azul marinho.


Emergencialmente, muitos consideram que a liberação da camisa e utilização apenas de camiseta branca seja um avanço, devido às altas temperaturas enfrentadas guardas civis no dia a dia de serviço, com marcadores mostrando, em média, 30° Graus e sensação térmica próxima aos 40°. E mais: Enquanto o Prefeito João Doria participa da Operação Cidade Linda, guardas civis prendem em flagrante pichadores na região central de São Paulo

Mas, seguindo a lógica de que a camiseta azul - que já faz parte do atual plano de uniformes de alguns grupamentos especializados, bastando apenas estender o uso para todos - demandaria também um estudo por parte da SMSU, além do próprio Comando Geral GCM/SP - devido, principalmente ao impacto financeiro - a pergunta abaixo foi encaminhada ao Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto, que prontamente a respondeu:

Pergunta OCDGN - Considerando as altas temperaturas enfrentadas pelos guardas civis em seu dia de trabalho e, utilizando como exemplo a própria Polícia Militar que já faz uso de tais diretrizes, existe algum estudo sobre a adoção de Uniforme de Verão para os integrantes da Guarda Civil Metropolitana?

Resposta via Facebook - José Roberto, Secretário SMSU "Quanto ao uniforme, o Prefeito João Doria me determinou para fazer um estudo sobre esse tema, abordando todos estes aspectos".

Reunião da AAPOL com o Secretário de Segurança Urbana de São Paulo

Encaminhado por Eliaser Roldella - Presidente AAPOL: Na tarde do dia 12/01/2017 a AAPOL se reuniu com o Secretário de Segurança Urbana Exmo. Senhor José Roberto e contou a presença do Presidente da Coordenadora do Departamento Jurídico Doutora Samara, e dos Diretores Doutores Adilson e Alexandre.
A pauta foi:


  • 1- Apoio a Gestão incondicionalmente enquanto apoiarem os GCMs;
  • 2- Contratação de novos GCMs e chamar os do concurso;
  • 3- Revogação da PORTARIA 038/2016;
  • 4- Observação da antiguidade que a LEI 16.239/14 desprezou em partes sugerimos a ele que seja proposto projeto de lei ao Governo Municipal para que encaminhe a Câmara Municipal e voltemos a ter como base nas promoções ANTIGUIDADE e MERECIMENTO;
  • 5- Reforma do RD - Lei 13.530/03 com o retorno do efeito suspensivos aos recursos:
  • 6- Volta do Boletim Interno Reservado;
  • 7- Respeito a AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO EM TODA GCM, especialmente na Corregedoria/GCM;
  • 8- Proposta de "Cartão Uniforme" com alfaiatarias credenciadas onde o GCM pudesse fazer o uniforme que sirva nele respeitando sua anatomia - com feitio oficial, cor de pano e textura padrão de qualidade que possa durar a fim de que todos possam ter seu uniforme sempre em condições de boa apresentação sem necessidade de dispor de compra com as suas expensas;
  • 9- Cientificamos o Exmo Secretário sobre os crimes de Abuso de Autoridade e Prevaricação que integrantes de comissões na Corregedoria/GCM estão respondendo e permanecem imunes sem nenhuma apuração administrativa, sugerindo suas substituições para apuração;
  • 10- Falou-se também da Ação Popular que corre em desfavor de Autoridades Administrativas sem apuração na Corregedoria/GCM;
  • 12- Solicitamos que seja analisada as causas dos afastamentos e não somente dos efeitos que ele produz, pensamos que banindo a injustiça e perseguição a integrantes da GCM é uma das formas de se conter os afastamentos... Saiba mais clicando AQUI. Fonte: AAPOL - Facebook.





0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.