01 janeiro 2017

Em frente ao mar: Um brinde às pessoas com novas ideias - Por De Castro

01/01/17 - Por De Castro: E no final de tudo, todos preferem ir ao mar, seja para brindar o final de ano, ou qualquer ocasião especial. Existem até mesmo aqueles que se casam de frente ao mar, talvez como uma analogia à infinitude que ele representa. Veja também: Se aqui 'não tem lugar para super-heróis', com certeza tem muito menos lugar para covardes!

Eu me senti da mesma forma quando fui convidado, ainda em 2015, para fazer parte dos quadros do Centro de Formação em Segurança Urbana, com o propósito de contribuir para tanto na formação dos novos GCMs quanto na atualização de técnicas aos mais antigos. Veja ainda: Campanha Muratori - Participe, doando e compartilhando!

Nesse período ocorreram confrontos das mais diversas formas. E, principalmente daqueles que foram buscar novos desafios - em outras Forças de Segurança - o discurso de despedida era exatamente o mesmo, fazendo um comparativo entre o que lhes foi passado e o que encontravam lá fora. E mais: Comando Geral - Fim de uma Era (Feedback)


E diante deste mar imenso de possibilidades, a equipe encontrou a a possibilidade de estender a todos uma forma de treinamento ainda mais eficaz. E assim foi desenvolvido o Curso de Técnicas Operacionais e Primeira Resposta - CTOPR, baseado no conceito Conhecimentos, Habilidades e Atitude, ao qual tinha o desafio ainda maior com o efetivo mais antigo, mostrando um leque ainda maior de possibilidades/técnicas.


Assista pelo seu smartphone


O resultado foi impressionante. Porém, para a surpresa de muitos, o curso foi suspenso pela coordenação do CFSU em pleno auge, substituído por cursos de vinte horas. A equipe que desenvolveu o curso não mais existe. Infelizmente, tal fato ocorreu enquanto os resultados já poderiam ser vistos até mesmo em outras instruções correlacionadas.

Em frente ao mar de possibilidades, imperou muito mais o autoritarismo do que a preocupação com o efetivo. Mas a todos que contribuíram, deixo apenas uma frase para que seja exemplo da antiga e da nova gestão:

"Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez". Por William Shakespeare.

Contribua para os seus pares. Um deles pode salvar sua vida. Não utilize o treinamento como viés político, mas sim com o único propósito de fazer com que os profissionais voltem para casa, para seus filhos e sejam felizes. Um brinde às pessoas com novas idéias!





0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.