2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

26 janeiro 2017

5 - O Cão De Guarda Notícias: Atropelado por um caminhão

Quando um jornalista tenta entender a diferença entre uma coisa e outra, e parece não ficar satisfeito.

26/01/17 - Por Dennis Guerra: Sobre fatos curiosos e frases soltas ocorridos nesses seis anos de atuação por meio do O Cão De Guarda Notícias. Não, você não verá aqui nenhuma revelação bombástica.

Veja também: 4 - O Cão De Guarda Notícias: ... Ligações inquietantes II

Atropelado por um caminhão

Quando eu era um adolescente, assim como qualquer outro, cometi as minhas molecagens. Certa vez, ainda cursando o primeiro grau, alguns amigos me chamaram para uma pichação. Fui. Dias depois fui atropelado por um caminhão de placas Minha Mãe e depois de recuperado do acidente, fui obrigado a comparecer na casa, me desculpar com o proprietário e tentar minimizar o dano ao imóvel. Sempre que eu passo em frente à essa casa, lembro-me do que vale a educação recebida pela família.

Anos depois tive a oportunidade de participar de um grafite. E era grafite por toda a técnica utilizada e a autorização do proprietário da residência, que era um dos artistas. Veja ainda: Doria trava luta contra pichadores. Na Sul, GCMs localizam um cadáver

O OCDGN De vez em quando um jornalista ou outro entra em contato para buscar algumas informações, às quais eu oriento buscarem no próprio OCDGN.

Em um caso assim, a ligação de um jornalista foi bem invasiva. Ele gostaria de saber se existe alguma ordem para que os guardas municipais deem prioridade em ocorrências envolvendo pichações. Logicamente que não me compete passar esse tipo de informação mas, curioso, lhe questionei o porquê de tal interesse, e ele destacou o grande número de ocorrências desse tipo nos últimos dias. Basicamente, lhe respondi:

"Esse tipo de ocorrência sempre foi, ainda é e sempre será comum - tanto aos guardas municipais e até mesmo a Polícia Militar. Elas são tão comuns que nem mesmo os próprios GCMs se preocupam em compartilhar pelo OCDGN, pois são consideradas ocorrências de menor vulto. A única diferença agora é que vocês (jornalistas) se interessaram pelo tema, por causa de toda a polêmica gerada na atual gestão". E mais: 1 - O Cão De Guarda Notícias: Pagando pela própria língua!

E que me perdoe Oswaldo Montenegro ao citar nesse caso a sua canção Metade "... e que a Arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba / e que ninguém a tente complicar, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer...". Pichação não é arte - nem simples e muito menos complicada! Após isso, ele perguntou como se diferencia pichação de grafite. Apresentei a minha resposta:

"Basicamente, o picho não tem nenhum tipo de autorização para ser feito e, por mais que você considere que a arte poderia, de alguma forma estar ali presente, a visão é de algo sujo e sem beleza. O grafite traz em si o mínimo de um conceito artístico e requer autorização - do proprietário ou do poder público, conforme o caso - para a sua produção/exposição"Percebendo que a dúvida persistia, afirmei:


"Pense na sua casa. Na sua residência. Se alguém aparecer lá e fizer qualquer tipo de rabisco, você considerará pichação. E ainda, mesmo que seja um grafite e você não tenha autorizado, ainda assim você considerará pichação. Se você gostou, a autorização passa a ser tácita, e ali a arte permanece"Por fim, ele perguntou se isso era ministrado durante o curso de curso de formação.

"Não. Eu aprendi isso após ter sido atropelado por um caminhão"Acredito que a resposta não tenha ficado muito clara para ele. Na verdade, ele nunca mais me ligou novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.