05 dezembro 2016

Mata-leão

05/12/16 - Por Dennis Guerra: Hoje quero compartilhar com você, colega de profissão, não o desfecho de uma ocorrência, e sim os meios utilizados para a sua condução. Ao ser informado que seria conduzido à delegacia após impedir ação legal, um indivíduo de aproximadamente 1,95 m de altura e cerca de 140 Kg (alcoolizado) surtou e partiu para agredir a equipe.



Enquanto colegas tentavam o imobilizar frontalmente, eu me postei às suas costas e utilizei da técnica de defesa pessoal policial chamada 'Imobilização pelo Alto da Torre' também conhecida por 'Mata-leão'. (Imagem ilustrativa da técnica. Fonte: Google).

Ao levar ao solo, as equipes preservaram a segurança impedindo ataques de possíveis agressores enquanto o indivíduo era algemado. Novamente, ao ser levado a viatura, ele tentou resistir e novamente a técnica foi empregada, sendo necessário manter a sua imobilização até a chegada na delegacia. Lá foi indiciado por Resistência e Lesão Corporal e ainda, a sua própria testemunha que lá compareceu declarou ao delegado que em momento algum as equipes utilizaram força desnecessária contra o conduzido. Veja ainda: E por que a sua opinião é muito importante para as nossas pesquisas? Para evitar que nós 'troquemos os pés pelas mãos'!

Além disso, foi arrolada na ocorrência por ter feito filmagens das equipes com o intuito de intimidar, após essa informação ter sido repassada ao delegado. Importante frisar que a própria filmagem demonstrou que as equipes em momento algum desrespeitaram a incolumidade física do indivíduo durante a imobilização. O indiciado, que já tinha passagem por Tráfico de Entorpecentes, ficou à disposição da Justiça.

Durante a apresentação, um colega comentou a importância de treinamentos em artes marciais para situações como essa, ao que eu respondi que, se o que nos é ensinado no CFSU for levado a sério, não precisamos de mais nada. Dito isso, quero compartilhar com você o meu eterno agradecimento aos instrutores do Centro de Formação em Segurança Urbana, desde a primeira vez que lá pisei - com ênfase nas instruções de Defesa Pessoal. E também aos colegas da Inspetoria de Operações Especiais - IOPE, que sempre estimularam o treinamento constante, mesmo com todas as adversidades. E um abraço especial ao GCM Jackson de Quadros, por ser um dos que mais incentivaram sobre o compromisso 'você com você mesmo'. E aos colegas envolvidos nessa ocorrência - vocês são os melhores!


Compartilhe pelo seu Whatsapp e colabore conosco (Clique AQUI)
image

O Cão De Guarda Notícias

Autor e Editor

Dennis Guerra Contato Whatsapp 11 95580-1702

2 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

  1. Parabéns! muito bom... Força e Honra sempre!

    ResponderExcluir
  2. Dever para com os meus de me importar sempre ,o ser humano em primeiro lugar força honra caráter e cabeça erguida sempre.

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

biz.