2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

17 novembro 2016

Socorrer o Policial ou Traficante? Cada sociedade colhe os frutos das suas escolhas - Por Capitão Augusto

17/11/16 - Por Capitão Augusto: Nesta manhã, durante o programa “Encontro” da apresentadora Fátima Bernardes, houve um quadro em que os participantes deveriam escolher entre socorrer um policial ferido levemente ou um traficante em estado grave. Quem você escolheria? Veja também: Polícia no Brasil é 'um corpo caído no chão frio, ao lado do sangue quente'

Pois bem. Dos 08 convidados que responderem esta questão, 07  escolheram socorrer o traficante e apenas 01 optou por auxiliar o policial. Mas que conclusões podemos tirar deste ignóbil resultado?  

Primeiro, é importante destacar que a Rede Globo, seguindo sua cartilha de contra valores e de ataque aos policiais militares, subliminarmente conduziu os participantes a responderem que socorreriam o traficante afirmando que este estava gravemente ferido e que o policial apresentava ferimentos leves. Afinal, esse era o resultado que a Rede Globo desejava obter.

Mas, a despeito do ardil utilizado por aquela odiosa Rede de Televisão, o resultado revela algo ainda mais grave: o desmoronamento moral e a completa inversão de valores da sociedade brasileira contemporânea, especialmente a carioca.

"Olha aí Rede Globo, veja o que a população acha de quem "socorre" o traficante....esse lixo de repórter Caco Barcelos com certeza optaria também pelo traficante, e advinha quem salvou ele"? Por Capitão Augusto


Assista pelo seu smartphone



A decisão entre socorrer o policial ou traficante é, em última análise,  a escolha entre o bem e o mal. O policial militar saí todos os dias da sua casa sem saber se voltará para o seio da sua família, oferecendo sua vida para proteger aqueles que nem mesmo conhece. Enquanto isto, o traficante destrói famílias e, sem qualquer respeito pelos direitos humanos, assassina nossos filhos e filhas. Decidir entre o policial e o traficante é, portanto, decidir entre a vida e a morte, entre a ordem e a barbárie.

---------------------------------------------------

Boa noite, Fátima Bernardes e equipe! Inspetor Elvis de Jesus, cidade de São José dos Campos SP, (Um dos Estados mais seguros da federação brasileira, 9,5 homicídios por 100.000 habitantes). Sabe qual o segredo dessa segurança? Nós temos uma cultura de fazer as coisas da maneira certa, nossos policiais são valorizados pela mídia e pela nossa população paulista, que nela encontra afeto e apoio, raras excessões são encontradas, e de pronto retratadas. Em nosso Estado, bandido é preso, (Somos o Estado da federação brasileira que mais encarcera marginais). Seu programa precisa ser re orientado quanto a enquetes do tipo feita hoje pela manhã, faltou o chamamento ético na pauta, seu Diretor cometeu grave deslize ao incentivar a preservação da vida de traficantes em detrimento da vida de policiais. Ainda me recordo do jovem Policial Militar, imberbe, um garoto de apenas 22 anos, cheio de vida e esperanças, foi arrastado e linchado por dois animais: Um cavalo e um soldadinho do tráfico de drogas, você tem ideia ou sabe por quem ele  foi sacrificado? Por você, pelos seus filhos, pelo Diretores do seu programa, pela sua platéia de estúdio, enfim pela sociedade fluminense, deu o melhor de si, a própria vida. E com apenas 22 anos de idade,  creio que ele era um pouquinho mais velho que seus trigêmeos, criados em segurança e protegido por policiais. Segundo a ONU o  Brasil possui a maior concentração de imbecis por metro quadrado, e sua "enquete" de hoje comprova essa triste assertiva da ONU. Faça uma retratação pública, diga que tal "pesquisa" foi desnecessária e que igualmente 97% da população está do lado do bem. Elvis de Jesus / Inspetor Regional de Guarda Civil Municipal / Jornalista MTB 0077.934/SP. Fonte: Whatsapp

---------------------------------------------------

Mas, ainda assim, a nossa sociedade -  representada por aquelas 08 pessoas - escolheu socorrer o traficante e abandonar o policial à sua própria sorte, ou seja, socorrer quem a agride e abandonar quem a protege.

Talvez seja melhor acreditar – e é assim que penso – que aquelas 07 pessoas que escolheram socorrer o traficante não representam legitimamente a vontade do povo brasileiro. Ou então seja melhor acreditar que não foram capazes de perceber que estavam sendo sorrateiramente induzidas pela Rede Globo a responderem que socorreriam o traficante. Ou, quem sabe, são pessoas ardilosamente selecionadas pela Rede Globo justamente porque seus perfis indicavam que responderiam como responderam.

Imagem: Comentário sobre o caso no Facebook. Escolhido não pela relevância, e sim pela perplexidade que causa.

De todo modo, vale uma observação importante: países de primeiro mundo e com democracias consolidadas valorizam seus policiais, pois sabem que são eles quem os protegem dos traficantes e de outros criminosos que não respeitam a vida e os direitos alheios.

Cada sociedade faz suas escolhas e colhe os seus frutos. E você, quem socorreria? O policial ou o traficante? Lembre-se: os frutos da sua decisão serão colhidos por você e por seus filhos!


5 comentários:

  1. Foi muita coragem (ou maldade) da Globo, levantar esse assunto, induzindo ao resultado. Profissionalismo do mal ou amadorismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osvaldo, muito obrigado por sua participação. Sugiro a leitura de "Planos de Comunicação e Estudo de Caso - Salvar o policial ou o traficante?", neste mesmo blog e, se possível, a sua observação sobre o tema. Valeu!!!

      Excluir
  2. A escolha óbvia é o do mais ferido. A discussão era sobre ética médica e não sobre nem ou mal. Independente de quem fosse, o mais ferido seria o primeiro a ser tratado, é simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilma, perfeito! A questão pode ser percebida de inúmeras formas, dependendo da bagagem individual - nunca fugiremos disso. E você tem razão quando a questão ética. E sugiro a leitura de "Planos de Comunicação e Estudo de Caso - Salvar o policial ou o traficante?", neste mesmo blog e, se possível, a sua observação sobre o tema. Obrigado!!!

      Excluir
  3. Eu já fui viciado em drogas ao extremo.. Uma parte de minha vida vivi como mendigo...tive envolvimento com traficante...Conheço esse mundo...Más com muita dificuldade e muita vontade de mudar consegui sair deste mundo imundo.. Traficante de drogas é a raiz de todo o mal...
    Traficante destrói a sociedade , poderia passar horas falando o quanto o tráfico é prejudicial...que destrói vidas .. que é combustível para um mundo violento..
    O mínimo que um traficante deveria era que quando fosse pego em reincidência ser punido com uma perpétua ou a morte.. Se isto fosse feito muitas vidas seriam salvas.. Vivemos em uma sociedade acovardada, sem valores, que faz péssimas escolhas..com governantes corruptos do Oiapoque ao Chuí.
    Na verdade o ser humano é péssimo em fazer escolhas..
    PILATOS QUANDO PERGUNTOU A POPULAÇÃO : - BARRABÁS OU JESUS? O POVO ESCOLHEU BARRABÁS QUE FOI ABSSOLVIDO INJUSTAMENTE...BARRABAS VIVEU PARA SÍ MESMO...JESUS VIVEU PELOS OUTROS..BARRABAS VIVEU POR ALGUM TEMPO..JESUS VIVE ATÉ HOJE...BARRABAS LOGO SAIU DE CENA...JESUS CASOU O IMPÁCTO MAIS PROFUNDO DA HISTÓRIA...


    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.