09 outubro 2016

Secretaria de Segurança Urbana - Cai ou não cai?

09/10/16 - Por Dennis Guerra: Em matéria deste final de semana, a Folha De S.Paulo destaca alguns posicionamentos da futura Gestão João Doria / PSDB à frente da Prefeitura de São Paulo. Uma dúvida recorrente trata da possibilidade da Secretaria Municipal de Segurança Urbana - SMSU - entrar no rol de secretarias cortadas ou rearranjadas dentro de outras, conforme a matéria da Folha bem ilustra.

Veja também: Solicitação de Entrevista com o futuro Prefeito João Doria

"... Prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista à Folha. O prefeito eleito, João Doria (PSDB), estuda rearranjar secretarias voltadas à própria administração para tentar reduzir o número de pastas de 27 para cerca de 20, conforme prometeu durante a campanha eleitoral. Os alvos são estruturas como Relações Governamentais, Relações Internacionais, Comunicação, Governo e Gestão. Essas poderão ser fundidas, incorporadas ou extintas na gestão do tucano. A pasta de Licenciamento, por exemplo, poderá ser apropriada pela secretaria de digitalização de serviços públicos que Doria criará, conforme a Folha antecipou..." Fonte: Folha De S.Paulo.

Como vemos, até o momento nada foi comentado em relação a Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Mas um artigo publicado na página da Abraguardas - que traz uma análise um tanto sombria, e que não deve ser desconsiderada, principalmente quando redigida pelos que buscam nos representar - trata não apenas dessa situação envolvendo a pasta, assim como outras. Veja ainda: A Prefeitura de 'cara nova' e os guardas civis com o 'velho estigma'

"... Alias com a reforma proposta por João Doria, certamente perderemos mais uma vez a nossa Secretaria de Segurança Urbana, que será integrada a uma outra Secretaria na condição de Coordenadoria, isso já ocorreu na gestão do então prefeito José Serra o famoso apelidado Munn Rá em alusão a múmia do vilão do desenho da década de 80 os Thundercats..." Fonte: Abraguardas.

Dentre outras, destaco:

"... Certamente, creio que não podemos esperar mais deste empresário, e temos que nos preparar para uma gestão de lutas e de muitas medidas judiciais, para conter esta figura sombria que é o Senhor João Doria, como nosso comandante mor. Por mais este fato é que necessitamos de união e de inteligência para fazer frente a uma gestão que a priori, não indica que seremos sequer vistos. Quanto ao Comando da GCM, pouco importa, pois estes historicamente sempre foram subservientes  aos mandos dos Secretários da Secretaria..." Fonte: Abraguardas.

Eu ainda analiso esse panorama de forma um pouco menos tensa, até mesmo o porquê eu não sou especialista, tampouco representante de classe. Mas as sutilezas entre um período e outro dizem muito a respeito do momento em quê vivemos - será que antes mesmo da futura gestão se iniciar, já partirão para tais discursos nas redes sociais ou aquela metodologia de eterna negociação já não se mostra tão eficaz? Bem, no meu ponto de vista, só o tempo dirá.


Assista pelo seu smartphone



0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.