03 agosto 2016

Donato comete 'fura-bumbice' ao se referir a capacidade da Guarda Civil Metropolitana em fazer o policiamento da Câmara Municipal

03/08/16 - Por Dennis Guerra: Como já noticiado, vinte e cinco PMs foram remanejados para reforçar segurança na cidade. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quarta-feira que a segurança da Câmara de São Paulo é uma atribuição da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e não da Polícia Militar.

Veja também: Super-heróis de verdade - Quem são os verdadeiros merecedores de nossas homenagens?

Em julho, Alckmin extinguiu por decreto a assessoria militar do Legislativo paulistano ao remanejar 25 policiais que atuavam na Câmara Municipal. A decisão tem sido alvo de crítica de vereadores. Alckmin afirma que a presença da PM deve ocorrer naturalmente em órgão estaduais, como a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. "Agora, a Câmara, você tem a Guarda Civil, é uma das atribuições da Guarda é zelar pelo patrimônio público", disse. Para saber mais clique AQUI. Fonte: G1

"... Não dá para a Guarda Civil Metropolitana fazer a segurança dos vereadores. Ela está aqui por causa da instituição e nós temos aqui muitos movimentos de massa..." afirmou o Presidente da Câmara Antônio Donato, do PT, após defender a presença dos militares na Câmara Municipal.

Mas, para quem tem boa memória - e não gosta de cometer 'fura-bumbices' - a Guarda Civil atuou de forma exemplar nas manifestações de 2013, ao defender os parlamentares da Câmara Municipal durante as manifestações daquele ano. E não apenas em casos como esses:

Em 2014, um policial militar - em sua motocicleta - percebeu que estava sendo acompanhado por dois criminosos, também como moto. O PM adentrou o estacionamento da Câmara para despistar os meliantes e, O GCM que se encontrava em serviço pelo local, percebendo a ação criminosa, deu Voz de Prisão, que foi respondida com tiros. Respondendo a injusta agressão, alvejou um dos criminosos, que foi socorrido em estado grave. Saiba mais clicando AQUI. Fonte: OCDGN.

Tempos depois, o GCM Cleber foi parabenizado pelo Vereador Conte Lopes pelo ato de bravura. Fonte: OCDGN. E, além disso, ele também foi homenageado com a Medalha Cruz de Bravura indicado pelo Ari Friedenbach.


Agora, se os policiais militares devem ou não prestarem serviços na
Câmara Municipal... aí já é outra estória.
Nota do Editor OCDGN: O termo 'fura-bumbo' tem origem nas
fileiras militares, sendo parte do vocabulário policial, e faz
referência ao soldado que comete um erro/gafe/vacilo.


0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.