2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

02 maio 2016

'Geração do diploma' lota faculdades, mas decepciona empresários

02/05/16 - Por Dennis Guerra: Apesar da matéria abaixo ser de 2013, muito provavelmente ainda seja ponto de intensa discussão. Coincidentemente no mesmo ano, no meu caso, protelei em retirar o meu diploma em determinado curso de nível superior - tecnólogo. Naquele momento, apesar da satisfação em tê-lo finalizado, eu sentia uma certa repulsa em apenas 'aparecer' na instituição ao qual havia estudado por dois anos. Veja também: Visita ao Secretário Benedito Mariano - Pauta: Aposentadoria e Promoção Vertical a Classe Distinta

Apesar de ter sido o meu 'primeiro curso universitário', o resultado da escolha por tal instituição de ensino e, consequentemente o seu curso, não foi a melhor das opções à época. Mas, logicamente, você só percebe isso algum tempo depois.

Atualmente eu já me questionava das políticas governamentais de permitir à maioria da população brasileira acesso ao ensino superior como uma de suas grandes conquistas.  E, dentro disso, eu me perguntava se a qualidade nesse mesmo processo seria também uma de suas frases de vitória. Ao mesmo tempo, eu me via como um raro exemplar do inverso, ou seja, a minha esperança é que o fato de negligenciar um curso por sua qualidade tenha ocorrido com poucos. Ao ler o texto abaixo percebi - infelizmente - que é mais comum do que eu imaginava. Veja ainda: GCM/SP - Função de Encarregado de viatura - Dúvidas sobre o atual Plano de Carreira

Mas cantemos vitória pelas carreiras que pregam o ensino superior como peça chave para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento. Pelo que vemos no artigo da BBC Brasil, realmente estamos no caminho certo!


Uma frase que me chamou a atenção no texto é "... Do outro lado, também há críticas ao que alguns vêem como um excesso de valorização do ensino superior em detrimento das carreiras de nível técnico". Entendo o nível técnico como o saber fazer. É aquele profissional que, em certas áreas, possui a experiência necessária para certas funções diárias. E mais: Chefetes e o comportamento patológico

Talvez aqui possamos entender como o antigo que mereceria mais atenção - e considerando os mais diversos cursos à sua disposição e currículo. Mas isso é apenas uma suposição, afinal eu não sou técnico no assunto.

Hoje faço outro curso, também tecnólogo. E a atual instituição é motivo de todo o meu respeito.  E, quando considero a atual carreira, ela é o que menos me preocupa em relação à escolha do curso. Acredito que estou em um processo de superar essas vãs expectativas.

Certa vez ouvi de um familiar "Você nunca sofreu punições, faltas e qualquer outra coisa que lhe desmerecesse na carreira. Vai arriscar agora"? Eu respondi: "Justamente, do que me valeu tudo isso, a não ser para desencargo de consciência"?

'Geração do diploma' lota faculdades, mas decepciona empresários

Texto encaminhado por Antônio Mesa - Ruth Costas - Da BBC Brasil em São Paulo: Nunca tantos brasileiros chegaram às salas de aula das universidades, fizeram pós-graduação ou MBAs. Mas, ao mesmo tempo, não só as empresas reclamam da oferta e qualidade da mão-de-obra no país como os índices de produtividade do trabalhador custam a aumentar.

Na última década, o número de matrículas no ensino superior no Brasil dobrou, embora ainda fique bem aquém dos níveis dos países desenvolvidos e alguns emergentes. Só entre 2011 e 2012, por exemplo, 867 mil brasileiros receberam um diploma, segundo a mais recente Pesquisa Nacional de Domicílio (Pnad) do IBGE.

"Mas mesmo com essa expansão, na indústria de transformação, por exemplo, tivemos um aumento de produtividade de apenas 1,1% entre 2001 e 2012, enquanto o salário médio dos trabalhadores subiu 169% (em dólares)", diz Rafael Lucchesi, diretor de educação e tecnologia na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

"Ocorre que a explosão de escolas superiores não foi acompanhada pela melhoria da qualidade. A grande maioria das novas faculdades é ruim", diz Pastore... Para saber mais clique AQUI. Fonte: BBC Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.