02 abril 2016

Redes sociais - A Pirâmide de Maslow e as Guardas Municipais

02/04/16 - Por Dennis Guerra: Por diversas ocasiões fui questionado sobre a forma como integrantes de corporações policiais se relacionam através das redes sociais. Em muitos deles, tornou-se perceptível - pelo menos para mim - um conforto maior no compartilhamento de publicações de outras corporações que não a do próprio integrante. Em outras palavras, a frase a grama do vizinho é sempre mais verde cairia bem aqui. Veja também: A Carta de William Lynch e a sua 'discrepância' com a atual realidade das polícias brasileiras

Sobre isso seria interessante utilizar, para uma análise mais profunda, os estudos sobre a Hierarquia das Necessidades de Maslow ou, simplesmente, Pirâmide de Maslow. Basicamente, ela sugere que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de escalar uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização. Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na imagem abaixo:


Contudo, existem críticas a respeito. A principal delas é que é possível uma pessoa estar auto-realizada, e não conseguir, contudo, uma total satisfação de suas necessidade fisiológicas. O estudo A Glândula Timo nos Seres Racionais publicado inicialmente em 1983 na Suíça, é bem mais profundo e estabelece a hierarquia dos instintos e intuições desde o feto até a idade adulta e demonstra como a satisfação dos instintos ou a não satisfação podem interferir no comportamento dos indivíduos. Fonte de pesquisa: Wikipedia. Veja ainda: Moral da Estória - Toda gestão acaba, e você fica!

"... A pirâmide de Maslow mostra que, para chegar no todo, é necessário passar pelas partes, mas também é visto que, há indivíduos que chegam a auto-realizar-se sem passar por todas as etapas da pirâmide. Como também há indivíduos que estão realizados mas que sentem que ainda falta algo ou alguma coisa. O que não quer dizer que ele não passou por todas etapas ou mesmo passou, só que a personalidade, a motivação e o meio social de cada um influência na auto-realização que quando não é conseguida gera a frustração... ". Teoria Geral da Administração - Chiavenato. E mais: Policial tem a imagem exposta - Uma reflexão mais aprofundada sobre o tema

Nisso, será que podemos afirmar que a falta de atendimento de necessidades básicas (Fisiológicas e Segurança), logicamente em menor grau - e necessidades psicológicas (Amor/relacionamento e Estima) entre os profissionais de guardas municipais, por exemplo, promovem esse impacto sobre as suas expectativas de necessidades de Auto-Realização?

Finalmente, se você não sente-se realizado em sua profissão, não teria o porquê compartilhar isso com amigos e familiares, não é?! Logicamente, não generalizando e respeitando outros estudos sobre o proposto, esse é um tema complexo e que poderá nunca nos trazer uma resposta plausível. O ponto principal deste texto é gerar, ao menos, um minuto de reflexão sobre o assunto.

Do outro lado, temos aqueles que parecem ter atingido o ápice da pirâmide - ou continuam em busca - pela forma como se comportam, não apenas nas redes sociais, mas em qualquer outro ambiente social.




Compartilhe pelo seu Whatsapp e colabore conosco (Clique AQUI)
image

O Cão De Guarda Notícias

Autor e Editor

Dennis Guerra Contato Whatsapp 11 95580-1702

0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

biz.