2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

11 abril 2016

O fim dos blogs e uma questão em aberto

11/04/16 - Por Dennis Guerra: Ultimamente venho avaliando cada vez mais a fundo a relevância dos blogs na vida das pessoas - e até que ponto existe realmente ela existe. E no ano que o O Cão De Guarda Notícias completa seis anos de existência, chego à conclusão que muito ainda teremos que aprender sobre as redes sociais. Apesar de já ter entendido em qual ponto do caminho estamos, eis que, curioso, faço a seguinte pesquisa no Google (O fim dos blogs) e ele me responde rapidamente com o artigo abaixo. Veja também: Redes sociais - A Pirâmide de Maslow e as Guardas Municipais

"... Mas há outra questão não declarada. Para fazer grandes audiências, hoje, blogs precisam curvar-se ao que é viral nas redes sociais. Viral é tudo aquilo de fácil assimilação. É o sensacional. É o que causa impacto. É a emoção rápida: pode ser indignação, pode ser um riso. Mas é inevitavelmente raso. Blogs não foram derrotados pela imprensa tradicional. Foram derrotados por seu sucessor na própria internet. Blogs não acabaram, tampouco acabarão. Mas o esforço de torná-los uma plataforma que reunia reflexão, a possibilidade de mudar de opinião, conversas profundas, ao mesmo tempo em que alcançavam gigantescas audiências, ruiu. A internet, afinal, ainda não está pronta. É uma pena...". Por Pedro Doria - Fonte: O Globo.


Por outro lado, até mesmo como afirmado acima, eu sempre analisei a situação dessa forma. A possibilidade de discussões mais profundas se perdeu na facilidade de comentários mais efusivos. De certa forma, o vídeo abaixo já demonstrava esse caminho a ser seguido - por cada pessoa inserido nas redes sociais.

Você só pensa em você? 18/02/16 - Por Dennis Guerra: Hoje, falaremos rapidamente do que você representa à sociedade como comunicador. Sim, pois quando você está inserido em qualquer rede social, pode ser definido como tal. Hoje, uma das grandes preocupações de qualquer instituição é entender o seu papel das redes sociais e o impacto de ações internas na imagem da instituição. Vejamos o exemplo do vídeo seguinte, onde colocamos em debate esse tema tão polêmico. E contemple as palavras do Professor de Filosofia Clóvis de Barros sobre o assunto. Fonte: O Cão De Guarda Notícias.



E não querendo entrar mais a fundo no assunto, a grande vantagem dos blogs será seria possibilitar o arquivamento de informações interessantes na própria internet - muitas delas que as redes sociais não permitem - pelo menos de forma tão centralizada e de fácil localização? Se existe uma questão, é essa que fica em aberto. Por isso, vamos comemorar esses seis primeiros anos... enquanto perdurar a necessidade!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.