16 fevereiro 2016

Patrulhamento Tático: Definição e características

16/02/16 - Por Siderley Lima: A doutrina de Patrulhamento Tático é voltada na distribuição de funções entre operadores de uma equipe, valoriza o treinamento constante, estabelece diretrizes de conduta e de atuação nas mais diversas atividades desenvolvidas, desde as abordagens a pessoas ou veículos, procedimentos em diversos locais (em atendimento de ocorrência ou não), técnicas de observação durante o patrulhamento de alto risco, dentre outras. Veja também: Crianças Fardadas - A polêmica desnecessária!

Definição de Patrulhamento tático: Equipe de atuação especializada no patrulhamento motorizado, tem por finalidade  realizar um apoio tático as demais viaturas ou equipes a pé ou em bases do policiamento ostensivo setorial/radio-patrulha, escolar,etc.

Com maior numero de integrantes sendo 03 ou 04 agentes proporcionando uma força de impacto no apoio, utilizando um efetivo com treinamento especializado, uma doutrina e postura  especifica , realiza um patrulhamento mais ágil e rápido, com equipamentos próprios e em condições de agir preventiva ou mais enérgica nas situações mais graves e/ou nos locais de com um maior numero de ocorrências criminais. Atua ainda em ocorrências de grande complexidade  como roubo a bancos, ocorrências com reféns, escolta de presos, Controle de distúrbios civis, segurança em grandes eventos.

O que faz o trabalho de patrulhamento tático ser mais eficiente e ágil não é a melhor e maior viatura,  a boina, o braçal  e “ cara feia”. A diferença está na postura, doutrina, disciplina,  lealdade e procedimentos empregados durante o atendimento nas ruas. A vontade de trabalhar nas mais diversas ocorrências em especial no combate aproximado com a a criminalidade é o diferencial. Veja ainda: Rede Globo - Momentos memoráveis - de asneiras!

Outra característica são as ações da equipe que são pautadas nos seguintes fatores:agilidade, flexibilidade, dinamismo, rapidez e precisão. 
  • Técnica: Conjunto dos métodos e conhecimentos práticos essenciais a execução da atividade policial;
  • Tática: Maneira ou forma de atuação ao empregar o grupo com ordem, rapidez, habilidade, e mútua proteção, em outras palavras é a arte de empregar a tropa no campo de batalha com planejamento tático;
  • Treinamento: Realizar exercícios ou treinamento continuo buscando  sempre a perfeição e estar preparado para qualquer situação.

A doutrina de patrulhamento tático molda o operador, passa a ser um profissional mais qualificado, sua postura diante das adversidades será sempre a mais adequada, os cuidados com sua segurança pessoal e da equipe são redobrados, há obtenção de melhores resultados já que cada policial sabe o que, onde e quando agir, desta forma o serviço se torna mais eficiente, operacional e com resultados satisfatórios e profissionais motivados.

Saiba sobre o autor - GCM Siderley Lima: pós graduando em Gerenciamento de Crises, graduado do curso de Gestão em segurança privada pela Universidade Paulista, consultor de segurança, Supervisor da Seção de Cursos da GCM de Jandira, instrutor e integrante da ROMU, Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, idealizador do Blog Sobre Segurança; Colunista do site de segurança; Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, autor dos livros:  “Manual Básico do Instrutor de Armamento  Tiro”, “ Sobrevivência Policial no Confronto Armado e “ Manual de Segurança Preventiva “, Manual de Consultoria em Segurança empresarial” e Patrulhamento Tático”. E-mail: siderleyandrade@yahoo.com.br


0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.