21 janeiro 2016

GCM de Santana do Parnaíba é destaque em gestão e captação de resultados

21/01/16 - Por Dennis Guerra: A alguns dias, no Grupo Whatsapp OCDGN discutíamos as formas de gestão e a captação de resultados. A grande questão seria trabalhar por números - que simplesmente justifiquem a atuação - ou na qualidade dos resultados. Dentro disso, ouvi a seguinte frase outro dia: "Está muito chato trabalhar. Números são frios". Veja a explicação do Comandante GCM Santana do Parnaíba sobre o assunto. O vídeo foi encaminhado por Washington Ribeiro - Facebook. Veja também: Esclarecimento sobre “rolezinho” no Parque Ibirapuera - e outros pontos!

"Mais do que falar em guarda comunitária, há um sentido anterior à guarda comunitária que nós chamamos aqui de uma guarda humanitária, que é você humanizar a relação que a guarda constrói com a comunidade" Comandante Rinaldi


Operação Nova Luz - Sindguardas-SP cobra melhores condições de trabalho

Na tarde da última Segunda-Feira (18/01), a Diretoria do Sindguardas-SP se reuniu com os Comandantes Estevão e Sandra, das Superintendências de Operações e Planejamento, além dos Inspetores Wilson (Suplan), Laércio (COC) e Ademilson (responsável pela operação Nova-Luz), para discutir as condições de trabalho do efetivo que trabalha nas operações Nova-Luz e radar móvel, além de tratar do cancelamento de folgas e banco de horas. Veja ainda: Tema do Estudo: Condições de Trabalho na “Operação Braços Abertos - Crack é Possível Vencer - Por Jefferson Amaral Guerra

A pauta da reunião foi construída a partir de diversos relatos colhidos pela Diretoria entre os trabalhadores empenhados nas duas operações e também dos relatórios de dois profissionais, sendo um da IR-MP e o outro da IR-IP, os quais apontam as maiores dificuldades na operação e dão diversas sugestões de solução. A reunião foi produtiva, sendo tratados os seguintes assuntos: OPERAÇÃO NOVA LUZ.

Como resultado de uma primeira reunião, podemos dizer que já tivemos alguns avanços para os colegas que prestam serviços na Nova-Luz. A Suplan irá providenciar a locação de banheiros químicos (com a manutenção inclusa) e disponibilizar ao efetivo empenhado na operação. Também irá providenciar a aquisição de gazebos, sendo a proposta buscar um modelo mais alto, para proteger o profissional das intempéries. O Inspetor Ademilson apresentou a proposta de aquisição de EPI's luva e máscara de qualidade superior, mais resistente e durável que os atualmente utilizados. A Suplan informa também que está providenciando a compra de 4 mil espargidores para defesa pessoal, pois a compra licitada anteriormente foi inviabilizada. A ideia de aquisição de espargidor de gengibre foi descartada devido à durabilidade de apenas 18 meses do produto, enquanto outros produtos semelhantes têm durabilidade de 5 anos e não necessitam de autorização do Exército para aquisição.

A SOP informou que a SMSU pretende criar uma Inspetoria de Redução de Danos e, para tanto, já está providenciando a locação de um imóvel localizado na Rua Dino Bueno. Esta medida soluciona as dificuldades estruturais (banheiro, água, local para refeição e descanso e apoio externo). Com relação ao gerenciamento do trabalho em si, o Comando Operacional Centro ficou incumbido de fazer um levantamento para buscar alternativas que permitam reduzir a quantidade de efetivo de outros comandos que rotineiramente apoiam na operação. A SOP pretende aplicar, como teste, dois horários de rendição, sendo às 06h00 e às 07h00. Desta forma, as viaturas de apoio de unidades mais distantes chegariam no segundo horário (07h00) e seriam rendidas conforme a chegada das viaturas do primeiro horário noturno (18h00). OPERAÇÃO RADAR Para melhorar as condições de trabalho desta operação, serão necessárias outras reuniões, pois esbarramos em questões que fogem da competência de gerenciamento da Guarda Civil Metropolitana, como por exemplo o contrato deste serviço prever fiscalização de 12 horas por dia. Mas temos reivindicações que precisam ser tratadas pelos gestores, principalmente a questão de usar um serviço on-line de aferição de temperatura, o qual pode não ser preciso em todos os pontos de fiscalização. Outra demanda trata do aumento da temperatura limite de atuação, que subiu de 26º para 30º. A alegação da SOP é que os guarda-sóis amenizam a temperatura em 4º, mas a sensação térmica provocada pelo calor refletido no asfalto e concreto não é nada amenizado. A informação de autorizar o uso de camiseta branca e colete na fiscalização do radar móvel já traz algum avanço, mas não basta. BANCO DE HORAS E CANCELAMENTO DE FOLGAS.

A Suplan vai solicitar a inclusão dos dados de banco de horas no sistema SIGGCM, para que as Superintendências tenham controle e fiscalização dos bancos de horas das unidades. A SOP alega que determinou que as unidades não agendem folga para os dias 23, 24 e 25 de Janeiro e durante o período de carnaval devido à demanda de eventos que recebeu e necessitará policiar. No carnaval já é praxe esta demanda, mas demandas nos dias 23 e 24 de Janeiro são novidades. Esperamos que não aconteça como no final de ano, quando parte do efetivo foi proibido de agendar folga e não houve uma grande demanda de eventos, principalmente nos dias 25/12 e 01/01, quando todos os postos foram cobertos e sobraram profissionais. Mais triste ainda é proibir para uns e liberar folgas para outros.


Outra ação da SOP será elaborar um calendário de eventos para o ano inteiro, deixando previamente comunicado as datas específicas em que serão necessárias a atuação de grande parte do efetivo. Por fim, esta foi uma primeira reunião e ambos os Superintendentes concordaram e reunirmo-nos periodicamente para tratar de soluções para as dificuldades nas condições de trabalho. Se você tem sugestões de melhoras ou deseja apontar dificuldades, envie e-mail para faleconosco@sindguardas-sp.org.br e participe. SINDGUARDAS-SP TRABALHANDO PARA VOCÊ! Fonte: Sindguardas-SP



0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.