2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

19 janeiro 2016

Esclarecimento sobre “rolezinho” no Parque Ibirapuera - e outros pontos!

19/01/16 - Por Dennis Guerra: Certa vez, nos preparativos para uma entrevista com o então Secretário Municipal de Segurança Urbana Ítalo Miranda, ele me disse, em resposta a uma das perguntas que até então faria parte da entrevista ao OCDGN - A pergunta em questão teria esse foco: Já se tornou comum o ataque da mídia aos serviços prestados pela Guarda civil Metropolitana, muitos feitos sem nenhuma responsabilidade. Por que a secretaria não apresenta as devidas respostas? Veja também: Polícia Civil investiga estupros de duas mulheres no Parque Ibirapuera

Bem, ele não teve tempo hábil de responder justamente por sua exoneração do cargo. Mas, durante a conversa, ele citou que nem mesmo ele - o secretário - poderia conceder certas respostas a mídia convencional. Ele explicou que certos assuntos devem ser direcionados ao setor específico, alimentando-o e assim, promovendo a melhor forma de abordar o tema junto aos veículos de comunicação.

Ele se referiu ainda a Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, é quem cabe esse papel.


Assim, qualquer resposta deve estar alinhada ao que o governo municipal se propõe. Dito isso, em poucas ocasiões eu vi algo como a nota abaixo:

Esclarecimento sobre “rolezinho” no Parque Ibirapuera

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que cerca de 12 mil jovens se reuniram na tarde deste domingo (17) no Parque Ibirapuera para um “rolezinho” que não foi pactuado previamente com a administração municipal. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que cerca de 12 mil jovens se reuniram na tarde de ontem no Parque Ibirapuera para um “rolezinho” que não foi pactuado previamente com a administração municipal. O efetivo da GCM (Guarda Civil Metropolitana) foi aumentado para monitorar o evento. Ao longo do dia, 120 mil pessoas visitaram o parque, e o espaço da marquise recebeu cerca de 70 mil pessoas no horário de pico da tarde. A venda de bebida alcoólica é proibida no parque, e o consumo de bebida alcoólica por menores de idade é proibida por lei. Veja ainda: Haddad exonera secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo

Depois da dispersão do “rolezinho”, por volta das 21h, foram registrados furtos e atos de agressão à GCM, com detenção de suspeitos. Por volta das 23h30, a GCM socorreu e encaminhou para o hospital uma menor de 16 anos, que relatou ter sido estuprada. A GCM não tem informações sobre o segundo caso de estupro confirmado pela Polícia Militar e informa que irá colaborar nas investigações da Polícia Civil dos dois graves crimes contra as jovens.

Mais informações

Devido ao grande e inesperado número de jovens que compareceram no parque no último domingo, a SMSU já determinou a duplicação do número de guardas nos turnos da noite aos sábados e domingos. Além disso, a administração municipal, por meio da SPTuris, já identificou os organizadores do evento e pretende promover uma reunião para pactuar regras nos próximos encontros e evitar que criminosos se infiltrem nas atividades de lazer. Em eventos promovidos em parceria com a Prefeitura (“rolezinho oficial”), existe a demarcação de espaço, uso diversificado de equipamentos públicos da cidade, disponibilização de banheiros químicos e ambulância, equipes de limpeza e contratação de seguranças, com revista para evitar consumo de bebida alcoólica por menores de idade.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de São Paulo. Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.