2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

30 dezembro 2015

Pagando Mico na net - Guarda Civil Metropolitano não sofreu 'tiro na testa'

30/12/15 - Por Dennis Guerra: Eu, sinceramente, esperava não ter que trabalhar sobre essa informação. Digo isso porque vejo como uma exposição ainda maior de um profissional - mesmo que tentando desmentir um boato na internet. Veja também: Teste rápido - Você faz papel de idiota nas redes sociais?



Sim, boato: na imagem abaixo - devidamente editada de forma a preservar a imagem dos integrantes, inúmeras pessoas vem compartilhando a imagem original afirmando que o guarda civil foi alvejado com um disparo de arma de fogo na testa.

No caso, o guarda foi ferido sim, porém nada relacionado à armas de fogo. A ocorrência foi em 2008 e a agressão provocada por ambulantes na região da Rua 25 de Março.

"... Um guarda-civil foi agredido na tarde desta sexta-feira (21) enquanto fazia o patrulhamento da Rua 25 de Março, na região central de São Paulo. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) suspeita de que a atitude violenta tenha partido de camelôs, mas não tem informações sobre os motivos da agressão. O guarda teve ferimentos no rosto, na região da testa..." Fonte: G1

Aí, a informação inverídica, se propaga como uma praga, colocando a própria pessoa em uma situação de risco - considerando a possibilidade de sua imagem estar sendo utilizada de forma indevida. Veja ainda: Notícia falsa - Maria do Rosário propõe que 'famílias de bem' recebam detentos em suas casas

Façamos um favor a todos nós: não compartilhemos de forma indiscriminada, torpe e sem verificação, informações que coloquem a nós mesmos em risco. Sim: hoje foi com ele, amanhã seremos nós. E se você compartilhou tal informação, agora é responsável por desfazer o engano. Pagar mico... vá lá. O problema é não corrigir o erro!



Um comentário:

  1. Realmente essa exposição é danosa ao cidadão e a falsa comunicação danosa a sociedade, mas cabe também a "vítima", o esclarecimento aos fatos que a possam denegrir, e se possível e necessário a abertura de um boletim de ocorrência policial, não dando margens as especulações, como foi feito por um acusado de estupro a pouco tempo atrás.Recebi a imagem mas sempre pesquiso as fontes das mesmas, contudo fica uma dica ao autor do texto, que procure usar a máxima transparência nas informações, tendo em vista que as fontes de informações deste país nem sempre são idôneas e que além disso,em momento algum vemos a declaração de repúdio pessoa acima citada.

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.