12 novembro 2015

Brasil - O General que preservou a Democracia Brasileira (O Soldado Absoluto)

12/11/15 - Por Dennis Guerra: Costuma-se dizer que brasileiro tem memória curta - eu diria curtíssima. Também costuma-se culpar os militares por todos os problemas vividos no país - principalmente após o Golpe Militar de '64 - que eu prefiro chamar de contra-golpe (mas essa é uma história muito longa e eu não estou interessado em entrar na polêmica). O mais interessante é apresentar a matéria abaixo, quando o Brasil teve três presidentes no período de uma semana, e o responsável por manter a democracia no Brasil foi um... militar. Fonte: Senado Federal. Aproveite e veja também: Jair Bolsonaro passa a rasteira na trupe do CQC

Há 60 anos, crise fez Brasil ter 3 presidentes numa única semana

Por Ricardo Westin: Há exatos 60 anos, o Brasil vivia dias explosivos. Em novembro de 1955, os brasileiros assistiram a uma onda de conspirações políticas e militares que culminou em dois golpes de Estado fracassados e dois contragolpes bem-sucedidos. O Rio, então capital, foi palco de cenas de guerra, com tanques nas ruas e tiros de canhão na praia.

O general Lott, responsável por frear os golpes de 1955 e preservar a democracia

No Palácio do Catete, houve uma dança das cadeiras. Numa única semana, o Brasil teve três presidentes — Café Filho, Carlos Luz e Nereu Ramos. Foram momentos decisivos da história nacional. O Arquivo do Senado, em Brasília, guarda documentos que ajudam a entender o acontecido. Os papéis, que contêm os discursos e as decisões dos senadores, mostram que o Senado teve função ativa no desenrolar dos eventos.



Um dos episódios mais dramáticos ocorre na manhã de 11 de novembro de 1955, quando os fortes do Leme e de Copacabana abrem fogo contra o navio de guerra Tamandaré. A bordo, está Carlos Luz. O presidente acaba de ser deposto, mas não se dobra. 

A população, desesperada com os estrondos, estende lençóis brancos nas janelas dos edifícios da Avenida Atlântica. Nenhum disparo acerta o cruzador, e o navio não revida. O Tamandaré escapa porque consegue emparelhar com um cargueiro que deixa a Baía de Guanabara e se escudar dos tiros. Luz, acompanhado de mais de mil militares, navega rumo a Santos (SP), para organizar um governo de resistência.

O 11 de novembro é o ápice de uma crise que começa muito tempo antes. Vice de Getúlio Vargas, Café Filho assume o poder após o suicídio do titular, em agosto de 1954. Para saber mais clique AQUI.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhe pelo seu Whatsapp e colabore conosco (Clique AQUI)
image

O Cão De Guarda Notícias

Autor e Editor

Dennis Guerra Contato Whatsapp 11 95580-1702

0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

biz.