Enquanto isso o RDO está fora do ar... eu vou explicando o artigo!

24/10/15 - Por Dennis Guerra: Na última semana compartilhei através deste portal um artigo que causou certa preocupação e dúvidas por parte de algumas pessoas. Em um dos casos, fui abordado com pergunta "... As pessoas estão comentando sobre um texto (Enquanto isso o RDO está fora do ar...que você escreveu sobre a R.D.O. (Ronda Disciplinar Oficial da Guarda Civil Metropolitana) em seu blog. O que ele diz?". Em outro momento, a dúvida veio através da rede social Whatsapp, quando outra pessoa afirmou que "... quando eu clico no título Enquanto isso o RDO está fora do ar... as informações contidas no texto não eram aquilo que ela imaginava como conteúdo...".

Considerando que o assunto Ronda Disciplinar da Guarda Civil Metropolitana foi amplamente discutida em redes sociais, sendo foco até mesmo de uma nota da entidade representativa Sindguardas-SP (RDO - Para que serve: Fiscalizar ou Aterrorizar?) seria até natural o surgimento de dúvidas a respeito do artigo. Porém, no meu ponto de vista, seria natural que elas fossem sanadas com a simples leitura e entendimento do referido conteúdo. Fatos que em certos casos não ocorreram.

Sendo assim, acredito que a melhor maneira de retornar ao tema é explicando de forma mais detalhada o artigo. Vamos lá:
  • O artigo se refere a um suposto depoimento de um policial civil, fazendo referências à sua realidade e a relação entre as polícias e o atendimento à sociedade. Sendo assim, não foi escrito por mim;
  • O título - que também é uma reprodução da frase de encerramento ao final do texto - é fruto da escolha do responsável pela reprodução do artigo. Nesse caso, cito como fonte original o Canal Flit Paralisante, de autoria de R.C. Guerra - Apesar da coincidência no sobrenome final, este autor é (ou já foi) um delegado de polícia - e eu não;
  • E mais importante do que isso: eu não altero o título dos artigos de outras pessoas. Isso, seria no mínimo, falta de educação;
  • Por fim, como forma de respeito à fonte original, foi feita uma breve apresentação do artigo, com o link Para saber mais clique AQUI. ao final da postagem, antes de citar a fonte original.
E por qual razão tal artigo poderia ter sido alvo de tantas dúvidas e questionamentos nos últimos dias? Deixo aqui a nota do Sindguardas-SP que daria um mais amplo entendimento a cerca do assunto.

No meu caso, restrinjo-me ao que determina o Regimento Disciplinar da Guarda Civil Metropolitana - Veja também o artigo Lei da Mordaça) - no que se refere a não criar juízo de valor sobre a corporação e seus integrantes. Mas, entenda que se eu fosse comentar algo, talvez não fosse com a crítica pela simples crítica, como alguns costuma fazer. Bem, Vejamos a nota clicando AQUI.

Segundo ainda outras informações, RDO seria o sistema de registro de ocorrências da Polícia Civil, que faria jus ao título e a relação com o texto.

Enquanto o RDO está fora do ar... eu vou explicando o artigo!

No exemplo acima, eu mostro como a frase ao final do artigo pode ser utilizada
como o próprio título. 


Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Faça o seu comentário com responsabilidade. Muito obrigado!

Por Dennis Guerra