2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

25 outubro 2015

Bertrand Russell - "Os homens temem o pensamento mais do que qualquer outra coisa sobre a Terra"

25/10/15 - Por Dennis Guerra: Durante os meus estudos de Filosofia - disciplina extremamente estimulante, se bem analisada - encontrei o texto abaixo, que me remeteu à certas lembranças: no caso, o encerramento frio e autoritário durante uma reunião de condomínio. Naquele momento, valeu ao solicitante da reunião apresentar alguns códigos institucionais para suprir a incapacidade de argumentação. Veja também: Eu posso esperar em você um Grande Líder?

Os  homens,  disse  Bertrand  Russell,  temem  o  pensamento  mais  do  que  a própria morte, pois ele nos tira do lugar seguro em que muitas vezes nos encontramos. O pensamento  tem  o  poder  de  derrubar  instituições  sólidas,  arejar armários empoeirados  e suprimir hábitos cômodos. Confira esse texto, curto, mas profundo, logo abaixo:

Os homens temem o pensamento mais do que qualquer outra coisa sobre a Terra - mais do que  a ruína,  mais  do  que  a  própria  morte.

O pensamento é subversivo, revolucionário, destrutivo e  terrível;  o  pensamento  é  impiedoso com os privilégios, com as  instituições estabelecidas  e  os hábitos  cômodos; o pensamento  é  anárquico e sem  lei,  indiferente  à autoridade, displicente com a comprovada sabedoria dos séculos. O pensamento olha para as profundezas do inferno e não se amedronta.

Vê o homem, frágil ponto cercado de insondáveis abismos de silêncio,e ainda assim sustenta-se gloriosamente, tão impassível como se fosse o senhor do mundo.

O pensamento é grandioso, ágil e livre, a luz do mundo e a principal glória do homem.É preciso que o pensamento se torne propriedade de muitos, e não privilégio de poucos. Porém, o medo detém os homens -medo de que suas crenças acalentadas se revelem desilusões, medo de que as instituições por que pautam suas vidas se revelem danosas, medo de que eles próprios  se  revelem  menos  dignos   de  respeito  do  que  supunham  ser.Deve  o  trabalhador pensar livremente sobre a propriedade?

Mulheres que merecem todo o nosso respeito e gratidão

Então, o que acontecerá a nós, os ricos? Devem os homens pensar livremente sobre o sexo? Então, o que será da moralidade? Devem os soldados pensar  livremente  sobre  a guerra?  Então,  o  que  será  da  disciplina  militar?  Fora  com  os pensamentos! Voltemos à obscuridade do preconceito, para que a propriedade moral e a guerra não fiquem em perigo! É melhor que os homens sejam parvos, preguiçosos e oprimidos, do que sejam livres seus pensamentos. Pois, se seus pensamentos fossem livres, eles poderiam não pensar como nós.

E essa desgraça deve ser evitada a qualquer preço. Assim argumentam os opositores do pensamento nas profundezas de suas almas. E assim agem em suas igrejas, suas escolas e suas universidades.(RUSSELL, Bertrand. Nota solta, sem data).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.