2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

03 outubro 2015

10 Curiosidades sobre o Mergulho Recreativo que você nunca teve a quem perguntar

03/10/15 - Por Joe: A maioria das pessoas tem muita curiosidade sobre a prática do mergulho. Então vou te contar 10 coisas que você sempre quis saber e não sabia a quem perguntar. Vamos lá:


1 - Qual gás respiramos? No mergulho autônomo recreativo o gás que se respira na maior parte dos mergulhos é o mesmo ar que respiramos aqui na superfície e não o oxigênio como a maioria das pessoas acreditam. O uso de oxigênio é restrito co Mergulho Técnico. A única diferença é que o ar é purificado por filtros especiais antes de ser comprimido dentro dos cilindros de mergulho.


2 - Qual a idade para se iniciar? O mergulho autônomo é uma atividade muito segura e que pode ser praticada, oficialmente, a partir dos 8 anos de idade em piscina e a partir dos 10 anos em mar, rios e lagos.


3 - Com que roupa... com que roupa eu vou? A roupa usada pelos mergulhadores não é de borracha propriamente dita. Ela me produzida por um material denominado neopreme. Existem três tipos de roupas utilizadas no mergulho autônomo: Roupa úmida, Roupa Semi Seca e Roupa seca.

4 - Pés de Pato ou Nadadeiras? Muitas pessoas denominam como Pés de Pato o equipamento utilizado para natação no mergulho. Na realidade os mergulhadores autônomos utilizam nadadeiras. Pode parecer o mesmo equipamento, mas não é. pés de pato são menores que nadadeiras e são utilizados em aulas de natação e na prática de bodyboardAs nadadeiras são bem maiores e oferecem melhor propulsão subaquática.


Existem dois tipos de nadadeiras: Abertas: que necessitam ser usadas com botas e Fechadas: que podem ser utilizadas com pés descalços ou meias de neoprene.

5 - Equalize - Durante o mergulho autônomo somente os espaços aéreos de nosso corpo irão sentir o efeito da pressão. Ou seja, nosso pulmão, os seios da face e a orelha média. Esses espaços deverão, então, ser equalizados. O pulmão e seios da face são equalizados com a própria respiração (inspiração e expiração). Já as orelhas médias devem ser equalizadas pinçado o nariz e assoprando mantendo a boca fechada (denominada Manobra de Valsalva). Da mesma forma como realizamos no avião quando decolamos ou pousamos.

6 - Exalando - Nossas narinas não ficam dentro da máscara de mergulho para se evitar que entre água nelas, mas sim para que possamos equalizar a máscara em quanto descemos a uma profundidade maior devido ao aumento de pressão. A manobra é simples. Basta exalar um pouco de ar pelas narinas enquanto desce.

7 - Acabando o ar - O tempo de duração de um cilindro durante o mergulho irá variar de acordo com:
  • A profundidade: quanto maior a profundidade, menor o tempo de duração do mergulho;
  • O consumo individual de cada mergulhador;
  • O tamanho do cilindro: existem cilindros de diversos volumes com maior ou menor capacidade e;
  • Do esforço físico durante a atividade.
8 - Grávidas primeiro... ou não! Durante a gestação a mulher não deve praticar o mergulho autônomo. Na verdade não existem estudos conclusivos sobre o impedimento de a mulher mergulhar durante a gestação. Portanto, para se evitar riscos desnecessários recomenda-se que a mulher não pratique mergulho enquanto grávida.

9 - Lente de Contato ou de Grau? É possível o uso de lentes de contato durante o mergulho. Muitos mergulhadores, inclusive, preferem o uso de lentes de contato ao invés de colocar lentes com grau em suas máscaras.

10 - Embaçado! Existe uma técnica muito simples que permite o desalagamento da máscara durante o mergulho sem a necessidade de imergir á superfície caso ocorra algum acidente que faça com que entre água na máscara ou simplesmente por que o mergulhador o fez para desembaçar as lentes da máscara.

Sobre o autor - Joe (Wagner Antonio Botero): Instrutor de mergulho pela PADI – Professional Association of Diving Instuctors, tendo trabalhado nas maiores escolas de mergulho do Brasil.



O Cão De Guarda Notícias e a Escola de Mergulho Amigos do Joe lançam uma parceria inédita: baixe no seu computador o voucher abaixo, encaminhe para o e-mailamigosdojoe@amigosdojoe.com.br e pague o curso básico de mergulho em até 8 vezes... isso mesmo: em até 8 vezes! Essa parceria é válida por tempo indeterminado. Assista o vídeo abaixo:

 

Para adquirir o voucher acima,
clique com o botão direito na imagem (salvar como...) e divirta-se!

Foto: Dennis Guerra


Artigo exclusivo para O Cão De Guarda Notícias.
A reprodução é permitida se feita na íntegra e citada a fonte original.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.