"... um dia lembraremos desse momento e daremos muitas risadas..."

23/09/15 - Por Dennis Guerra: Outro dia respondi um questionamento referente à Solenidade de Entrega da Medalha Jânio Quadros, na Câmara Municipal de São Paulo. Veja a reprodução parcial do comentário: 

"... quais os meritos que os respectivos homenageados alcançaram para receberem tao alta distinçao haja vista nos que somos operacionais e estamos no dia a dia das ruas sabemos de fato quais sao os companheiros que realmente dao a cara pra bater no enfrentamento da criminalidade e pelo que pude notar nas imagens divulgadas sinceramente consigo identificar apenas uns quatro ou cinco companheiros que realmente mereciam estar ali [sic]...".

Caso exista interesse em minha resposta por completo, sugiro que visite Durante entrega da Medalha Jânio Quadros, guarda civil é carregado nos braços.

Hoje, por coincidência, encontrei um dos homenageados. Isso me remete a 2001, quando ingressei na GCM/SP. Naquela época, existia o cargo de Classe Especial - cargo que agora ocupo no atual plano de carreira recém instituído. Os dois temas - homenagem e plano de carreira - acabam por se relacionarem de forma a me presentear com a possibilidade de tratá-los no mesmo texto.

Voltando a 2001, o meu primeiro contato efetivamente com a parte operacional se deu por intermédio do Classe Especial Nilton Lopo. E, para alguém que acabara de ingressar na corporação, aquela figura - com a sua postura, garbo, elegância,  com extrema vontade de trabalhar e ensinar - era exatamente o tipo de profissional para se admirar e seguir como exemplo.

Ao atravessar um momento difícil de minha vida pessoal, ele me levou para uma conversa. Olhou para o riacho que cercava as dependências daquela inspetoria e me disse:

"... um dia você irá se lembrar desse momento, Guerra. Não adianta eu tentar te provar que isso tudo irá passar, mas passará. E sei que você não vai acreditar em mim agora, mas um dia lembraremos desse momento e daremos muitas risadas...".

Nunca esqueci dessa conversa. Trago-a comigo deste então. E hoje pudemos rir de verdade!


A minha lembrança daquela época era que, se um dia eu chegasse ao cargo de Classe Especial GCM/SP, eu teria em quem me espelhar. E o tempo passou... Para quem me conhece, e teve a possibilidade de ouvir tal testemunho, sabe o quanto me sinto honrado por poder ser chamado de Classe Especial Guerra.

E reencontrei aquele ex-Classe Especial. A tempos atrás como Classe Distinta e hoje como Inspetor Nilton. E ele era um dos homenageados naquela noite, na Câmara Municipal. Além de tantos outros que merecem todo o nosso respeito, esse, em especial, tem toda a minha admiração.

Parabéns a todos os homenageados. Inspetor Nilton, continuo a lhe ter como exemplo. Muito obrigado!

Classe Especial da Guarda Civil Metropolitana / Guerra. 

"Agraciado com a Medalha Jânio Quadros, em mais um aniversário da nossa querida Guarda Civil. agradeço a Deus por me dar essa oportunidade, à minha família, aos meus Comandantes pelo reconhecimento e a todos os meus colegas de serviço, que comigo, ombro a ombro, na lida diária me apoiaram e tornaram possível esse momento. Esta medalha também é de todos vocês. Muito obrigado! Que o Senhor abençoe a todos!" Inspetor Nilton Lopo - Fonte: Facebook

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Faça o seu comentário com responsabilidade. Muito obrigado!

Por Dennis Guerra