15 julho 2015

Em meio à tanta falta de patriotismo, atletas brasileiros merecem elogio e respeito!

15/07/15 - Por Dennis Guerra: Talvez por falta de assunto, ou por não ter nada melhor para fazer, algumas pessoas criaram um debate - na minha opinião, pífio e patético - sobre a atitude de atletas brasileiros prestarem continência à Bandeira do Brasil durante os Jogos de Toronto, no Canadá. Vamos entender mais sobre  assunto:

Você poderá se interessar pelo texto Como surgiu a Continência Militar

"... Uma cena pouco usual em outras competições de repercussão como Jogos Pan-Americanos e Olímpicos tem chamado a atenção nos pódios brasileiros em Toronto 2015. Saem de cena o choro espontâneo acompanhado da mão na altura do coração e entra a palma da mão esticada na altura da testa e continência a postos para o hino nacional. A dúvida que fica é: a atitude tem sido espontânea ou houve um pedido dos militares para que o gesto ganhasse repercussão nacional? O assunto gera polêmica, já que acontece em um momento conturbado da política nacional, com protestos nas ruas em algumas cidades pedindo intervenção militar. Alguns podem levar para o lado político da situação, e outros, como se fosse um agradecimento pelo apoio financeiro recebido pelas Forças Armadas. Claramente, os atletas mostram que o discurso não está afiado e divergem quando o tema é perguntado...". Fonte: Terra Brasil







Fonte/imagens: UOL

O interessante é que justificar a nobre atitude dos atletas - sejam eles militares ou não - baseando-se em alegações tão mesquinhas, pouco cívicas e hipócritas é de deixar qualquer outro brasileiro envergonhado. Até mesmo o porquê de citar um momento conturbado da política nacional é brincadeira: desde quê me conheço por gente, o Brasil vive momentos conturbados... ou estou enganado?! É de se respeitar a nota emitida pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB:

"... No início da tarde, o COB também emitiu uma nota sobre o assunto: "O Regulamento de Continências, Honras e Sinais de Respeito prevê que 'continência é a saudação do militar'. É um sinal de respeito que deve ser prestado, estando ou não com a cabeça coberta. Reza ainda que o militar da ativa deve, em ocasiões solenes, prestar continência à Bandeira e Hino Nacional Brasileiro e de países amigos. É bom notar que esses atletas não são militares apenas quando estão fardados, mas sim, todo o tempo. O COB entende, portanto, que a continência, além de regulamentar, quando prestada de forma espontânea e não obrigatória, é uma demonstração de patriotismo, sem qualquer conotação política, perfeitamente compatível com a emoção do atleta ao subir no pódio e se saber vencedor. Segundo muitos deles, representa também um reconhecimento pelo apoio que recebem das Forças Armadas e uma manifestação do orgulho que têm em representar o país...". Fonte: Pan UOL

A Continência e a atitude de atletas brasileiros em Toronto, no Canadá

Por Alessandra Amorim: Continência é a saudação militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos. Algumas pesquisas indicam que a continência foi criada na época medieval, o gesto também indicava paz nestes tempos mais antigos, pois a mão no elmo sinalizava que o cavaleiro não possuía a intenção de sacar sua arma. Fonte: Wikipédia

A continência nada mais é que nossa demonstração de carinho, amizade e respeito, nossa maneira de saudar o amor à pátria, de exercício de cidadania, perante a Bandeira do Brasil e execução do Hino Nacional Brasileiro, demonstramos o orgulho de sermos Brasileiros!

Nossos atletas no Jogos Pan Americanos de Toronto, estão demonstrando com brilhantismo o patriotismo intrínseco a eles, nos enchem de orgulho e também deveríamos homenageá-los com continência. Estão “criando” uma celeuma se os atletas deveriam fazer o gesto. É obvio que sim! Estão demonstrando seu patriotismo e orgulho!

O Brasil está passando por mais uma grave crise. Estamos em um vendaval de escândalos e falcatruas, país em recessão, o povo já está no limite, e tem gente preocupada com gestos de continência pois remetem à Ditadura Militar.. quanta hipocrisia! Gostaria de saber a quem interessa o desvio de atenção, sobre militarismo...

Deixo aqui uma singela homenagem a esses heróis, que não ganham milhões como muitos atletas, mas que me representa com brilhantismo como brasileira.



Agora, se você se interessa por um debate sério - nesse caso em relação à crise vivida na Segurança Pública do Brasil, veja o texto Senado agrava pena para menores infratores.


0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.