07 março 2015

Vídeo de guarda civil se propaga nas redes sociais - Apontando o rabo dos outros!

07/03/15 - Por Dennis Guerra: Na última semana, um vídeo se propagou de forma absurda pelas redes sociais - chegando a programas de TV. Nele, um guarda civil dentro de uma viatura é abordado por dois meliantes que levam a sua arma e o aparelho celular. A ocorrência seria do final de 2014 e só agora ele teria 'caído' nas redes sociais. 

VEJA TAMBÉM: O QUARTO PODER - VEJA IMAGENS DE EQUIPES DE JORNALISMO COMETENDO INFRAÇÕES DE TRÂNSITO


Agora procure imaginar a quantidade de comentários surgidos referente ao vídeo. Primeiro, você tem a crítica preliminar dos próprios colegas. Depois, dos integrantes de outras instituições policiais. E finalmente, a crítica do restante da sociedade. Chegamos ao ponto de todo o trabalho das guardas municipais ser colocado de lado por um caso isolado.

Eu, particularmente, não compartilho vídeos desse tipo, pelo contrário: quando ocorreu aquela filmagem do recruta PM dormindo em pé, fiz um artigo criticando justamente a atitude do colega - escrevo colega com certa ironia - pela falta de bom senso e companheirismo. Além de solicitar que os participantes dos Grupos OCDGN WhatsApp não compartilhassem o conteúdo naqueles grupos.

Bem, ali fica mais fácil conceituar tais linhas de trabalho, justamente por ter regras básicas de convivência nos grupos. Um participante que se utilizou de um termo chulo em um comentário para se referir a situação do vídeo do GCM, por exemplo, foi retirado do grupo.


Mas o caso não é esse. O mais importante é lembrar que, por mais absurdo que pareça, qualquer policial, está sujeito a passar por isso. Duvida? Vamos relembrar alguns casos:


Homem rouba objeto de viatura da Polícia Militar




Policiais prendem bandido, colocam no banco de trás e ele foge, voltando para a favela do Jacarezinho




Ladrão foge e tenta roubar carro da Polícia - GTA




Ladrão rouba viatura da Polícia Civil e atira em policial




Bando torna PMs reféns, rouba as suas armas e destrói agência do Banco do Brasil




Jovens tiram onda em carro da polícia




Ah, também tem o Ninja vs Polícia Americana




Enfim, esta sequência mostra que antes de apontar o rabo dos outros, nós policiais devemos lembrar de deixar o nosso próprio banheiro abastecido com papel higiênico. E mais importante ainda é destacar o comportamento individual - e em grupo. 


No caso acima, me refiro ao agente policial que tem em seu poder imagens e vídeos de tais tipos e os compartilham nas redes sociais. Dá para acreditar que nós mesmos jogamos a imagem de nossas corporações na lama? Claro, você não pode impedir o recebimento de tais conteúdos, mas pode evitar compartilhá-los. Mas é quase impossível, não é mesmo? Existe uma força maior do que você mesmo que lhe força a compartilhar. É como se uma Magnum 357 estivesse apontada para a sua cabeça, lhe forçando a encaminhar/compartilhar. 



Certa vez, o professor de Filosofia da USP, Clóvis de Barros afirmou (aqui resumidamente) em uma de suas palestras - disponíveis neste site:

"Cada um de nós é uma usina de capital de valores. Tudo o que você diz sobre a sua organização respinga em você - bem ou mal"

Esta frase deixo como homenagem (mais uma vez sendo irônico) aos responsáveis pelo compartilhamento primordial de vídeos do tipo - independente à qual corporação pertença.

E para qualquer um que tenha se dado ao trabalho de ler este artigo até aqui: sempre esteja atento durante o serviço ou fora dele!

No final, só uma pessoa está certa em tudo isso. E espero que, pelo menos no ramo da comunicação, possamos aprender alguma coisa. Assista abaixo:




Colaborou para este artigo - Tango Castro (Muito obrigado!)

E antes de compartilhar qualquer informação que venha a desmoralizar a sua corporação policial, faça melhor: dê apoio ao seu colega de serviço.

Você já patrulhou a rua de um colega de serviço hoje?






O Cão de Guarda Notícias é um site focado no desenvolvimento profissional e pessoal, utilizando,  como ponto forte, a divulgação de informações aos profissionais de segurança e demais pessoas da sociedade interessadas no assunto. 

Apoiado por colaboradores de larga vivência nas áreas de segurança do cidadão e gestão do conhecimento,  esta equipe conta com profissionais especializados e idealistas. Com a crescente especialização dos blog's de notícias, passamos a colaborar com os tomadores de decisão a rever suas posições e adotar novos conceitos. Também defendemos soluções economicamente viáveis e políticas públicas socialmente justas, que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações.

Nós acreditamos que a mudança de atitudes individuais pode fazer uma grande diferença para o futuro da sociedade. Juntos, nós podemos enfrentar os problemas e promover soluções. Nós incentivamos todos aqueles que se preocupam com o futuro a fazer o mesmo: a agir. Conectando pessoas que têm os mesmos valores ao redor do mundo, o poder de mudança torna-se global.



Compartilhe pelo seu Whatsapp e colabore conosco (Clique AQUI)
image

O Cão De Guarda Notícias

Autor e Editor

Dennis Guerra Contato Whatsapp 11 95580-1702

0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

biz.