11 janeiro 2015

Dicas para minimizar o risco de ter a sua motocicleta roubada

11/01/15 - Por Dennis Guerra: Algumas vezes fui questionado sobre as técnicas mais apropriadas para reagir a roubos de motocicleta durante um deslocamento qualquer. O assunto chama a atenção devido ao grande número de casos envolvendo policiais nesse tipo de veículo. Para entender melhor esse tema (tão pouco abordado), devemos tratar outros assuntos, como o estudo da Vitimologia (participação da vítima nas circunstâncias do ato ilegal) e Criminologia (situações diversas que levam à


escolha pelo cometimento do crime). Para não se estender nessa área, deixo aqui dois links para um estudo mais aprofundado. Não há de se afirmar que existe a possibilidade de se evitar o roubo de motocicleta ou qualquer outro veículo. Nos estudos de Gerenciamento de Riscos existe um conceito básico: Qualquer risco é inevitável - a busca deve focar em minimizar as possibilidades de ocorrências ou danos 





Relembre conosco o caso de tentativa de roubo da Hornet clicando AQUI


Sendo assim, espero reforçar neste artigo o foco na prevenção e não na reação. Entenda desse modo: Prevenção cabe a todos. Reação é uma escolha muito individual. 

Hoje poderíamos afirmar que temos duas vertentes por conta do crime em si. Uma abarca os adeptos do comportamento ostentação e uma outra, os clássicos ladrões de moto. 

No primeiro tipo, a grande maioria seriam adolescentes (protegidos por leis específicas) que somado à uma inversão de valores imposta por nossa sociedade, vê nos comportamentos de ostentação um espaço para se promover perante o seu círculo de amizades. Basicamente, querem roubar uma moto para tirar onda. O grande risco nesses casos seria, principalmente, a grande facilidade com que puxam o gatilho da arma - pela fraca legislação e enorme adrenalina com que participam de tais assaltos. 




No segundo, temos os clássicos ladrões de moto, que praticam o crime focado em lucros. Nada impedirá de conseguirem aquilo que desejam. Possuem maior tranquilidade no cometimento do ato ilegal por já apresentarem, muitas vezes, histórico anterior. Nesses casos, a participação de comparsas fazendo a segurança é fator comum. No vídeo abaixo, dois policiais de folga são o alvo dos criminosos. Por quantas vezes temos esse tipo de situação?



Mais tenha a certeza sempre: nos dois tipos eles estão intimamente ligados. Dito isso, podemos dizer que: 

Ladrão gosta de facilidade. Qualquer situação que dificulte a sua ação delituosa é um ponto favorável a você, desde que focada no preventivo. Ao mesmo tempo, dificuldades se apresentam durante o crime geram uma maior possibilidade de violência por parte dos criminosos. Alguns dados (2010) apontam que cerca de 80% dos crimes em trânsito ocorrem próximo à faixa de pedestres, ao lado esquerdo da via. 

Dicas 
  • Existem dois tipos de motos: as que tem maior e menor incidência de roubos. Avalie que tipo de sinistros e incidências são mais comuns. Por exemplo: motos de menor e média cilindradas são muito procuradas para a venda de peças no mercado negro e cometimento de outros crimes. Outras, como as estradeiras, tem o foco no mercado de veículos roubados de países como Paraguai e Bolívia; 
  • Ao sair ou chegar em sua residência, faça uma breve leitura do local. Ao sair, verifique movimentos suspeitos nos arredores. Ao chegar, Passe uma vez em frente aos seu portão e, se estiver tudo tranquilo, efetue a entrada;
  • Evite transportar documentos pessoais e chaves de residência em bagageiros, como baús e alforjes. Caso você tenha a sua moto roubada/furtada, o prejuízo será menor; 
  • Fique atento às motocicletas com garupas (passageiro). Nas rodovias, principalmente, eles procuram se manter próximo ao acostamento aguardando a passagem da possível vítima; 
  • Normalmente o motociclista já tem o conhecimento de seus itinerários e, consequentemente, o tempo de funcionamento de cada semáforo. Reduza a velocidade ao se aproximar, pois com o veículo em movimento você reduz o tempo de parada; 
  • Não pare próximo à faixa de pedestres: Considerando as possibilidades mediante as estatísticas (promovidas pelo grande fluxo de pessoas e facilidade de fuga após o roubo) evite esse tipo de comportamento. Procure parar a sua motocicleta dois, três, cinco veículos antes da faixa. Você sai do campo de atuação da maioria dos criminosos; 
  • Pare próximo ao veículo da frente (resguardando situações de recuo em vias íngremes) ao lado oposto do corredor (direcionando a frente da motocicleta à lanterna do veículo). Dessa maneira, a possibilidade de 'manobrar' a motocicleta é dificultada, gerando ao criminoso um item a mais para avaliar antes do ato. Deixe o caminho livre aos outros motociclistas; 
  • Mantenha-se atento. Quando você evita parar próximo à faixa, tem maior facilidade para perceber o que ocorre ao seu redor. Fique de olho nos retrovisores e em movimentações suspeitas em sua retaguarda; 
  • Caso perceba estar sendo seguido, busque um lugar movimentado para parar a sua moto. Não se preocupe com o bem material e sim com a a sua vida; 
  • Ao decidir fazer o abastecimento do veículo, escolha postos de gasolina em vias movimentadas e com sistema de câmeras de monitoramento. Ao se aproximar, faça-o com cautela, verificando  possíveis movimentações suspeitas. Desça da motocicleta para o abastecimento. Ao efetuar o pagamento, mantenha-se ao lado oposto da bomba, assim, com a chegada posterior dos assaltantes, você poderá passar despercebido como proprietário do veículo, principalmente no caso do posto estar com intenso movimento). Durante a saída, verifique se não foi seguido; 
  • Defina um itinerário principal e outros 'alternativos'. Considere para isso itinerários que possuam bases policiais (Delegacias de Polícia, Batalhões da Polícia Militar, Inspetorias da Guarda Municipal) no trajeto, memorizando esses locais para qualquer eventualidade; 
  • Não utilize estacionamentos nos bolsões. Busque estacionamentos homologados e com seguros promovidos por empresas idôneas; 
  • Os bandidos se adaptam facilmente às novas tecnologias. Alarmes com sensores de distância hoje são brincadeira de mal gosto se objetivam evitar roubos - onde entra a figura dos comparsas, mantendo a(s) vítima(s) em seu poder - E não confunda com outro tipo de ilícito penal, o furto - onde tais alarmes tem maior eficácia. Algumas empresas prestam um serviço de rastreamento com seguro e devolução parcial do valor do veículo. Eis uma boa alternativa.

Veja, as dicas aqui apresentadas consideram principalmente minimizar as possibilidades de perda do bem móvel. Todavia, elas tem o objetivo maior de chamar a sua atenção para a preservação da vida - sua e de seu/sua acompanhante. 

Atenção: Motocicleta e arma não combinam - O que muitos policiais poderiam discordar é que sempre deverá estar armado, em qualquer circunstância. Certa vez fui convidado para elaborar uma palestra sobre técnicas específicas para a utilização de arma em deslocamento, tendo em vista a grande quantidade de policiais alvejados nesse tipo de veículo. Recusei tratar o tema por não acreditar plenamente em sua eficácia.

Primeiro: para se portar uma arma você deve estar 100% atento ao o que ocorre ao seu redor e, na direção de uma motocicleta, isso é praticamente impossível. Aqui tratamos da reação, e não do preventivo em si. Porém, se o policial faz dessa a sua única escolha, que a faça por completo, utilizando também o colete antibalístico. Muitas vezes um policial é facilmente identificado pelo criminoso após uma breve leitura corporal. Evite adotar procedimentos característicos da função, como parar a motocicleta em ângulo de 45°. Essa técnica é específica para uma dupla de policiais em patrulhamento, não sozinho em um passeio qualquer. 

Hoje, os criminosos estão utilizando uma técnica de abordagem muito interessante: eles ordenam que a vítima deite-se com os braços e pernas abertos e realizam a busca por armamentos e identificações. Se uma equipe policial utiliza-se os mesmos métodos em uma abordagem simples, muitos chamariam isso de Abuso de Autoridade. Todavia, a criminalidade tem um certo prestígio ao realizar tais métodos, considerando ainda que, se descobrirem que aquela vítima é um policial, a sua sentença de morte está decretada.

E caso faça a sugestão da utilização da mão trocada para permanecer na condução do veículo enquanto faz uso do armamento, lembre-se: por mais hábil que você seja, os criminosos ainda estarão em vantagem!

Este texto não traz a verdade absoluta em si. Tudo aqui pode ser questionado a qualquer tempo. Todavia, baseado em estudos, experiências pessoais, pesquisas e observações de outros profissionais, chegamos a este texto primário, que se torna uma base para novas observações e está em constante aprimoramento. Desde já afirmo que o texto acima foi redigido por várias mãos! 

Quero agradecer aos colegas Oswaldo Castro JúniorUildson Carmo de Morais, Edmilson Mariano, Fernando Coelho, Roberta Faria, Daniela Lopes Cordeiro e Edna Dias dos Santos pelas interessantes orientações e discussões à cerca do tema. Obrigado! 

Sobre o autor - Dennis Guerra: Brasileiro, 39 anos de idade, casado: Treze anos na Guarda Civil Metropolitana; Doze anos na função de Motociclista; Gestão Específica. Cursos SENASP: Condutor de Veículos de Emergência; Violência, Criminalidade e Prevenção; Técnicas e Tecnologias Não Letais para Uso Policial; Capacitação em Educação para o Trânsito; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial e Uso diferenciado da Força. Outros: Táticas Operacionais Defensivas - CFSU; Escolta e Batedor com Motocicletas - PRF; Pilotagem Segura com Motocicletas CET; Pilotagem Defensiva Honda Indaiatuba Curso de Educador - CFSU.


Permitida a reprodução se feita na íntegra e citada a fonte original




0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.