17 novembro 2014

Humildade

17/11/14 - Por Dennis Guerra: Por diversas vezes tive a oportunidade de responder à seguinte pergunta feita por alguns novos integrantes da Guarda Civil Metropolitana: Qual a melhor orientação que o senhor poderia conceder sobre a  

VEJA TAMBÉM: Cerca de 275 alunos finalizam o Curso de Formação GCM 3° Classe - GCM/SP


nossa apresentação nas inspetorias? A resposta parece óbvia, mas a pergunta traz consigo algo mais profundo: como eu devo me portar frente aos mais antigos? Na minha opinião, a melhor resposta que se pode oferecer referente à tal pergunta é: Humildade. 

Segundo a WikipediaHumildade "vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Características como cordialidade, respeito,simplicidade e honestidade, embora sejam frequentemente associadas à humildade, são independentes. Portanto, quem as possui não precisa necessariamente ser humilde.

Muito confundida com a Modéstia, sendo esta o sentimento de velar-se quanto às qualidades intelectuais e morais (em oposição a um exibicionismo vaidoso).

Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”. 

VEJA AINDA:


Aquele que traz sangue novo à qualquer instituição merece respeito. É uma carga de vivacidade que os mais antigos devem procurar entender (afinal, já passaram por isso) e, mais ainda, não fazer com que essa chama se apague. Por outro lado, tanta energia poderá ser confundida com empáfia, menosprezo, desdém...

... em alguns pouquíssimos casos, pode ser isso mesmo. Aí, a vida se encarrega de ensinar.

Humildade, parceiro, não é nem de longe andar de cabeça baixa. Muito além disso, é conseguir andar de cabeça erguida ao mesmo tempo que sabe respeitar a todos que lhe cercam - desde a pessoa mais simples até a mais sofisticada (ou com maior poder de decisão). E essa lição serve para qualquer um de nós: que nunca nos esqueçamos disso.

Então, seja bem-vindo!



Sobre o autor - Dennis Guerra: Brasileiro, 39 anos de idade, casado: Treze anos na Guarda Civil Metropolitana; Doze anos na função de Motociclista; Gestão Específica. Cursos SENASP: Condutor de Veículos de Emergência; Violência, Criminalidade e Prevenção; Técnicas e Tecnologias Não Letais para Uso Policial; Capacitação em Educação para o Trânsito; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial e Uso diferenciado da Força. Outros: Táticas Operacionais Defensivas - CFSU; Escolta e Batedor com Motocicletas - PRF; Pilotagem Segura com Motocicletas CET; Pilotagem Defensiva Honda Indaiatuba Curso de Educador - CFSU.


Compartilhe pelo seu Whatsapp e colabore conosco (Clique AQUI)
image

O Cão De Guarda Notícias

Autor e Editor

Dennis Guerra Contato Whatsapp 11 95580-1702

0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

biz.