06 setembro 2014

Hoje comemoro 13 anos de serviço, e ainda digo: Não vim aqui fazer amigos...

06/09/14 - Por Dennis Guerra: Hoje completo treze anos na Guarda Civil Metropolitana. Destes, doze cumpri na função de motociclista - e por que não relacionar cerca de 

VEJA TAMBÉM: Em enquete do Programa Cidade Alerta, mais de 96% defende a manutenção do Poder de Polícia das guardas municipais - Jornalismo Sensacionalista


quatro anos e meio como editor do site O Cão De Guarda Notícias? Para mim, seria interessante fazer um retrospecto - na justa utilização do termo - desta curta jornada, em comparação aos 28 anos que a corporação completará no próximo dia 15, mas prefiro seguir outra linha de raciocínio, considerando que na página Diários de Motocicleta, você poderá ter uma noção sobre esse aspecto, caso lhe interesse. Sendo assim, quero deixar aqui apenas uma impressão destes anos.


Quando aqui ingressei, não tinha a noção do que era a Guarda Civil Metropolitana. Conhecia superficialmente a Inspetoria de Apoio Motorizado - IAMO (hoje extinta). À época, eu não tinha outro objetivo senão fazer parte desta equipe. Transcorreram-se três longos anos até que a minha chance chegasse e, apesar de a inspetoria já estar extinta, passei a trabalhar com aqueles que fizeram parte dela, o que para mim era a mesma coisa.


VEJA AINDA: Não sei onde estou 'com o meu voto' que não mando tudo às favas!

Muita coisa aconteceu nesse tempo: novos integrantes, novas missões, novos rumos. Um dos momentos que eu considero dos mais importantes foi a incorporação do grupamento de motociclistas à nova inspetoria que era criada à época: a Inspetoria de Operações Especiais - IOPE. O motivo? Era a chance de reunir novamente os integrantes que ficaram dispersos por novas inspetorias criadas no período. Estávamos juntos novamente!


De lá para cá, buscamos sempre o aperfeiçoamento. Lutamos sempre pela busca do profissionalismo a cada dia de trabalho. Juntamente com os demais integrantes da IOPE, visualizamos um futuro mais promissor. Dentre tantos momentos difíceis, permanecemos de cabeça em pé. Dentre tantas situações de louvor, sabemos que cumprimos a nossa parte.




Neste período, surge O Cão De Guarda Notícias, que no início se chamava Blog do GCM Motociclista Guerra. Nada além de um álbum de fotos on line no seu surgimento, e que toma uma nova proporção com o passar dos anos. Fico feliz por essa conquista, que passa por muitas mãos - e cérebros!

E você acredita que tudo está bem apenas porque parece estar

Talvez o que tenho para compartilhar com você neste momento de minha vida profissional sejam vitórias, derrotas, incertezas... mas, principalmente, confiança. Quem me conhece, sabe: sempre fui considerado aquele tipo de profissional detalhista - para não utilizar o termo chato. Talvez, até mesmo uma frase que gosto de utilizar e sirva para ilustrar o meu modo de pensar seja "Não vim aqui fazer amigos. Amizade é o resultado daquilo que você realmente é".

E MAIS: Inspetoria de Operações Especiais - IOPE: Escolta de artefatos da Civilização Maia para exposição em São Paulo (Atualizado com vídeo)

Sou aquele tipo que busca pelo aperfeiçoamento constante como uma das metas profissionais. Sou aquele cara que não aceita que falem mal da instituição à qual faço parte, mas que acredita que a discussão para o aperfeiçoamento dos serviços prestados é fundamental. Sou aquele que, quando parece estar baixando a cabeça para as dificuldades do dia a dia, paro, analiso, se for necessário recuo para então voltar a avançar. Facilitar para quem deseja isso não é a minha cara

Também entendo o serviço público como algo que, por muitas vezes, não é construído apenas com discussões sobre a melhor forma de atender a sociedade. Também não passa apenas pela criação de normas e leis - além de suas execuções: por inúmeras vezes, ele é construído com uma pá, enxada ou pincel nas mãos. Isso significa que eu concorde? Não. Significa apenas que se algo deve ser feito, que se faça. Ou, sem perceber, acabaremos erguendo ao nosso redor um muro das lamentações (não utilizando aqui qualquer crítica religiosa) .

Sou aquele que, como muitos, acredita que os agentes de segurança pública devem ser valorizados - tanto no aspecto de condições de trabalho, evolução funcional, salários condizentes com o risco da profissão e culminando com uma prestação de serviços de alto nível. O resultado direto de tais providências é o reconhecimento da qualificação institucional por uma parcela ainda maior da sociedade.

E você, o que está fazendo por si? Está esperando olharem por você enquanto se esconde atrás de mil desculpas? 

Estaremos juntos pelos próximos anos. Agora, com uma nova turma que ingressa na instituição. Talvez nem todos estejam realmente imbuídos da filosofia impressa no Brasão do município - NON DVCOR DVCO (Não sou conduzido, conduzo): Isso só o tempo mostrará. Mas espero que não esqueçam: Aqui morreram pessoas, aqui homens e mulheres se tornaram heróis - na maioria das vezes não reconhecidos ou ao menos lembrados. A sua missão? Faça respeitar as suas memórias - se não for capaz, nem precisa pedir para sair... já foi?!


Parto agora para mais uma missão. Desta vez, o Desfile Sete de Setembro em comemoração aos 192 anos de Independência do Brasil. À parte de qualquer dificuldade, me sinto honrado de participar destas comemorações - é o que deve nos fazer se reconhecer como sociedade brasileira.

Deixo aqui a imagem de um dos grandes nomes da instituição em momentos como esse (e tantos outros): Inspetor Barbosa. Toda a minha grata admiração por este oficial GCM/SP.





Desta vez, apesar de parecer uma perda para mim, o que na verdade, encaro mais como o compartilhamento de uma parceria de forma mais ampla, destaco a GCMF Roberta. Minha parceira profissional durante anos - e que agora é transferida para o CFSU para colaborar com os profissionais do Centro de Formação em Segurança Urbana. 'Perco' o meu sexto sentido na figura desta mulher, e a casa de ensino ganha uma mais uma exemplar educadora.


Imagem registrada durante ação da Guarda Civil Metropolitana
em incêndio na Comunidade do Moinho. Registro: Bombeiro no local.




Imagem registrada no mesmo local, alguns dias após o incêndio.
Foto: Roberta Faria






























E para finalizar, assista ao vídeo abaixo, que apresenta alguns momentos dos preparativos para o evento acima mencionado e uma grata surpresa ao final da edição. Fotos, filmagens e edição: Dennis Guerra:





Sobre o autor - Dennis Guerra: Brasileiro, 38 anos de idade, casado: Treze anos na Guarda Civil Metropolitana; Doze anos na função de Motociclista; Gestão Específica. Cursos SENASP: Condutor de Veículos de Emergência; Violência, Criminalidade e Prevenção; Técnicas e Tecnologias Não Letais para Uso Policial; Capacitação em Educação para o Trânsito; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial e Uso diferenciado da Força. Outros: Táticas Operacionais Defensivas - CFSU; Escolta e Batedor com Motocicletas - PRF; Pilotagem Segura com Motocicletas CET; Pilotagem Defensiva Honda Indaiatuba Curso de Educador - CFSU.

Com energia suficiente para os próximos anos!



6 comentários:

  1. boa tarde guerra quem fala é o 1 classe garcia irvp lhe desejo uma longa caminhada nesta instituição que é a gcm hoje estou para completer 28 anos de gcm e espero que um dia quando eu não mas estarei aqui devido a minha aposentadoria entrarei um dia no seu blog e gostaria de ler que voce completou 28 anos de gcm parabens felicidades e quem sabe um dia a gente se encontra para eu te dar um grande abraço .

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Garcia, em breve nos encontraremos por aí!

    ResponderExcluir
  3. Caro Guerra

    Em nossa jornada dentro do uniforme azul marinho em alguns momentos ocorrerá esta ( perda ) sei que Vcs do IOPE sentirão a fala da GCMF Roberta sei que no IOPE Vcs sentirão a falta dela ... mas tenham em mente que ela esta com certeza desempenhando suas funções no CFSU com a mesma integridade ... dedicação ... e profissionalismo, assim como a conheci a alguns anos atras, tenho em mente que o IOPE não perdeu, abriu mão de uma ótima profissional para que ela possa mostrar as outras pessoas o que é a GCM, o que faz aonde faz e como faz ... tudo isso do jeito mais certo e confiável, nunca fui do IOPE mas tenho certeza também que todos Vcs continuarão na labuta de todos os dias sempre com suas mentes elevadas e enaltecendo sempre o nome da nossa instituição. Roberta parabéns pela nova missão, confiamos em vc.

    Inspetor Valério

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Inspetor Valério... obrigado pelo texto, tão empático e que torna o momento ainda mais reconfortante. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Guerra, mesmo estando em plantões distintos, compartilho com a mesma linha de pensamento que o seu.

    ResponderExcluir
  6. Guerra,

    Mais uma vez meus parabéns, você com certeza é o futuro da Corporação, espero que possa Comandar com maestria e a sensibilidade necessária para o resgate do lema de nossa canção, aliada, protetora e amiga...

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.