2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

29 agosto 2014

Não sei onde estou 'com o meu voto' que não mando tudo às favas!

29/08/14 - Por Dennis Guerra: Normalmente, quando penso em escrever sobre algo, a primeira coisa que me vem à mente é o título do texto. Neste caso, fiquei em dúvida sobre o título acima ou Dennis Guerra - O Empregado do Mês! Mas, por incrível que pareça, ao escolher o título posto, encontrei uma interessante informação durante a pesquisa para o texto:






a origem da expressão Mandar às favas. Veja: 

"Segundo Câmara Cascudo, antigamente, votava-se com as favas brancas e pretas, significando sim ou não. Cada votante colocava o voto, ou seja, a fava, na urna. Depois vinha a apuração pela contagem dos grãos, sendo que quem tivesse o maior número de favas brancas estaria eleito."



Daí vem expressões como "favas contadas" (negócio certo) e "mandar as favas" (parar de discutir e mandar a julgamento, a pleito, a votação, mas que depois tomou tom pejorativo e significou mandar a mer... enfim). Fonte: Blog Sopa Primordial

VEJA AINDA:

Então você se pergunta sobre o que pretendo escrever e qual a relação entre tudo isso. Explico: na noite anterior recebi a seguinte informação pela rede social WhatsApp à qual transcrevo na íntegra. Preservarei o nome:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Contato - Boa tarde! Sou GCM de... e gostaria de divulgar minha Candidatura para Deputado Federal 

(seguindo perfil Facebook e foto de campanha)

Olá (nome preservado)! Infelizmente vc demorou para fazer esse contato. No blog já existe uma enquete para escolher os candidatos que permanecerão na página, ou seja, quem vai escolher são os visitantes. Não tenho como retomar a enquete agora. Mas valeu pelo contato, obrigado!

Contato - Não quero participar de enquete, quero somente a divulgação da minha candidatura para que o blog seja DEMOCRATICO e os colegas tenham mais uma opção.

Claro que, nessas horas, todas as aulas de Yoga e Thai-shi-shuan devem servir para alguma coisa. Pena que não fui à nenhuma delas. De forma irônica, respondi:

Ah, entendi. Então aguarda no blog que vc já tem o meu voto.

Contato - Fico no aguardo...da divulgação!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na falta de até mesmo um simples obrigado (pois educação nunca é demais) me veio à mente a sugestão de título Dennis Guerra - O Empregado do Mês! Mas, nem com um empregado a falta de gentileza é apropriada - muito pelo contrário - pois, ao meu ver, gentilezas são ferramentas pelas quais demonstramos a nossa educação, evitei me restringir à coisas menores.

Todavia, existe algo muito mais importante a ser tratado aqui. Primeiro (e menos importante) é que este blog não tem a obrigação de provar ser democrático ou não - essa foi, é e será uma definição de Visão e Missão, já elencadas em página específica. 

Prévias

Segundo, e onde reside a real importância deste texto, é que um dos maiores problemas para a escolha de parlamentares que nos representem sempre foi o grande número de pessoas que se fazem elegíveis. Claro, a Constituição Federal garante a pluralidade política e o direito a quem quer que seja ser eleito para o cargo que seja do seu interesse.

Porém, eu, como editor deste site, cidadão (que procura exercer os seus direitos e deveres) e participante de uma classe profissional específica, sempre vi nessa grande apresentação de candidatáveis um risco pela simples divisão de votos e eterna não eleição de seu ninguém.

Dentre outros motivos (como não direcionar a intenção de voto) este site sempre se apresentou como imparcial na divulgação de candidaturas, seja quais forem. Por outro lado, por essa página de comunicação, pretendemos chamar a atenção para uma melhor organização para períodos como esse, cujo os nossos interesses como instituição devem se sobrepor aos interesses pessoais e partidários. Veja:

Espaço reservado para os candidatos - O Cão de Guarda Notícias abre espaço para as candidaturas estaduais e federais, reservando-se ao direito de lembrar que este site não apresenta apoio exclusivo à nenhum dos eletivos.

Por que digo isso? Porque, na minha opinião (se você queria ou não, tá aí ela) deveriam ser realizadas prévias para os candidatos interessados disputarem, mantendo-se um único nome escolhido pela maioria e concentrando todos os esforços em uma úncia candidatura. Neste caso, eu não saberia afirmar se o próprio sindicato poderia realizar tais processos. 

Enquete

Baseado nesta ideia, O Cão De Guarda Notícias apresentou uma relação de candidatos que fizeram contato com o site - no tempo hábil. Após certo tempo de exposição, foi apresentada uma enquete com o nome e cargo dos elegíveis. Após o fechamento desta enquete, apenas um candidato a cada cargo parlamentar permanecerá na página. 

Aí, me vem um cidadão, exige que o seu nome seja divulgado (para que o blog seja DEMOCRATICO) e diz que não quer não quer participar de enquete?

Tudo bem. Após a publicação deste post, ele será encaminhado ao candidato em questão. Caso ele autorize, esta postagem será autorizada com o banner de campanha e tudo o mais que ele queira. 

Curiosidade I: Mandar tudo às favas está relacionado justamente com eleição;

Curiosidade II: Quando comentei o ocorrido com a minha família, o meu filho de 15 anos de idade afirmou "Acho que ele ganhou mais três votos aqui em casa".

Irônico tal qual o pai!


Dennis Guerra: Brasileiro, 38 anos de idade, casado: Doze anos na Guarda Civil Metropolitana; Onze anos na função de Motociclista; Gestão Específica. Cursos SENASP: Condutor de Veículos de Emergência; Violência, Criminalidade e Prevenção; Técnicas e Tecnologias Não Letais para Uso Policial; Capacitação em Educação para o Trânsito; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial e Uso diferenciado da Força. Outros: Táticas Operacionais Defensivas - CFSU; Escolta e Batedor com Motocicletas - PRF; Pilotagem Segura com Motocicletas CET; Pilotagem Defensiva Honda Indaiatuba Curso de Educador - CFSU.

Irônico por natureza!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.