Guarda Municipal de Campinas lança aplicativo para (pedir socorro) pelo celular

24/07/14 - A Guarda Municipal de Campinas lançou nesta terça-feira (22) um aplicativo que irá possibilitar a qualquer cidadão pedir socorro por meio do aparelho celular, com apenas um toque. O "Guarda Amigo" já está disponível para download gratuitamente e funciona como uma espécie de 






botão de pânico, que pode ser acionado em caso de emergência. O software foi desenvolvido por técnicos da GM em parceria com a Informática de Municípios Associados (IMA). Seu funcionamento é bem simples: após baixá-lo na Play Store, é preciso cadastrar amigos, parentes e pessoas que irão receber o seu pedido de socorro quando ativado. A lista de contatos é ilimitada. Além disso, é preciso ativar o GPS do aparelho. O aplicativo, por enquanto, está disponível apenas para aparelhos com sistema Android (usuários já podem baixar gratuitamente o aplicativo na loja Google Play), mas em cerca de 30 dias poderá ser baixado por usuários de Iphone e Ipads (que utilizam a plataforma IOS).




































Em uma situação de perigo, o proprietário do aparelho entra no aplicativo e aperta o botão vermelho. Automaticamente, todas as pessoas que foram cadastradas receberão uma mensagem no celular a localização exata de onde partiu o chamado. De acordo com Marcelo Silva, assessor técnico da Secretaria Municipal de Segurança, a nova ferramenta irá possibilitar um pedido de ajuda sem a necessidade de fazer uma ligação.

"A ideia é que quem estiver em perigo acione sua rede de amigos para que essas pessoas possam acionar mais rapidamente a GM ou a PM em caso de emergência" , disse Silva. "Moradores de condomínios poderão estar conectados com a portaria, com seguranças, por exemplo. É um aplicativo revolucionário que irá trazer inúmeros benefícios. Além disso, é a primeira cidade no Brasil a desenvolver uma ferramenta como essa."

A primeira demonstração foi feita nesta terça (22), na nova base da GM Ambiental, na Rodovia Heitor Penteado. O prefeito Jonas Donizette (PSB) acompanhou o teste e elogiou o novo dispositivo. "Hoje, as organizações criminosas usam todo tipo de tecnologia. Nós também precisamos usar a tecnologia a nosso favor. É mais uma alternativa de oferecer à população maior sensação de segurança."

A reportagem do Correio também testou o "Guarda Amigo" e comprovou sua eficiência. Possui apenas 499 Kb e já vem com uma mensagem automática com um pedido de "socorro" , mas que pode ser personalizada.


Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Faça o seu comentário com responsabilidade. Muito obrigado!

Por Dennis Guerra