2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

18 julho 2014

'Corta pra mim' - Marcelo Rezende afirma que ocorrerá choque de competências entre guardas municipais e polícia militar

18/07/14 - Por Dennis Guerra: A aprovação do PLC 039/2014 que reconhece o Poder de Polícia das guardas municipais, aprovado por unanimidade pelo Senado Federal no último dia 16/07 já vem gerando um grande número de discussões, debates e até mesmo comentários - por vezes infundados. Um deles, feito na tarde de hoje no Programa 

VEJA TAMBÉM: O que muda na Segurança Pública com o reconhecimento do Poder de Polícia das guardas municipais?


Cidade Alerta pelo apresentador Marcelo Rezende gerou um certo mal-estar entre alguns telespectadores. O apresentador afirmou que "... a aprovação deste projeto irá provocar um choque de competências entre as guardas municipais e a polícia militar...". 

VEJA AINDA: 'Especialista' em Segurança Pública, José Vicente se refere a 'poderzinho' das guardas municipais

Entendo a avaliação feita pelo apresentador. Apesar de muitos terem sentido-se afrontados pelo comentário, não devemos esquecer que um dos focos do programa sempre foi criar polêmicas através de um jornalismo sensacionalista. Além, é claro, de uma vertente populista, considerando que o próprio apresentador - que tem mais de 40 anos na área jornalística - apresenta-se muitas vezes como uma pessoa com menos qualificação em relação ao que realmente possui.

Provavelmente existem aí outros debates ocorrendo, até mesmo com menos conteúdo aproveitável, do que o citado acima. Porém, existem debates mais sérios ocorrendo em outras esferas a que deveríamos prestar mais atenção. Veja, por exemplo a entrevista do Dr. Eduardo Leite - OAB (Conselheiro Efetivo da OAB/SP (2013/2015) Diretor Presidente do IPESO - Instituto de Pesquisa e Estudo Estratégico de Segurança Humana e Desenvolvimento Social) São Paulo - ao Programa Revista da Cidade no início de 2013 - à partir de 41:03, em que ele afirma que o maior número de prisões em Flagrante Delito é realizado justamente pelas guardas municipais. 

Em outro vídeo, temos o jurista Bismael Batista de Morais que faz uma avaliação (já em 2012) ainda mais abrangente da função e do trabalho realizado pelas guardas municipais. Veja o vídeo abaixo:





Então, corta pra mim: se vamos ocupar o nosso tempo com discussões e debates, que sejam com pessoas realmente preparadas e dispostas a participar de um diálogo realmente produtivo. Do caso contrário, não percamos tempo. 

Fonte da imagem: R7

Sobre o autor - Dennis Guerra: Brasileiro, 38 anos de idade, casado: Doze anos na Guarda Civil Metropolitana; Onze anos na função de Motociclista; Gestão Específica. Cursos SENASP: Condutor de Veículos de Emergência; Violência, Criminalidade e Prevenção; Técnicas e Tecnologias Não Letais para Uso Policial; Capacitação em Educação para o Trânsito; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial e Uso diferenciado da Força. Outros: Táticas Operacionais Defensivas - CFSU; Escolta e Batedor com Motocicletas - PRF; Pilotagem Segura com Motocicletas CET; Pilotagem Defensiva Honda Indaiatuba Curso de Educador - CFSU.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.