07 junho 2014

Inspetoria de Operações Especiais - IOPE: Escolta de artefatos da Civilização Maia para exposição em São Paulo (Atualizado com vídeo)

07/06/14 - Por Dennis Guerra: Na última semana, a Inspetoria de Operações Especiais - IOPE, foi encarregada de promover a segurança no translado de carga especial vinda diretamente do México para a cidade de São Paulo. A carga, composta  

VEJA TAMBÉM: Xtrax ou GoPro - Venha conosco!


de artefatos da Civilização Maia, fará parte - ainda neste mês - de uma exposição sobre a antiga civilização na Oca - Parque Ibirapuera, em evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. Com a chegada do material no Aeroporto Internacional de Cumbica, foram destacados os integrantes do Grupamento de Motociclistas IOPE juntamente com equipes de viaturas para a realização do translado. Ao todo, foram três dias de envolvimento na operação.

VEJA AINDA: Você já se perguntou qual é a sensação de participar de uma escolta?


























Foto ilustrativa (sem relação direta com a exposição) Fonte: VickNews


Com a importância do acervo, ficou definido como prioritário o nível de escolta a ser realizada, além do que o translado só poderia ter início no período noturno. Além disso, os responsáveis pelas obras e as suas exposições ao redor do mundo acompanharam toda a operação participando de todo o processo. Com base nessas informações, os integrantes do Grupamento solicitaram – em caráter emergencial – autorização à chefia de



Operações Especiais a possibilidade de testar equipamentos de sinalização noturna e identificação referente à escolta. Nesse caso, coletes com faixas refletivas (com especificações Denatran) foram colocados em teste. Com foco no melhor aproveitamento da missão e segurança dos motociclistas-batedores, a aquisição de tais equipamentos se mostrou completamente favorável, produzindo um melhor entendimento





por parte dos demais usuários das vias percorridas e acentuada sensação de segurança pelos motociclistas IOPE. Conforme a implementação definitiva, tais coletes farão parte de quaisquer demais escoltas - independente do período - por ser peça de fundamental importância. Tanto o comando e subcomando de IOPE - Inspetor Rocha e Inspetor Lourenço - foram favoráveis aos equipamentos.





Além disso, um par de rádios tipo TalkAbout (regulamentados pela Anatel) também foram inseridos durante a escolta. O recurso visa manter em contato os batedores durante o trajeto, complementando informações e orientando a quaisquer novas situações durante o translado.

Contribuindo com a missão, diversos integrantes da Inspetoria do Parque Ibirapuera, por intermédio do Inspetor Cantelli, prestaram o apoio necessário pelo local. Fotos, filmagens e edição: Dennis Guerra.



Assista ao vídeo abaixo com alguns momentos das escoltas.





Veja outras imagens em diferentes momentos da missão:





























As fotos abaixo demonstram a diferenciação promovida pela utilização dos coletes







































2 comentários:

  1. muito bom o uso dos coletes refletores, porém em vez de escolta deveria estar escrito as letras GCM.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Gean! O que ocorre é que tais coletes foram providenciados de forma emergencial e o objetivo é justamente mostrar aos demais usuários da via o que está ocorrendo à sua frente, ou seja, uma escolta (além, é claro, de trazer mais segurança ao motociclista). No mais, o brasão da GCM está na parte frontal, indicando a corporação ao qual pertencem os agentes. Espero ter esclarecido. Abraços!

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.