04 maio 2014

Guarda Municipal é baleado por Policial Militar quando reagia a um assalto

04/05/14 - Um GM (Guarda Municipal) de folga e à paisana foi ajudar a combater um assalto no bairro Parque Santa Bárbara, em Campinas, no limite com Hortolândia, foi confundido com um dos assaltantes e acabou baleado no ombro pela PM (Polícia Militar). Na ocorrência, o adolescente Vinícius Bordon Pires, 17, acusado de praticar do crime, também foi baleado,



não resistiu aos ferimentos e morreu. O guarda permanece internado, mas o ferimento não foi grave e ele não corre risco de morte.

O caso foi registrado no 1º DP (Distrito Policial) de Campinas. De acordo com o boletim de ocorrência, dois homens, um deles armado, entraram em um bar na Rua Teodoro Guedes de Campos, no Parque Santa Bárbara, por volta das 22h30, e anunciaram o assalto no caixa.

O GM Gilberto Alves Martins, 37, estava no local, de folga e sem farda.

Ao perceber o assalto, ele reagiu sacando sua arma. Os dois criminosos pegaram o dinheiro no caixa e fugiram ao ver que o guarda estava armado.

O GM foi atrás dos assaltantes e trocou tiros no meio da rua, acertando o adolescente na perna e no tórax. O segundo assaltante conseguiu entrar em um Palio, onde estava um terceiro homem, e fugiu. Ele levou R$ 120 que havia roubado do caixa do bar.

CONFUSÃO

Durante a fuga e o tiroteio, uma viatura da PM estava passando pelo bairro e foi até o local do crime.

Os policiais viram o guarda municipal sem farda e armado, e alegaram que, quando o viram, ele teria levantado a arma, o que foi confundido como um sinal de reação e que também os fez pensar que o patrulheiro era um dos assaltantes. Após o gesto, ele acabou sendo baleado no ombro.

Em seguida, Martins se identificou como guarda municipal para os policias militares e foi socorrido pelos próprios PMs, que o levaram até o HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde recebeu os cuidados e segue internado.

Seu estado não era considerado grave ontem à tarde.

FICHA POLICIAL

A Polícia Civil informou que o adolescente havia se envolvido em uma ocorrência de roubo na semana passada, foi fichado, mas liberado para voltar para os cuidados dos pais. O velório do jovem morto no confronto com o guarda começou no final da tarde de ontem, no Cemitério São João Batista, em Valinhos, onde o adolescente morava.

O enterro do adolescente está programado para ocorrer na manhã de hoje, no mesmo cemitério.



0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.