13 abril 2014

Para o senhor eu presto a devida continência!

13/04/14 - Por Dennis Guerra: A vida nos leva a conhecer e, por muitas vezes trabalhar, ao lado de certas pessoas que, de uma maneira ou outra, trazem um grande diferencial ao seu modo de entender e avaliar as coisas ao seu redor. Dentre tantas pessoas como essas, neste momento eu quero destacar um profissional exemplar: Jackson de Quadros.




Quando foi criado a alguns anos, este site consistia praticamente em um álbum de fotos on line onde imagens do dia a dia de serviço eram registradas e compartilhadas entre alguns colegas. Com o passar dos tempos ele tomou para si uma outra função, mais abrangente e de certa consistência. 

Naquela época, era mais difícil convencer os profissionais da área de segurança - Urbana/ Pública - a encaminharem as suas ocorrências para o site. Mas existia uma equipe específica que, além de colaborar com esse trabalho, realmente incentivavam a sua continuação. Eram eles os GCMs Tadeu, Jackson e Jefferson Guerra.





























Integrantes do IOPE são homenageados em evento na sede da Prefeitura de São Paulo. Foto: Dennis Guerra

Dias atrás presenciei uma dinâmica onde o objetivo principal era destacar qualidades do profissional à sua frente. Podemos perceber em uma situação como essa que elogiar parece ser algo fácil, mas na prática, não é tão simples. E qualquer coisa que fosse dita por mim referente ao lado humano e profissional deste agente não seria capaz de fazer você entender o meu posicionamento. 


A melhor maneira de apresentar o perfil profissional e as qualidades deste agente é justamente fazendo uma mescla entre o trabalho realizado através deste site e disposição do GCM Jackson ao trabalho. Sendo assim, relembre esta postagem de 2009, que tornou-se um divisor de águas e mudou de forma exemplar tudo o que veio depois:

Qual é a verdadeira finalidade de um blog existir?

2009 - Por Dennis Guerra: Quando um blog é criado, na maioria das vezes não sabemos exatamente o que pretendemos com ele. De certo modo ele acaba se construindo por si só. Em um primeiro momento achei interessante utilizá-lo para registrar na web as fotos de trabalho que registro no dia a dia.

Após um tempo, percebi que isso era pouco, e então comecei a publicar postagens a exemplo do meu amigo e excelente profissional, GCM Duarte, e repassar as informações que chegavam a mim, garimpando outras. Mas talvez o que se segue fosse um pouco além do que eu poderia ter imaginado um dia: poder atender a solicitação de um munícipe. Talvez não na solução do problema, mas com certeza no empenho que foi direcionado.

Empenho de integrantes da GCM que, mesmo em um dia de folga e recebendo um 'desabafo' por e-mail, resolvem atender ao chamado do cidadão.

E-mail I

SOLICITAÇÃO: DESCARTE IRREGULAR DE ENTULHO EM VIA PÚBLICA - "Li seu blog e gostei muito das matérias e por isso resolvi escrever e enviar algumas fotos do problema crônico que passo em frente a minha casa,com o descarte ilegal de entulho por vizinhos e pessoas que passam de carro. Fiz várias ligações para a PM-SP, mas eles alegam que tenho que ir até a delegacia para poder concretizar o

Foto ilustrativa - Fonte: Ronchi


flagrante.Como se moro em um bairro cheio de bandidos e marginais !!!! ???? Estas fotos foram tiradas na AV. (SIGILO) JD.(SIGILO) ABRAÇO E OBRIGADO !"

E-mail II

"Bom dia, Sr. R.! Fico muito feliz que tenha visitado o blog. Ele tem a finalidade de divulgar informações, mas fico mais feliz em saber que ele possa ter realmente uma utilidade pública! No caso descrito, o mais importante é entrar em contato com a Guarda Civil Metropolitana pelo fone 153 ou com o atendimento da Prefeitura, no 156. Nesses casos, a orientação é totalmente inversa a que a Polícia Militar lhe encaminhou: -Serão tomados procedimentos administrativos, ou seja, será intensificada a fiscalização; -Em caso de flagrante aferido pela Guarda Civil, o autor será encaminhado à delegacia especializada, não sendo necessário a presença do denunciante. O mais importante é que tanto o senhor quanto as pessoas que se sentem incomodadas com essa situação façam constantes denúncias à Guarda Civil e prefeitura. De qualquer maneira, encaminharei o seu e-mail aos meus superiores e entrarei novamente em contato. Muito obrigado por nos presigiar através do blog! GCM Guerra"

E-mail III

"Muito obrigado por ter lido meu email, fico muito feliz só pelo fato ter sido passado a frente". 

E-mail IV

"Boa noite, senhor R. Inicialmente, não se faz necessário agradecimentos por sua parte, afinal, estamos aqui para servir a população da Cidade de São Paulo. Nesse caso, o agradecimento parte de mim, pelo senhor ter nos prestigiado pelo blog. Encaminho a cópia da resposta do meu superior hierárquico ao seu pedido"

E-mail V

"SENHORES, RECEBI O E-MAIL E PODEMOS CONSTATAR TRATAR-SE DE UM PROBLEMA CRÔNICO EM TODA A CIDADE. NO CASO ISOLADO ESTOU ENVIANDO AO SENHOR CHEFE DA IOPE SUGERINDO QUE SEJA ENCAMINHADO À INSP. REGIONAL RESPONSÁVEL PELA RONDA DA REGIÃO DO JARDIM (SIGILO) É SATISFATÓRIO VER QUE A POPULAÇÃO TEM SE PREOCUPADO EM FISCALIZAR OS MORADORES INFRATORES E SE PREOCUPADO COM O MEIO-AMBIENTE.E MELHOR, UTILIZANDO UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO QUE PENSÁVAMOS SER VISITADO SOMENTE POR INTEGRANTES DA GCM."

E-mail VI

"Boa noite Guerra! Realmente fiquei espantado com a atenção que tive desde que entrei no seu blog. Em nenhuma repartição que estive até o momento obtive este tipo de atenção.Só tenho a agradecer a você,seus companheiros de farda e seus superiores por abraçar este problema no qual se torna cada vez mais comum infelizmente em nossa Cidade. Saudações! R.C."

E-mail VII 

Boa noite, Senhor R. Fico feliz por saber que o senhor sentiu-se bem atendido em seus anseios. Porém tenho uma informação importante para repassar ao senhor: Quanto recebi o seu e-mail, o encaminhei não só ao meu superior hierárquico imediato, como também à parte do efetivo de Operações Especiais - IOPE. O que até eu mesmo não esperava de nossos é que um dos integrantes a base, GCM 2° classe Jackson, que reside nas redondezas do seu bairro, conferiu o recebimento do e-mail pelo celular, foi até o local e não tendo como entrar em contato com o senhor, foi até a uma mercearia próxima e, avaliando a questão mais de perto, entrou em contato com a Central de Telecomunicações da Guarda Civil Metropolitana pelo 153, efetuando o pedido de LIMPURB no local. Tudo isso no seu dia de folga. Inclusive, o GCM Jackson me informou que passará outras vezes pelo local, até mesmo para registrar com imagens o fato, para que possamos encaminhar o resultado à nossa chefia. A minha satisfaçao em lhe atender só é superada pela orgulho que sinto em trabalhar com profissionais desse gabarito, que empenham-se até mesmo em um dia de folga para atender o cidadão. Obrigado novamente! GCM Guerra

E-mail VIII

"Boa noite ! Realmente a visita ao seu blog foi o achado ao ano !! Qualquer coisa segue o meu contato para qualquer esclarecimento.Fico mais contente ainda em saber que tem uma pessoa da corporação que mora aqui perto, quem sabe até posso conhece-lo para comprovar melhor os fatos. Obrigado mais uma vez e forte abraço!  R.C." Fonte original: O Cão de Guarda Notícias
Hoje, este guerreiro não faz mais parte daqueles que encontrarei no início do meu dia de trabalho, mas ficará marcado para sempre como um dos guardas civis mais dignificantes da função. Azar de nós que nos despedimos agora, sorte de quem o recebe e entenderá do que estou falando. Não cabe a mim discorrer sobre os motivos da mudança, apenas - e só isso - deixar claro que sejam quais forem os motivos, perdemos.


GCM Jackson - Guerreiro. Foto: Michelle Lopes



Jackson de Quadros, para o senhor eu presto a devida continência. Muito obrigado, parceiro!



Saiba mais clicando na imagem abaixo:





Sobre o autor: Dennis Guerra - Brasileiro, 38 anos de idade, casado: Doze anos na Guarda Civil Metropolitana; Onze anos na função de Motociclista; Cursando Gestão Específica. Cursos SENASP: Violência, Criminalidade e Prevenção; Técnicas e Tecnologias Não Letais para Uso Policial; Capacitação em Educação para o Trânsito; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial e Uso diferenciado da Força. Outros: Táticas Operacionais Defensivas - CFSU; Escolta e Batedor com Motocicletas - PRF; Pilotagem Segura com Motocicletas CET; Pilotagem Defensiva Honda Indaiatuba Curso de Educador - CFSU.


4 comentários:

  1. Agradeço aos amigos pelos manifestos de solidariedade , lamento a falta de maturidade da gloriosa,aprendo a cada dia o que não fazer, mas aos guerreiros segue os dizeres : Quando um guerreiro cair ele se levantará lentamente analisando sua queda, quando deruba-lo se erguerá mais rápido com um detalhe cada vez mais forte .....KVRA2 JACKSON

    ResponderExcluir
  2. Conheço bem meu amigo , camarada e irmão de quantas não me livrou caráter e atitude sempre fizeram parte deste guerreiro , aqui em VGPta ninguém precisa descrever o nego todos nós conhecemos não posso descrever , quantos cursos, ocorrências , quantos corres..... Nunca baixou a cabeça pra baboseira alguma , bateu de frente com comando por causa de guarda eu o conheço bem e o que tem dentro dele...coração puro, conhecimento mostruoso, atitude de homem , parceiro aparece ......... Figueiredo.

    ResponderExcluir
  3. A cara do iope......olhe pra ele , atitude e humildade CHOQUE

    ResponderExcluir
  4. A cara do iope......olhe pra ele , atitude e humildade CHOQUE

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.