2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

07 abril 2014

Manifesto dos 2ª e 3ª Classes da Guarda Civil Metropolitana - Valorização e Plano de Carreira

07/04/14 - O sonho está prestes a acabar, teremos de acordar: Nos prometeram um Porsche e eis que nos deparamos com um Karmann-Ghia em péssimo estado. Decorridos quase um ano de alarde e promessas na 



tentativa de construção de um novo Plano de Carreira, defrontamos com a triste realidade de vermos nossas esperanças naufragarem ou esvaírem como fumaça.

É o velho jogo político permeado pela sofistica e artimanhas maquiavélicas pela desídia da honra e da palavra empenhada, triste condição humana constatada já na Grécia Antiga, onde o grande legislador Sólon, preceituando a compromisso na palavra escrita em substituição a falada pela fraqueza moral dos homens.

VEJA AINDA: Uma carta ao Fernando Haddad

Após 8 anos da política nefasta de desvalorização dos funcionários públicos, terceirizações, arrochos salariais num mix de baixo neo liberalismo com características fascista,

Mas dessa vez seria diferente - pensávamos: administração nova, partido de esquerda, historicamente defensor da classe trabalhadora, compromisso de valorização de toda classe de servidores, presidente do sindicato correligionário do Prefeito, candidato e apoiador de campanha na legenda, Prefeito vestindo literalmente a camisa da Guarda Civil. Pura ilusão!

Mas alguns dirão: "O Plano de Carreira é bom!". Sem dúvidas que sim, não negamos. Mas para quem, cara pálida? Diante de todo esse teatro, resta nos apenas a ironia e a denúncia, se é que não está explicita a situação.



Indubitavelmente não é satisfatório para os 2ªs e 3ªs classe, em grau menor para alguns 1ªs classe. Porque? Vamos por ordem:

Lembremos a todos que a justificação a implantação de um novo Plano de Carreira advêm do não cumprimento do atual Plano pela gestão anterior, tendo por consequência a impossibilidade de acesso na carreira, somada às perdas salariais por fatores inflacionários.

Nessa conjuntura quem dentro as referencias e classes sofreu imobilidade na carreira, sem concorrer a concurso de acesso, por 10 anos? Eu digo concorrer e não gratuitamente ganhar ao sabor da sorte. Foram os Inspetores? Classes Distintas? Os 1ªs Classes?

Ao rigor da lei, digo, se fosse cumprido o atual Plano de Carreira, todos os níveis perderam algo, embora em menor parcela. Esse possibilitaria até agora de 3 a 4 concursos de acesso aos profissionais em todos os níveis, possibilitando a um 3ª classe alcançar a 1ª classe; ao 2ª Classe chegar a Inspetor a C.Regional; ao 1ª Classe a Inspetor de Agrupamento. Delírio? É a lei sancionada pelo Prefeito.

Mesmo assim, por toda a carreira os 2ª Classes, incluindo quando havia  classe única de guardas, ficou a contemplar a ascensão de todos na carreira sem sequer uma única chance de promoção, alguns desses estão a se aposentar; tamanha a discrepância.

Dessa forma, o maior prejuízo e a maior injustiça a ser sanada, senão minimizada no processo histórico da GCM é aos atuais 2ª Classes.

Entretanto, assim como em 2004, mais uma vez vemos um tratamento desigual no critério de acomocadação do novo Plano, beneficiando quem menos perdeu e prejudicando os já mencionados prejudicados. Como?

- Fazendo alguns poucos favorecidos de outrora pegar carona no desfavorecimento dos 2ª Classes, perpetuando a antiga injustiça.

- Estabelecendo critérios restritivos de tempo aos 2ª e também aos 1ª classes quando o mesmo critério não é exigido CD, esse possuindo curso superior tambem dará 2 saltos na carreira. Mesmo não possuindo tempo e curso de nível superior, ainda assim será promovido.

- Quanto aos Inspetores poderem subir somente uma referencia, na prática a distancia hierárquica continua a mesma já que formam criados mais dois cargos abaixo dele em relação aos GCMs da base, em alguns casos ela até aumenta.

Assim o obstáculo é recolocado para constranger o caminho dos retardatários da evolução funcional, como é o caso do Classe Especial e do Subinspetor, degraus estes que não existiram para muitos que estão acima.

- Ainda sobre o cargo de Classe Especial não se encontrara no nível de supervisão, e no mesmo nível dos 3ª, 2ª, 1ª Classes, pois se integrasse o Nível II, deveria haver uma diferença salarial de 20% por mudança de nível, prejudicando mais uma vez a base.

- Ganha se 5% de reajuste, e perde-se 5% na redução da diferença das letras, da com uma mão tira com a outra. Somam-se a esses fatores aumento de responsabilidade.

Por último, porquê valorizar os Classes Distinta, Inspetores, Inspetores Regionais possuidores de curso de nível superior, excluindo os 1ª, 2ª, 3ª Classes? Acaso a Prefeitura, a Instituição e a população não se beneficia dessa condição na prestação de serviço dos 1ª, 2ª, 3ª Classes? Qual é o fundamento e o objetivo da política de formação continuada dos servidores e policiais?

Concluindo; no que se refere a progressão na carreira, nós 2ª e 3ª classes, também os 1ª classes ficam prejudicados neste quesito.

Quanto a questão salarial, os técnicos do Sempla ao elaborarem a nova tabela de vencimento, comparam-se a prestigitadores amadores ao apresentarem número tão ruim. Por incrível que parece terá que haver abono complementar para que alguns não tenham o salário reduzido, o que é inconstitucional. Absurdamente trocará parte dos proventos, esse direito adquirido, por abono correspondente. Já vislumbro uma "enxurrada de ações judiciais".

Assim para aqueles que ganham de R$ 4.000,00 a R$ 7.000,00, entendemos que não há o menor interesse em greve, isso é evidente, esses podem esperar. Enquanto nós não aguentamos mais!

Quando a falta de recuros, não esqueçamos que o Prefeito Haddad, renegociou a dívida com a União, o que desonerou sensivelmente as finanças de São Paulo. Contribui também o desmantelo da máfia dos fiscais pelo seu governo, que desviaram um valor de 1,5 bilhão aproximadade. Enquanto o custo do Plano de Carreira não chegaria a aumentar em 100 milhões a folha de pagamento.

Nos últimos anos o gasto com pessoal na PMSP tem caído de 37% para 30% (dados do Sindsep). Deixemos bem claro; à Prefeitura e ao Sindguardas:

  • Somos 5350 dos 6.043 integrantes da GCM/sp, onde 693 não saem ou não sairão as ruas, em razão de seus cargos de oficiais.
  • Somos quem de fato realiza o trabalho da GCM.
  • Somos a parcela da corporação com maior nível de instrução.
  • Exigimos respeito da Prefeitura e do Sindguardas. Muitos já falam em desassociação em massa do sindicato, exoneração e licença da prefeitura, tudo as véspera da Copa do Mundo. 

É pelo interesse da maioria que vocês devem trabalhar.

Ou nos represente ou falaremos por nós mesmos. Se estiverem cansados da luta, compreenderemos. Os nossos agradecimentos. Deixe que assumiremos daqui.

Fonte: A Mosca

Texto reproduzido em: Blog GCM News Brasil

14 comentários:

  1. Sr. Mosca
    Você tem todo o Meu Apoio, Estamos sendo Prejudicados desde a reestruturação da Marta.
    GCM 2ª Classe Seza -
    16 anos de GCM
    Formado Em Física

    ResponderExcluir
  2. Sugiro aos Guardas com nivel superior que possuem nivel superior que entrem na justiça pelo principio da isonomia. Nao faz sentido levar em consideraçao este quesito somente aod CDs.

    A Guarda continuara a perder seus melhores servidores com esta politica sem sentido. MERITOCRACIA JA! Quem estudou e continuou na carreira merece ser valorizado.

    ResponderExcluir
  3. Espero que no caso desse lamentável plano de carreira sair do papel um ano após do garantido pela administração que nenhum 2 CLASSE assine.

    ResponderExcluir
  4. Teatro de fantoches, o Poder público apropriou-se do sindicato. Como ficaram tolerantes e pacientes na gestão do PT!! Os aproveitadores de ocasião querem se dar bem em cima da injustiça desses guardas. Afinal de contas so deveria existir uma unica classe: A de Guarda Civil.

    ResponderExcluir
  5. Eu vou fazer uma confissão, se soubesse que a instituição GCM fosse assim. Totalmente abandonada pelo poder público, não teria entrado. Hoje estudo para ser aprovado em outro concurso. E não venham me dizer que não gosto do que faço, porque já dizia minha querida avó. Amor não enche barriga.

    ResponderExcluir
  6. BASE DE 920%, PARA OS 3 CLASSE, SUBAM OS 2 CLASSES PARA CES, COLOQUEM OS CES NO NIVEL 2 DA CARREIRA,INSCREVENDO TODOS AUTOMÁTICAMENTE NO PROXIMO CURSO, NÃO CONCURSO) de CDS em 2 anos, SUBAM TODOS 1 CLASSES A CDS,fICARIAM NO NIVEL II SÓ CES E CDS, OS CDS NOVOS A SUB iNSPETORES, E OS ANTIGOS A INSPETOR, FICARIA NO NIVEL III, SÓ SUB, E INSPETOR, DAÍ PAR CIMA É OUTRA FIRMA! AUMENTANDO O BASE TODOS TERÃO AUMENTOS.

    ResponderExcluir
  7. Que plano de carreira e esse onde o piso proposto p 2016 e 1629,00 bem menor do que e pago hj p os pms fazerem bico de gcm...que valorizacao e essa? que governo e esse? que restruturacao e essa? que sindicato e esse? que instituicao e Essa ?????

    ResponderExcluir
  8. Vamos acordar desse sonho de reajuste salarial, restruturação da carreira, acordem pobres servidores. Nós só teremos o que o governo quiser, esse leve e trás que o representante da categoria faz, é pura enganação. É bem assim mesmo, não está contente ? Pede pra sair, super herói chamado Guarda Civil Metropolitano, sim porque para ser um GCM nesta cidade, só sendo super herói....

    ResponderExcluir
  9. Colegas , sou 2º classe com 19 anos e estou participando ou acompanhando o triste cenário do plano de carreira e não posso me calar por ter sido prejudicado durante varios anos e quando enxergo uma luz no fundo do tunel, pronto meia duzia de profissional tenta novamente , me frustar.Pessoal eu estou preste a me aposentar, mas não consigo aceitar isso, e vejo que nosso sindicato nada faz para reverter , como disseram são somente blá, blá,blá ,mas acho que estão com o plano fechado. Eu já postei na Abraguardas, Sindicato e outros e espero que todos os 2º classes se unam para mudanças e fazer-mos historia dentro da GCM. Muito obrigado pelo espaço

    ResponderExcluir
  10. Será que poderemos reverter e evitar que este plano vá em frente, ou o que devemos fazer ?

    ResponderExcluir
  11. Estamos prestes a ter algumas saídas, merecidas, de GCM,s que irão se aposentar, logo após a aprovação da aposentadoria especial e que garante a integralidade a paridade com os que estão na ativa, pergunto: como ficará o salário desses futuros aposentados com as valorizações que estão dando aos GCM,s hoje? Aos futuros inspetores aposentados, um alerta: o salários de vcs, dependerá de quem estiver trabalhando. Se hoje um GCM em início de carreira Recebe menos do que um operador de telemarketing, que trabalha menos, que tem menos risco de vida, como manter um quadro de GCM,s com motivação para continuar na corporação?
    O atual plano de carreira instituído pela Lei 13.768, art. 14 e inciso 1° foi completamente desrespeitado. Há um novo Plano de carreira que está para entrar em vigor, mas que, ao invés de prestigiar as categorias iniciais, irá, mais uma vez, prestigiar quem está no topo da carreira, ou seja, de CD pra cima, enquanto que, segundo tabela de vencimento apresentada por sindicato da categoria, alguns padrões de vencimento irão ter reduções ao passo que de Sub inspetor para inspetor terá uma diferença salarial de cerca de 700,00 (setecentos reais). Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: Como ficará o salário dos aposentados daqui a cinco anos? daqui a Dez anos? e assim por diante? pois muitos irão embora, deixando a corporação nas mãos dos segundas Classes que hoje configuram a maioria da corporação, que foram prejudicados e estão sendo prejudicados mais uma vez nesse plano de carreira e, não pensem os senhores que não irão ser afetados num futuro breve, pois a valorização ou reajuste de suas aposentadorias irá depender de quem estiver na ativa, do trabalho, da valorização profissional. E como manter GCM,s interessados em ficar na corporação co um salário inicial pífio como o que está sendo oferecido? Muitos estão indo embora, muito ainda irão embora, e como ficará a corporação? e os aposentados? e os reajustes? algo a se pensar...

    ResponderExcluir
  12. Sou GCM há 19 anos e sem duvida a minha turma bem como outras foram muito prejudicadas na gestão petista da Srª Marta, agora nessa mesma gestão petista os segundas e agora os primeiras estão as vias de ser prejudicados novamente. Pelo que tenho acompanhado a negociação virou uma verdadeira bagunça, ora quantos representantes nos temos. O plano de carreira é da GCM SP e não nacional, portanto queria entender o que essa ABIG esta fazendo na mesa de negociação. Ora se os inspetores querem participar é plausível, o que não entendo é o que uma associação de cunho nacional esta fazendo no certame, acho que deveria estar envolvida com questões nacionais para as guardas e não local. Indignação é o que posso dizer o que se faz na GCM de SP só estará a nivel de igualdade quando favorecer a todos e não a um nicho que vem sendo favorecido através dos tempos. A GCM será honesta quando o GCM 3ª classe entrar e saber qual a carreira que eventualmente poderá galgar com igualdade de chances a todos, fato que nunca vi ocorrer nestes 19 anos que tenho. Nós GCM's somos portavozes da administração pública verdadeiros representantes e hoje imprescindíveis em quase tudo o que se faz no poder público da cidade, porém não somos valorizados a altura. TEnho certeza de que a grande maioria dos que permanece na corporação o fazem por vocação e amor pois está dificil. Já que a questão é política se formos prejudicados novamente sugiro que não votemos mais nesses que estão no poder hoje, bem como naqueles vereadores que não nos apoiam. Um gcm não faz nada, mas GCM's unidos fazem, temos amigos família. Na questão devemos manter nossos familiares e amigos informados de tudo o que está acontecendo conosco através da internet que é uma arma poderosa se bem utilizada ou pessoalmente eles mesmos chegarão as suas próprias conclusões a respeito da política atual e com certeza responderão nas urnas. Infelismente o que nos move é a política. Apesar de estar desmoralizado, cansado, desestimulado, continuo realizando as minhas atividades profissionais, e apesar de neste momento não ver luz no fim do tunel espero e desejo a todos os GCM's sem exceção da maior cidade da américa latina dias melhores e que Deus abençoe a todos. Desculpem pelo desabafo. Deixo claro que sou apartidário somente espero daqueles que assumem o poder que façam o melhor por todos. Só quero o melhor para a corporação.

    ResponderExcluir
  13. Na última reestruturação os GCMs não foram ouvidos ou valorizados e foi criado um verdadeiro engana trouxas, para todos assinarem a lei 13768, quem não concordou não assinou,, embora muitos tenham dito serem obrigados a fazer, o que não acredito, pois ninguém obriga homens a portarem-se como ovelhas. Co essa nova reestruturação cabe aos GCMs deixarem claro se são homens ou ovelhas ou coisa pior. Eu não assino nada, que não seja de nosso interesse , conforme estabelecido na nossa proposta, via Sindiguardas e não a contra proposta do Prefeito sem palavra Hadad rejeitada po nós em AGO .

    ResponderExcluir
  14. ah fala serio,tudo que eu queria saber é somente qual a diferença entre guardas de 1°/2º e 3° classe,e nao sei ate agora,li tudo e nao obtive minha resposta.afff

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.