2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

17 abril 2014

Casa de Atenção da Guarda Civil Metropolitana é inaugurada (Atualizado)

17/04/14 - Por Ari Friedenbach: Mais uma vitória para a Guarda Civil Metropolitana. Na manhã de hoje (15), participei da inauguração da Casa de Atenção da Guarda Civil Metropolitana, que oferecerá atendimento psicológico e social 



para todo o efetivo da corporação. A Secretaria de Segurança Urbana firmou parceria com a Uninove que trará a expertise dos profissionais para atender os guardas. Na cerimônia estiveram o Prefeito Fernando Haddad, o secretário Roberto Porto e o Comandante Geral da GCM, Gilson Menezes. Fonte: facebook




























No equipamento inaugurado nesta terça-feira (15) os guardas terão atendimento em psicologia e assistência social. Trabalho será realizado em parceria com Universidade Nove de Julho (Uninove)





A Guarda Civil Metropolitana ganhou nesta terça-feira (15) um novo equipamento para apoio aos profissionais da corporação: a Casa de Atenção oferecerá aos guardas acolhimento em psicologia e assistência social em parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove). Para o prefeito Fernando Haddad, o suporte oferecido pela casa trará qualidade de vida aos agentes e melhoria no atendimento da Guarda à população.

“Cada dia é um desafio. Para suportar tudo o que ele vive na rua, o guarda precisa de um apoio, para manter o auto-controle. Em 2013, houve uma queda de 70% nos registros de agressões cometidas por guardas. Isto tem a ver com preparo e com apoio para elaborar tudo isso”, afirmou Haddad. Segundo informações da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, em 2013 também não foi registrada nenhuma morte violenta entre a população em situação de rua.

A criação da Casa de Atenção integra um plano de valorização da GCM. “Em 2013, a Guarda era a campeã de absenteísmo. Já conseguimos uma queda geral de 40% e reduzimos as faltas em 70% em algumas inspetorias”, conta o secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto. Entre as ações do plano estão a aquisição de 186 novas viaturas, entregues em setembro de 2013, a reforma das inspetorias e a abertura de um concurso com duas mil vagas para novos guardas.

O equipamento é uma reivindicação antiga dos profissionais da corporação. Na Casa de Atenção, os guardas poderão procurar, por exemplo, ajuda para tratar obesidade, tabagismo, traumas, problemas familiares, distúrbios do sono, entre outros. O espaço é composto por quatro salas, recepção e banheiros. Está localizado ao lado do Departamento de Manutenção e Logística da GCM, no bairro da Aclimação, região central.

O atendimento funcionará das 9h às 17h e contará com 20 estagiários do curso de psicologia e oito estagiários do curso de assistência social da Uninove, sob supervisão dos professores da universidade. Também trabalharão no local duas assistentes sociais da SMSU.

“Para os alunos será uma oportunidade de ter contato com a área de promoção e prevenção da saúde do trabalhador do setor público. Temos condição de trabalhar no ambulatório a relação com as famílias, com as comunidades, casos de obesidade, alcoolismo. Isso será avaliado pelo acolhimento”, explica o professor-supervisor Adalberto Botarelli, especialista em psicologia e políticas públicas.

O atendimento começa com um avaliação individual que irá levantar as necessidades do paciente. De acordo com o caso, o guarda é encaminhado para profissionais especializados em ambulatórios da Uninove, principalmente no campus Vergueiro, localizado a cerca de 1,5 km da casa. O acompanhamento também poderá se estender aos familiares do profissional.

Entre as possibilidades de encaminhamento estão pediatria, saúde mental, oftalmologia, dermatologia, geriatria, endocrinologia, cardiologia, nefrologia, pneumologia, psiquiatria, hematologia, psicologia, urologia, gastroenterologia, clínica médica, reumatologia, infectologia, otorrinolaringologia, síndrome da alergia, distúrbio do sono, síndrome metabólica, laserterapia e tratamento do tabagismo.



5 comentários:

  1. Legal, mas aonde fica? Horário de atendimento? Trâmite interno? Etc

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo! Peço desculpas por ainda não ter essas informações (por ter captado a notícia a pouco tempo e não ter localizado mais informações a respeito). Garanto que assim que elas forem divulgadas serão compartilhadas com todos vocês. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Gostaria aqui de ressaltar o empenho dos profissionais GCMs 1ªClasse Macedo Neto e Joaquim que não mediram esforços para deixar a estrutura impecável .
    Os mesmo são responsáveis pela reforma onde com os meus próprios olhos presenciei a vontade dos mesmos em ver a Casa linda como ficou .
    Informo também que colaborei com a grama sintética fazendo a doação.
    GCM1ªClasse Zanato IR-São Mateus.

    ResponderExcluir
  4. A Secr. de Dir. Humanos parabeniza todos os GCMs pela conquista!!!
    Mas ainda faltam muitos direitos para conquistar. É importante aumentar as áreas de atuação da Casa de Atenção.
    A Portaria nº2 de Dez/10 prevê muitos direitos e não podemos nos acomodar.
    Grande Abraço e boa Páscoa a todos!
    Carlos Savoy
    SMDHC - Balcão de Atendimento

    ResponderExcluir
  5. Bom dia aos amigos, gostaria de deixar publico que , fiz contato no inicio do mês com a Casa de atenção .Estamos no dia 16.05.14 já fui atendido em duas especialidades (cardiologia e Endocrinologia)fiz exames cardiacos (gratuitos). Recomendo a visita a Casa de Atenção. Eu vivo esta realidade e digo , tive um tratamento , profissional de atendentes , medicos e estagiários muito eficaz.
    GCM Batista 7579 IR-BR

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.