2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

13 março 2014

Duas maneiras de analisar a mesma informação (Atualizado com vídeo)

13/03/14 - Por Dennis Guerra: Nesta semana, após confronto ocorrido na região da Nova Luz, a reportagem da Folha de S. Paulo entrevistou um frequentador do local - como afirmado na própria reportagem -  que disse "... Eles (a GCM) 


pegaram uma senhora que vem aqui uma vez por semana usar droga e as pessoas se revoltaram. Não cabe a eles (os guardas) chegar assim, bater e forjar flagrante. Eles tem que investigar antes...". Para saber mais clique AQUI. Fonte/imagem: Foto: Adriano Lima

Ao contrário da grande maioria poderia entender com a definição frequentador do local - eu por exemplo, pensei em um taxista, comerciante ou até mesmo um morador do local. Rotular ou agir com preconceitos (em qualquer grau) não é correto - ou mesmo lícito - mas colocar a ação/atitude do agente público em xeque passando uma imagem equivocada ou, ao menos, dúbia, parece-me não ser a melhor maneira de entendermos os fatos. Veja o vídeo do SPTV (Rede Globo):






Após uma uma rápida pesquisa sobre o nome apresentado, eis que chego à matéria do site Valor EconômicoEm certo trecho da reportagem, encontramos o mesmo nome relacionado na matéria anterior. 

"... Depois de receber os R$ 120 da prefeitura, diz que quer mudar de vida por suas filhas pequenas, de oito e nove anos. Preso por assalto a mão armada e tráfico de drogas, voltou à liberdade há três anos e, desde então, mora na Cracolândia, sem emprego fixo..." Para saber mais clique AQUI

Agora podemos perceber que talvez exista aí uma relação mais próxima dos principais atores do ocorrido. No final, temos duas maneiras de analisar a mesma informação - uma completa e a outra pela metade. De certa maneira, pender para um dos lados envolvidos apenas para aproveitar-se da polêmica gerada não faz parte do tipo de jornalismo que o Brasil necessita nesse momento. Veja a matéria abaixo:


Imprensa aliada ao 'politicamente correto' é imprensa 'covarde'


23/01/14 - Por Dennis Guerra: Quando analisamos o papel da imprensa, principalmente no Brasil, chegamos à conclusão que ainda temos muito o que avançar em profissionalismo. Neste site já passaram inúmeros casos do péssimo jornalismo feito no Brasil - assim como o que deveria ser referência para o restante... mas não quero fazer você perder tempo, veja o vídeo abaixo - Fonte: YouTube: 




Sobre o autor - Dennis Guerra: Brasileiro, 38 anos de idade, casado: Doze anos na Guarda Civil Metropolitana; Onze anos na função de Motociclista; Gestão Específica. Cursos SENASP: Violência, Criminalidade e Prevenção; Técnicas e Tecnologias Não Letais para Uso Policial; Capacitação em Educação para o Trânsito; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial e Uso diferenciado da Força. Outros: Táticas Operacionais Defensivas - CFSU; Escolta e Batedor com Motocicletas - PRF; Pilotagem Segura com Motocicletas CET; Pilotagem Defensiva Honda Indaiatuba Curso de Educador - CFSU.



2 comentários:

  1. Vindo de um profissional estudado e antigo na profissão, essa dissertação sobre imparcialidade e sobre algo que realmente é jornalismo, no mínimo, no mínimo servirá como um "presta atenção" para aqueles que estão enveredando por caminhos equivocados em busca da realização profissional.

    ResponderExcluir
  2. ISTO É O QUE FALTA AOS POLÍTICOS,MAGISTRADOS EM GERAL, ADVOGADOS, REPÓRTERES DECENTES DESTE PAÍS, DEFENDER O QUE É CORRETO E NÃO O QUE É CONVENIENTE OU QUE DÁ LUCRO.

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.