2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

20 fevereiro 2014

Cidade mais violenta de SP vai implantar guarda municipal armada


20/02/14 - Considerado o município mais violento do Estado de SP nos últimos três anos, Caraguatatuba vai implantar uma guarda municipal armada para atuar já neste ano. O edital para contratação dos agentes de segurança deve ser lançado em até 15 dias, de acordo com a administração municipal da cidade do litoral norte.




Segundo o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), o objetivo é realizar o concurso público e treinar os guardas para que até dezembro, quando começa a temporada de verão, o efetivo tenha condições de agir.

Em seu quarto mandato, o prefeito diz que só agora sentiu necessidade de um reforço policial na cidade e nega que a ação esteja ligada aos resultados do último índice de violência, que colocou Caraguatatuba no topo do ranking das mais violentas do Estado pela terceira vez consecutiva.

VEJA AINDA:

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, a cidade registrou no ano passado 31 homicídios. No cálculo de mortes violentas por 100 mil habitantes, Caraguatatuba tem índice de 28,3, quase o triplo da média de todo o Estado, de 10,5.

Apesar de ter decidido criar a guarda armada, o prefeito contesta a pesquisa e diz que ela não leva em consideração a população flutuante da cidade, que chega a triplicar na alta temporada.

“Esses dados estão errados. Eu nunca pensei antes em implantar guarda, porque sempre confiei no trabalho da Polícia Militar. Mas acho que a cidade está crescendo e agora é preciso ter um reforço policial”, disse.

Desde o início, a Guarda Municipal de Caraguatatuba será armada e deverá contar com um efetivo inicial de 80 profissionais -20% deles do sexo feminino.

Os critérios do edital ainda estão sendo definidos, mas, segundo o prefeito, é possível que seja exigido nível superior e que as inscrições só possam ser feitas pessoalmente, para priorizar o acesso de pessoas com familiaridade com o município.

Os guardas deverão portar pistolas 380 e ter também carabina calibre 12 para situações mais graves.

No litoral norte, São Sebastião e Ubatuba são outras cidades que têm Guarda Civil municipal armada.


Um comentário:

  1. Excelente a decisão do Senhor Prefeito, pois o Município possui a maior gama do poder de polícia, que com certeza será algo que daqui a pouco os críticos de plantão, irão questionar. Vejo que a segurança pública que muitos dizem ser de dever do Estado é interpretada de forma errônea por alguns, pois temos que ler o texto e o contexto para não se criar um pretexto, acredito que o Legislador quando escolheu a Guarda Civil para Policiar os Bens, Serviços e instalações do Municípios, Ele já deu a incumbência elitizada ao Ente Municipal, pois o que o Município tem a zelar são os munícipes/cidadãos que moram no na referida localidade. E como vemos uma cidade como esta que tanto contribui para o nosso País, deve sim ter pessoas comprometidas em garantir o bem estar de seus moradores e investir em seus profissionais para que este objetivo seja alcançado.Espero que a criação desta Gloriosa Instituição seja num todo completa, sem brechas, para que pessoas que não estão nem ai em prestar Segurança Pública às pessoas não venham meter o bedelho dentro das atividades a serem desenvolvidas em prol da população.
    Meus parabéns e sinceros votos de sucesso ao Senhor Prefeito.

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.