2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

17 janeiro 2014

Guarda Civil de Curitiba capacita agentes de outras cidades (e instituições) - PR

17/01/14 - Encaminhado por  Marcelo de Azevedo: Guardas municipais passam por estágio de qualificação profissional. Mais de 100 guardas de municípios da Região Metropolitana de Curitiba passaram, em 2013, pelo estágio de qualificação profissional oferecido pela Guarda 




Municipal de Curitiba. Integrantes da Polícia Civil e do Cindacta também participaram de cursos específicos, bem como guardas de Balneário Camboriú e Criciúma, em Santa Catarina. “Recentemente, fomos procurados pelas guardas municipais das cidades baianas de Feira do Santana e Salvador, que irão enviar neste semestre 35 agentes para realizarem cursos de especialização junto a Guarda Municipal de Curitiba”, informa o diretor da corporação, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho.

As aulas, afirma o inspetor, demonstram a articulação da Guarda Municipal de Curitiba, que tem como um dos objetivos a qualificação e reciclagem dos agentes, visando reforçar o seu papel de guarda cidadã, caso vez mais próxima da população. No caso da parceria com a Região Metropolitana, o diretor explica que o objetivo vai além do treinamento.

“A meta é estreitar os laços entre as corporações. Temos muitas ações realizadas em conjunto, por isso existe a necessidade de estarmos em sintonia”, explicou.

O guarda municipal Renan Alves da Costa, que faz parte da Divisão de Inteligência da corporação de São José dos Pinhais, falou sobre a importância de ter participado dos treinamentos em Curitiba. Quatro guardas daquele município fizeram curso de tiro (revolver 38, pistola e calibre 12) e estágio no Grupo de Operações Especiais (GOE). “Tudo o que aprendemos está tendo grande serventia em nosso dia a dia”, disse Alves. 

“Antes dos cursos, ninguém em nossa corporação estava habilitado ao uso de arma calibre 12, o que é necessário em operações especiais e com grande concentração de público, agora sabemos operar o equipamento com segurança”.

A guarda municipal do município de Fazenda Rio Grande, Roseli da Luz Amaral, que participou das aulas de condução de viaturas, ficou satisfeita com o curso. “É uma oportunidade muito importante para nós, pois podemos adquirir conhecimentos e nos atualizar”, disse

Pela primeira vez em 2013, guardas municipais de outros municípios participam do estágio de qualificação profissional ministrado pela Guarda Municipal de Curitiba. Embora seja prevista pelo Decreto federal 5.123, que determina a realização de oitenta horas de cursos voltados ao atendimento de qualidade ao cidadão, também foi a primeira vez que a determinação foi cumprida e o estágio oferecido aos guardas de Curitiba.

Além da prática de condução viatura e uso de armas, o curso inclui aulas de técnicas de abordagem, uso de algemas e patrulhamento; rádio comunicação; procedimentos operacionais; uso escalonado da força e como proceder durante as ações. A parte teórica conta com aulas sobre direitos humanos, estatuto do desarmamento, legislação e outras, que se estendem até a próxima semana. Ainda fazem parte do currículo alguns procedimentos de Defesa Civil, o que inclui entrada, saída e evacuação de locais e auxílio a vítimas em casos de emergência.

Os guardas municipais também realizaram os cursos de escolta, proteção animal e programa “Crack é Possível Vencer”, entre outros. Integrantes da Polícia Civil participaram de treinamentos como escolta e pilotagem defensiva de motos e proteção animal. Cinco agentes do Cindacta fizeram parte de uma das turmas de tiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.