19 setembro 2013

GCM vai colocar 2 mil guardas nas escolas

19/09/13 - O novo comandante da Guarda Civil Metropolitana diz que o concurso para novos agentes abre em outubro. 

Formado em direito, letras, pedagogia com licenciatura em administração escolar e pós-graduado em literatura moderna e contemporânea, o novo comandante-geral da GCM (Guarda 

Civil Metropolitana), Gilson Pereira de Menezes, quer priorizar o zelo pelas escolas da capital. Para tanto, pretende destinar a maioria dos 2 mil novos guardas que ingressarão na corporação para atividades de rondas escolares e estreitamento da relação entre a instituição e a comunidade estudantil.
Sugestão do chefe

Gilson Menezes assume a GCM de SP e opina: “O Autorama (no Parque do Ibirapuera) deveria ser transformado em uma grande pista de skate”

Raio-x de Gilson Menezes:

Tempo de carreira:  26 anos
Família:  casado, tem 3 filhos
Principais passagens: comandou o  Parque do Ibirapuera, Osasco e Planejamento da GCM

DIÁRIO - Qual a prioridade da GCM sob o seu comando?

GILSON PEREIRA DE MENEZES - A guarda tem uma gama imensa de atribuições. Mas vejo necessidade de garantir a sensação de segurança nas escolas e zelar para que professores, funcionários e alunos possam desenvolver suas atividades sem a preocupação com a violência no entorno.
Como isso vai ser colocado em prática?
O edital para contratação de 2 mil novos guardas deve abrir em outubro. Finalizado o prazo de concurso e o treinamento desses novos homens, destinaremos a maioria para atividades nas escolas, principalmente as municipais de ensino fundamental, médio e de educação infantil (são 990 unidades na capital).

A GCM tem efetivo suficiente para a demanda da cidade?

Infelizmente o efetivo está muito, mas muito aquém do que deveria. Nós temos hoje 6.132 GCMs, dos quais 4.508 são homens e 1.624 mulheres.  A lei nos permite ter até 15 mil pessoas no efetivo. E me arrisco a dizer que, para uma cidade do tamanho de São Paulo, ainda faltariam guardas. Mesmo assim, temos de trabalhar com o material que temos. Organizar, elencar prioridades e não demorar a pôr em práticas os planos estabelecidos.

Como o senhor fará com as escolas antes de chegar o reforço dos novos guardas?

Hoje (terça-feira) é meu quarto dia no comando. Mas já determinei que as viaturas estejam na entrada das aulas e na saída também. Seja às 11h, às 19h ou às 23h.

E como será equacionado o problema de efetivo em 2014, com a chegada da Copa?

Todos os guardas em São Paulo hoje já estão sabendo: ninguém vai tirar férias em junho nem em julho. Com isso, garanto efetivo completo trabalhando no período.

A abertura do Parque do Ibirapuera por 24h no final de semana vai ser problema?

Eu afirmo que o efetivo da guarda no período noturno vai triplicar para garantir a sensação de segurança. Porém, não há onipresença. Então, o cidadão deve tomar cuidado com seus pertences para não facilitar furtos. O Autorama (área do parque usada à noite para encontros homossexuais) é que dá mais ocorrência. Por mim, viraria uma  pista de skate

Os equipamentos da GCM são satisfatórios?

Temos 273 veículos de quatro rodas. Parte próprio, parte locado. Na segunda-feira, os carros locados serão todos substituídos por frota nova. Serão 180 veículos entregues. Temos 68 motos e 120 câmeras.

‘Limpeza urbana é bem feita. Viciado é que revira tudo’

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo está inserida no programa Crack, é Possível Vencer, do governo federal. Segundo o comandante Gilson Menezes, 35 guardas foram formados e se tornaram agentes multiplicadores. Agora, outros cem   estão recebendo o treinamento e, logo em seguida, serão  mais cem. Nesta etapa todos estão aprendendo a usar os 250 tasers  e 750 sprays de pimenta recebidos para ajudar no combate ao crack, como mostrou o DIÁRIO na semana passada.
“O uso será em último caso e por pessoa capacitada. O spray é de espuma e atinge só o alvo”, se adianta Gilson. Ele ressalta também que o tratamento aos moradores de rua vai ser diferente . “A pessoa em situação de rua que largou a família por outros motivos é mais fácil de ser reinserida ao lar.  O viciado é mais complicado.”
Por: Plínio Delphino / pliniod@diariosp.com.br
Fonte:  Terra
Compartilhe pelo seu Whatsapp e colabore conosco (Clique AQUI)
image

O Cão De Guarda Notícias

Autor e Editor

Dennis Guerra Contato Whatsapp 11 95580-1702

0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Postar um comentário

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

biz.