O Cão De Guarda entrevista Guty: o homem que a mais de 27 anos registra a História da GCM/SP

O Cão De Guarda Notícias apresenta uma entrevista exclusiva com Augusto Frederico Antunes, mais conhecido por Guty. Agora você terá a chance de saber um pouco mais sobre o homem e o profissional que vem registrando a História da GCM/SP a mais de 27 anos.  OCDGN - Quem é o Augusto Frederico Antunes? Sou o Augusto Frederico Antunes, ou Guty, apelido desde minha infância em Turmalina, MG, onde nasci há 58 anos, sou casado há 24

VEJA TAMBÉM: Entrevista Inez Basso



com a Solange, também Servidora Pública da área da Saúde da PMSP. Desta relação Deus nos abençoou com duas filhas, Natália, com 19 anos e Luana, com 16. Adoro praticar caminhada, 1 hora todo dia pela manhã, praia, cinema, shopping com a família, fui motociclista muitos anos no tempo da Honda Turuna 125, hoje em dia gosto mesmo é dirigir meu carro e viajar, para Minas onde nasci ou Jaú, interior de São Paulo, onde nasceu minha esposa.



Guty e seus equipamentos - detalhe para a câmera em seu peito (a primeira a serviço da GCM/SP) Foto: Dennis Guerra


Como surgiu a paixão por fotografia?




Quando tinha aproximadamente 15 anos, minha irmã Lídia comprou em Belo Horizonte uma câmera Kodak, daquelas primeiras com filme de 12 poses, mas quem se apoderou literalmente dela fui eu. Fotografava tudo que via pela frente, principalmente pessoas e paisagens, muito pobres, aliás, do Vale do Jequitinhonha. Naquela época mandava revelar o filme pelo correio, em um laboratório chamado ‘Sonora’, em Manaus.




Aí comprei com muito custo uma Olimpicus-Pen, cuja característica era dobrar as poses. Depois comprei uma Pentax até chegar numa Nikon; Após terminar o colegial em BH, vim para São Paulo estudar Sociologia na PUC. O Prefeito de São Paulo era o Mário Covas e eu como estudante me interessei pelos multirões de moradia, que começaram a ser construídos pela Prefeitura na região do Jardim Ângela. Nos finais de semana ia de moto para lá e fotografava o povo pobre da região empenhado solidariamente naquelas autoconstruções. Foi quando lá, em um final de semana, conheci um fotógrafo do Gabinete do então Prefeito, Gerson Zanini, que me falou de um concurso aberto para a antiga FABES, a então Secretária da Família e Bem Estar Social, hoje SMADS. 

Janeiro 1986 - Foto do projeto do uniforme da GCM, tirada para o Prefeito Jânio Quadros conhecer




Ele me orientou a fazer a prova de seleção que estava aberta à época, fui aprovado e contratado para trabalhar como fotógrafo no Gabinete da Secretaria, isso em 1985, um ano antes da criação da GCM.


E a sua relação com a Guarda Civil Metropolitana?

Em novembro de 1985, venceu a eleição o Prefeito Jânio Quadros, contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com um discurso de campanha focado na questão da Segurança, com a promessa de criação de uma Guarda Civil Metropolitana para acabar com a ‘ epidemia de criminalidade em São Paulo’. Em Janeiro de 1986, o já empossado Prefeito extinguiu a FABES, onde eu então já era fotógrafo, e criou no mesmo Prédio da Rua Pedro de Toledo, 1529 o Comando da GCM.

A Secretaria Municipal de Defesa Social, cujo Secretário era o Dr. Renato Tuma, ainda hoje no TCM, ficava no edifício Martinelli. Chegou lá então, já nos primeiros dias de janeiro de 1986, o Coronel EB da Reserva, José Ávila da Rocha, nosso primeiro Comandante, o Capitão Reserva da PM Rubens dos Santos, primeiro Diretor de Operações e a Coronel PM da Reserva Janete Ribeiro Fiúza, para criar e comandar o Corpo Feminino da GCM, de nome DCFEM, ou Departamento do Corpo Feminino , todos escolhidos pelo Prefeito Jânio Quadros para a criação da GCM.



Perguntaram a uma das Secretárias de então, se havia ali um fotógrafo para fazer a foto do uniforme da futura Guarda para o Prefeito aprovar. Foi quando lembraram do Guty. Fui apresentado ao Cel Ávila, fiz com orientação dele e filme preto e branco minha primeira foto na GCM, que ilustra esta matéria; o Prefeito Jânio aprovou como esboço do uniforme e o Coronel Ávila então me convidou a continuar, pois precisaria de alguém para tirar a fotografia para a identidade funcional dos futuros GCMs.

Qual foi a foto mais marcante de sua carreira?

1986 – Foto tirada do Prefeito Jânio Quadros, no momento em que a GCM desfilava pela primeira vez no sete de setembro. A foto original foi enterrada com a esposa do então ex-prefeito, que faleceu poucos meses após a companheira.




Perdi a conta das milhares de fotos e vídeos que fiz nestes 27 anos. Posso garantir que ainda guardo todos os negativos e também muitas fotos em papel e já contei 380 fitas de vídeo VHS, com as formaturas, desfiles, material inédito para muita gente. Com muito orgulho mesmo, posso afirmar que guardei tudo e que só eu mesmo saberia descrever os momentos maravilhosos que cliquei a GCM. Estou apresentando aos leitores do seu Blog, em primeiríssima mão, uma mostra do valor histórico destes momentos que vivi.



E o fato mais curioso em sua profissão em todos esses anos?

Digo de coração aberto que ninguém nunca “embaçou” com meu trabalho. Desde Presidente da República, fotografei vários, Governadores, Prefeitos de São Paulo, de 1985 até hoje, todos

1986 - Governo Janio Quadros Entrega da primeira frota de fuscas para a GCM




eles em eventos da GCM, Ministros de Estado, Todos os Comandantes, Inspetores, Graduados, aonde chego recebo um sorriso, que me anima a continuar a clicar a vontade, nas corporações policiais existe certa resistência a fotos, pela própria característica do trabalho. Afirmo com certeza que uma foto que tirei nunca foi usada para prejudicar ninguém, sou o fotógrafo dos momentos bons de nossa querida GCM. Ainda hoje é assim, este sorriso de boas vindas que recebo não tem preço.

Como se encontra todo o arquivo registrado sobre a GCM/SP?

Esta aqui na Assessoria de Imprensa e Comunicação da SMSU. Uma pequena parte das fotos esta digitalizada, acredito que menos de 5%, com as fitas de vídeo no formato VHS minha preocupação na guarda deste acervo é maior, porque o tempo embolora as fitas, mas até hoje isto não aconteceu porque estou sempre rebobinando, uma pequena parte, uns 10%, já passei para DVD e esta preservada.


Quanto ao Museu da Guarda Civil Metropolitana, como anda esse projeto?

Existe uma portaria da SMSU, nº 209 de abril de 2009, que cria o Núcleo do Acervo e da Memória da GCM, que nunca foi implementada. Não foi nomeada nem mesmo uma pequena equipe para esta finalidade, talvez com um Inspetor ou Inspetora à frente, não temos endereço, o prédio onde seria o Museu, aquele da Avenida Nazaré, onde funcionou a ROMU e o Canil, foi entregue para a Polícia Militar pela administração anterior. Sinto que atualmente, com a nova gestão do Secretário Roberto 

Guty na sala onde guarda parte do seu arquivo GCM/SP

"Por pouco teríamos perdido tudo na gestão passada"



Porto, do Comandante Bias e do atual Diretor do CFSU, Dr. Luiz Geraldo, com quem conversei recentemente, existe boa vontade no sentido de alavancar este projeto. As pessoas constroem sua obra e passam, mas as instituições são permanentes e a GCM hoje é história e presente na vida de São Paulo.


VEJA AINDA: 


Onde será o endereço desta memória, ainda não sabemos, mas continuo acreditando e lutando para termos este CEP. Um bom local seria no Centro de Formação em Segurança Urbana, em que a matéria da grade curricular’ História da GCM’, poderia ser ilustrada com as fotos que tirei ao longo do tempo. Sou muito cobrado também por cópias das fitas que gravei nas formaturas, sempre remeto esta questão para o nosso futuro Memorial, onde teria uma sala de vídeo com este material, editado, sendo disponibilizado, inclusive para cópia.





1986 – Governo Jânio Quadros -  1º desfile da GCM em 07 de setembro , na AV. Tiradentes



Em uma conversa casual, você demonstrou interesse em divulgar esses registros. Como seria esse processo?

Como não existe ainda este endereço físico, um memorial afinal de contas não pode ser apenas foto e vídeo, que é, digamos, o que me cabe, hoje com a Internet facilitando a comunicação, as Redes Sociais, os Sites e os Blogs seriam os multiplicadores deste meu sonho, quero compartilhar com a família GCM este acervo que sou criador e depositário ainda. Acredito que exista um consenso positivo em relação à ideia, uma pequena amostra começaremos a divulgar pelo Mailing da SMSU, a equipe daqui 


1986 - Prefeito Jânio Quadros posa para foto junto à Cel Janete Ribeiro Fiúza, Comandante do Departamento do Corpo Feminino da GCM - DECFEM




da Assessoria de Imprensa comandada pela Ingrid Alfaya esta entusiasmada (Oi Mônica) e pelo seu Blog.





1988 - Governo Jânio Quadros : GCM desfila no Monumento do Ipiranga , em continência a representantes dos Carabinieri – Polícia Italiana


O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Sr. Roberto Porto, declarou ao Cão De Guarda Notícias que a divulgação de mensagens positivas sobre a GCM na grande mídia são fundamentais nessa gestão. Você acredita que a divulgação desses registros colaborariam com essa afirmação?

A ideia do Prefeito Haddad é ótima, resgatar o caráter comunitário, proximidade da população, confiança no trabalho da GCM junto às escolas, parques, etc, concurso público, depois de oito anos sem existir, valorização em todos os sentidos das ações da Guarda, plano de carreira em andamento, hoje existe liberdade e vontade política de divulgar as boas ações da GCM, em outros Governos do PT foi assim que aconteceu, no período Erundina, com o Cel Sylvestre, na gestão da Prefeita Marta Suplicy, com o Secretário Benedito Mariano, foi onde mais se investiu neste caráter humanitário e solidário como também nos investimentos em estrutura.

O primeiro período, de 1986 a 1989 tem que ser analisado à parte, justamente pelo pioneirismo. Foi onde as maiores dificuldades foram superadas, pela atitude determinada do Prefeito em colocar na rua a principal promessa de sua campanha vitoriosa, como também pela capacidade e liderança do Cel Ávila da Rocha.






1990 – Governo Luiza Erundina – GCMs do pelotão de obras – PO, comandados pelo CD Lima, fazem multirão para colocação da laje do Stand de Tiro do então D.E. – Departamento de Ensino, hoje CFSU


Acredito que nos vários governos onde a GCM cresceu, ela se tornou importante, foi incorporada definitivamente no cotidiano da população, cada Prefeito, Secretário e Comandante que por aqui passaram procuraram fazer o melhor para erguer esta grande instituição. Nosso atual Secretário, o Promotor de Justiça Roberto Porto, foi com toda certeza uma excelente escolha do Prefeito Haddad para, com sua equipe, ser o Gestor desta retomada, sinto-me particularmente feliz com a prática verdadeiramente democrática que ele está implementando, sempre aberto ao diálogo inclusive com seu Blog Cão de Guarda Notícias, com relação ao nosso Memorial, o apoio moral tem sido total , entendamos todos que dificuldades orçamentárias, próprias de qualquer início de gestão, serão resolvidas a contento pela disposição pessoal dele.


Após tantos anos de serviço, em breve você deixará a função que ocupa. Como você vê esse futuro?

Com o sentimento do dever cumprido, a Corporação GCM testemunhou meu esforço, fiz o melhor que pude em todas as circunstâncias, recebi homenagem quando a GCM completou 20 anos, iniciativa do Inspetor Adelson e da Inspetora Isabel; nos 25 anos fui homenageado pelo Secretário Ortega e pelo Comandante Malta no Gabinete do Prefeito, estou hoje aposentado ocupando um cargo em comissão exclusivo para servidores efetivos, fazendo o que sempre fiz que é fotografar o trabalho da GCM.

Cobrimos também parte das atividades da Defesa Civil, só falta ajudar a organizar este Memorial, então vou conquistar outros objetivos de minha vida, com a família maravilhosa que Deus me abençoou. A energia dos combatentes, homens e mulheres abnegados no bom combate de proteger a população paulistana, serão sempre referência em busca de novas conquistas.




1993 - Governo Maluf : Integrantes da Inspetoria de Santo Amaro e da ROMU, entregam donativos para indígenas da Aldeia Colônia, em Parelheiros


O que você diria ao leitor do O Cão De Guarda Notícias nesse momento?


Seu Blog, o do GCM Duarte, do GCM Carlinhos Silva (Alô Vereador Abou Ani, que tal uma emenda parlamentar para criação do Memorial da GCM ?), o Site do Sindguardas-SP com o CD Augusto estão nos meus favoritos para leitura diária.

Parabéns pelo excelente trabalho de comunicação que desenvolve, pelos textos e fotos que publica, sua credibilidade é atestada por todos com quem falo, além do mais, você é um GCM exemplar no trabalho da Inspetoria do IOPE nas ruas de São Paulo, muito obrigado mesmo à Família Azul Marinho, como diz o CD Naval, outro abnegado Blogueiro de todas estas conquistas que registrei com enorme orgulho e alegria. Muito obrigado pelo espaço, aos seus milhares de leitores e leitoras compartilhando esta vitória de todos nós. Aliada, Protetora e Amiga, nossa (mesmo paisano sendo), GUARDA CIVIL METROPOLITANA.


Nota do entrevistador e editor deste site:

Após tanto tempo de serviço e a importância do trabalho realizado, o Guty tornou-se uma figura lendária dentro da instituição GCM/SP. Quando iniciei este site, fiz questão de saber a sua opinião.

Hoje, sinto-me realizado por ter a chance de entrevistá-lo, pois pouca coisa me satisfaz mais através deste site do que realizar uma entrevista. Quando o Guty refere-se a si mesmo como sendo um paisano, tenho a certeza de que poucos teriam merecido a honra de ostentar o uniforme como ele, se fosse o caso. Deixo aqui um abraço ao grande Ulisses (aí vem um legado)!

E se alguém me perguntar qual seria a minha sugestão para nomear um possível Museu da GCM/SP, eu diria: Museu Augusto Frederico Antunes (nada mais justo, não acha?)

Fotos / Guty: Dennis Guerra



Apoio:





Gostou desta postagem? Compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais
e ajude-nos a divulgar o nosso trabalho!





Permitida a reprodução se feita na íntegra e citada a fonte original



Compartilhe:

7 comentários:

  1. Eu gostaria de iniciar este comentário parabenizando o Guerra pela entrevista. Mas pesar da excelencia do conteúdo; o editor hoje, torna-se intrumento para que esta grandiosa historia venha ao conhecimento de todos, em que pese a sensacional matéria que conseguiu reproduzir aqui neste site.
    Mas voltando ao conteúdo. foi das matérias mais emocionantes que eu pude ler aqui.
    O trabalho e o esforço do Guty, tem características muito similares aos da GCM,tanto pela dedicação quanto pelo alturísmo; o qual temos de sobra e sequer notamos que este colega o registra a tanto tempo e criou um acervo que talvez seja impar existência da Guarda Civil Metropolitana.
    Parabéns Guty, e Guerra também; e muito obrigado, ao dois. Tenho certeza que sem esta matéria, eu e muitos outros veriam o Guty apenas como o cara que tira as fotos; sem sequer imaginar como tais imagens poderiam escrever história....a nossa.
    Parabéns!

    Márcio Alves

    ResponderExcluir
  2. Saudações ao Guty, parabéns, orgulho da nossa terra e de nossa gente, desde Belo horizonte,Celso Soares

    ResponderExcluir
  3. Denis Guerra, meu Irmão em Armas, a cada minuto o senhor se supera!
    Que bela matéria!
    Vou ler, re-ler e ler mais uma vez e quantas vezes eu conseguir ler!
    Confesso que estou um pouco acanhado de escrever pois nosso Caro Marcio Alves conseguiu expressar tudo que alguém gostaria de dizer com relação à matéria postada e ao nosso amigo Guty!
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado a todos vocês por mais uma vez prestigiarem este site. E parabéns ao Guty: esse é o Cara!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela matéria, sou Inspetor da GCM de Araras/SP, atualmente sou chefe do recém-criado Centro de Formação e Aperfeiçoamento...conheço muitos GCM´s de São Paulo...já tinha ouvido muitas histórias sobre o Guty, inclusive fui presenteado com uma fita sua de um desfile da GCM em SP e de formaturas no CFSU (aquela fita me ajudou muito), pena que ela se extraviou. A História do Guty se confunde com a História da Própria GCM (acho até que uma não existiria sem o outro), fiquei muito feliz com a matéria...Sou de carreira há quase 25 anos...Guty meu honrado irmão de sangue azul, ficaria muito feliz de conhecê-lo pessoalmente algum dia.
    Saudações em azul marinho !!

    ResponderExcluir
  6. O Gutty todo nosso respeito e consideração pois é uma excelente pessoa,além disso toda nossa história esta gravada e documentada por este amigão...Grande Abraço e prossiga na missão companheiro....

    ResponderExcluir
  7. PARABENS DIVULGAR PARA CONHECER.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo! Faça o seu comentário com responsabilidade. Muito obrigado!

Por Dennis Guerra