28 abril 2013

Colete Balístico ou Colete à Prova de Balas: Fique por Dentro!


Sugerido por Luciana Bildner

Na época medieval, foram criadas armaduras, capacetes e blusas metálicas com o objetivo de melhorar a proteção oferecida pelo escudo. Eram armaduras muito pesadas, com cerca de 50 quilos. Isso simplesmente implicaria na quase completa imobilidade do soldado, colocando-o em situação de risco de morte caso ocorresse queda do cavalo.



O COLETE BALÍSTICO

A imagem ao lado mostra um tipo de colete bastante avançado para a época; também utilizado no período medieval. Eram coletes de malha metálica. Por baixo dos coletes de malha se usava uma camisa comum de algum tecido macio como algodão para reduzir a fricção da malha com a pele.
Nos tempos remotos, os armamentos utilizados eram: lanças, espadas, facas, flechas, etc. Com a criação de armas de fogo cada vez mais potentes, o ser humano necessitou criar instrumentos de defesas contra estes novos tipos de ameaças.

Colete medieval


Os primeiros coletes de proteção balística, bem diferentes dos atuais, foram criados na segunda metade da década de 60, nas Guerras da Coréia e do Vietnam com o objetivo de proteger os soldados contra estilhaços de granadas. A eficiência esperada com o uso deste equipamento ainda não era o desejado.
 Hoje o uso do colete balístico como equipamento de proteção individual (EPI) está amplamente difundido tanto no meio militar/policial como na segurança privada.

Armadura medieval


NÍVEIS DE PROTEÇÃO DOS COLETES BALÍSTICOS

Os níveis de proteção das vestes balísticas são definidos pela NIJ Standard 0101.04. Esta norma, editada pelo National Institute of Justice, um departamento do Ministério da Defesa dos Estados Unidos, foi aceita internacionalmente como um padrão de níveis de proteção balística


CUIDADOS COM OS COLETES BALÍSTICOS

Capas de Coletes

·         É recomendado não usar alvejantes nem secar ao sol, para não desbotar.

·         O tamanho deve ser compatível com os painéis balísticos.

·         Painéis Balísticos

·         Podem ser lavadas com um pano ou esponja úmida e detergente, mas nunca submersas em água. Jamais utilize solventes ou produtos à base de álcool, pois poderá danificar o colete.

·         Secar à sombra.

·         Verificar, semanalmente, a fim de identificar defeitos ou desgastes nas placas balísticas.

·         Ao serem retirados do corpo, os coletes devem ser colocados sobre uma superfície plana ou em cabides, para que não se deformem. Este é, aliás, um dos grandes problemas nos coletes mais novos que, por serem altamente flexíveis, deformam-se com facilidade quando não cuidados devidamente.

·         Não devem ser guardados úmidos, seja em consequência da transpiração ou de lavagem, pois pode provocar o aparecimento de mofo.

·         Não se deve dobrar ou amassar as placas balísticas, pois tal ocorrência danifica o material, comprometendo sua capacidade de proteção.

·    

Lembre-se que o material balístico é como um tecido: ele se desgasta, relaxa, afrouxa as malhas e envelhece. Se bem cuidado, um colete excede em muito tempo o seu prazo de validade normal, especificado pelo fabricante. É o cuidado na manutenção que dita à validade do colete.


 Capa de colete



Utilização do colete


·     Durante a utilização do colete balístico, nenhum objeto rígido deve ser utilizado por baixo do colete, como canetas ou jóias, pois se estiverem por trás da área de impacto, poderão transformar-se em projéteis secundários quando forem impactados pelos ditos projéteis primários, penetrando no corpo do usuário e causando-lhe lesões graves.

·         Ajuste do colete ao corpo – não deixar muito frouxo, pois poderá causar incômodo ao usuário e não manter muito apertado, pois pode comprometer a provisão de oxigênio, uma vez que dificultará a respiração e tal situação, durante um momento de tensão, poderá interferir nos reflexos e na velocidade, que são tão necessários nos confrontos armados. O ideal é que seja mantida uma distância de dois dedos entre o colete e o corpo do usuário, o que propicia um espaçamento para que haja o resfriamento do corpo.

·      Tamanho do colete – deve ser utilizado levando-se em consideração a compleição física do usuário. Se por acaso o colete for pequeno, este não protegerá o baixo abdômen e as laterais da caixa torácica, se for muito grande, quando o usuário sentar-se, o colete escavará na garganta, causando-lhe grande desconforto. A proteção do colete atinge o tórax em detrimento do abdômen, tendo em vista a localização dos principais órgãos vitais do corpo humano.

PORQUÊ USAR UM COLETE BALÍSTICO?

Embora o uso do colete seja desconfortável e muitos profissionais protestam contra o uso deste EPI, é extremamente recomendado o seu uso – a sua utilização é imposta por Lei. O uso deste EPI pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Conforme pesquisa coordenada pelo Tem. Cel. RR Martin Luiz Gomes, editada pelo IPBM, 82% dos policiais militares feridos ou mortos em serviço o foram por disparos de arma de fogo no tórax. Embora sem dados estatísticos oficiais, no que diz respeito aos vigilantes, a situação é similar.

Tipos de Coletes Balísticos




Colete social


Aramida.
NFT (New Fibers Technology).
Gold Flex®.
Polietileno.
Spectra Shield® Plus.
Spectra Flex®.
Dyneema®.
Colete Multi Ameaça CBC - Police Defense.
Alguns Modelos de Coletes:
Abaixo, alguns coletes à prova de balas projetado para vestimenta civil do dia-a-dia.


Referências:

(http://www.escolapenitenciaria.pe.gov.br/apostilas/08.2-Equipamentos%20de%20Prote%E7%E3o.pdf).

Fonte: De-Segurança

0 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.