04 abril 2016

E aí, posso esperar em você um Grande Líder?

04/04/16 - Por Dennis GuerraA algum tempo escrevi o texto abaixo e, após tomar conhecimento  desta maravilhosa imagem, resolvi fazer a atualização da postagem. Fonte: Operacionais - Facebook. Veja também: Redes sociais - A Pirâmide de Maslow e as Guardas Municipais


Um comandante que participa e mostra a sua tropa que é possível,
recebe em troca o respeito!

E aí, posso esperar em você um Grande Líder? (Atualizado)

18/10/15 - Por Dennis Guerra: Originalmente publicado em 13/02/13, o texto abaixo será relembrado a pedido. Ao considerar a atualização do texto, a pessoa citou o informativo do Sindguardas-SP (Para saber mais clique AQUI) sobre situações, ao que parecem, recorrentes. Sendo assim, segue o artigo:

Outro dia reproduzi aqui no blog o texto sobre os Três tipos de Comandante que se deve evitar. Pois bem, como ouço de vez em quando, um dia seremos os próximos comandantes, o que definitivamente não estou me limitando à qualquer corporação policial, podendo abranger os cargos de chefias e gerências de qualquer área. Então me pergunto: o que estamos fazendo para quando chegar esse momento? Veja ainda: O Bobo da Corte



É fácil apontar para os outros e dizer que Zé ou Mané está errado. É muito fácil dizer que conhece o caminho das pedras: difícil é comprovar o que se fala. Então, quais seriam as premissas para alguém que ocupa um cargo de chefia em qualquer área, considerando ainda que algumas tem um grau de periculosidade superior à outras? Vamos considerar o básico neste texto. E mais: Respeito e Compromisso - É o que esperamos, ainda mais, daqui para a frente!



Liderança:

Em muitos artigos veremos a diferenciação entre Líder e Chefe. Também poderemos observar os estilos de liderança, que apontam para autocrática, democrática e liberal.

Inteligência Emocional:

Outro ponto que deve ser considerado por qualquer interessado ao cargo refere-se à Inteligência Emocional  que segundo Salovey e Mayer pode ser definida como "...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey & Mayer, 2000).

E dividiram-na em quatro domínios:

Percepção das emoções - inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos, como a voz ou a expressão facial, por exemplo. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional de outra.

Uso das emoções – implica na capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio.

Entender emoções - é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;

Controle (e transformação) da emoção - constitui o aspecto mais facilmente reconhecido da inteligência emocional – é a aptidão para lidar com os próprios sentimentos.

Ética:

Falar em ética é chover no molhado. Não importa onde você esteja e qual cargo ocupe, ela é fundamental!




Faça as seguintes perguntas a você mesmo:
  • Eu apresento as características de um líder?
  • Eu consigo demonstrar às pessoas o quanto determinada ação é importante para a empresa/organização da qual fazemos parte?
  • Quando recebo determinada informação, consigo avaliá-la sem considerar diferenças pessoais, religiosas e culturais que possam me fazer perder o foco do objetivo organizacional?
  • Tudo aquilo que eu cobro dos outros também cobro de mim mesmo?
(Eu me faço estas perguntas a todo o momento)


Moral da estória:

Ocupar um cargo de chefia é fácil, ser um líder é difícil. Reclamar de seu chefe é o que você faz nesse momento, mas observe se em certas circunstâncias você não estaria fazendo o mesmo que ele. De repente você poderia dizer que este artigo é uma grande besteira - já mostrando que pode não estar preparado para o futuro cargo – ainda assim a moral da estória é que não basta apenas criticar, devemos nos preocupar com a nossa própria responsabilidade para com os outros. E aí, posso esperar em você um Grande Líder? Fonte de pesquisa: Wikipedia


A reprodução é permitida desde que feita na sua íntegra e citada a fonte original

Gostou desta postagem? Compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais
e ajude-nos a divulgar o nosso trabalho!



5 comentários:

  1. Para se exercer um Comando necessitamos de três coisas principais:Iniciativa,Determinação,Liderança.Iniciativa-Para não expor à tropa à riscos,e desenvolver as atividades de maneira organizada,e resoluta.Determinação no transmitir as ordens,e participar nas ações avaliando as situações de forma coordenada e positiva.Liderança - Porque todo CMTE deve conhecer à tropa que êle tem à seu Comando,avaliando situações e compreendendo as necessidades e condições.Atuar junto com à tropa nas missões,isto faz à diferença em um Comando....

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado e mais uma vez, muito obrigado pela participação,Anton. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pergunto ao nosso colega Antom: Qual desses seria um modelo de lider; o sargento "Bob Barnes" ou o Sargento "Elias"?(ambos do filme Platoon.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde vai uma boa para refletir você é um comandante definição elemento investido legalmente,e com prerrogativa impessoal,da autoridade para conduzir homens e controlar forças em razão de seu posto ou graduação ou função poder de decisão e poder de mando em breve outras caracteristicas

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a observação de todos. Desde já deixo aqui um convite para que não se limitem apenas aos comentários: encaminhem para o e-mail blog.guerra@hotmail.com os seus artigos para a publicação neste blog.
    Valeu pessoal!!!

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.