Pensando cá com os meus botões: de qual preparo tanto falam? Parte 1

Por Dennis Guerra

Quando li a matéria de Fernando Granato, em GCM militarizada está sem controle , um trecho em especial me chamou a atenção:

"... Na opinião do especialista em segurança Cláudio Edward Reis, professor da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), as Guardas Civis Metropolitanas não foram criadas para competir com a Polícia Militar e isso estaria acontecendo como uma forma encontrada pelos prefeitos de dar respostas imediatas aos problemas da segurança pública . 'Essa militarização da Guarda Civil é muito perigosa porque eles não são treinados


para isso”, afirmou. “Eles não têm preparo físico nem psicológico para atuar de forma ostensiva com uma arma na mão...'

Afinal, de quê preparo ele está falando? Quais são as estatísticas que se baseiam para tal afirmação? Quando é que você vê uma dessas pessoas buscando informações reais do tipo para divulgar em seus meios de comunicação ou em teses de doutorado?

Por que nunca se referem à falta de preparo de alguns policiais militares como temos visto nos últimos dias (anos?!)?

PMs são presos em SP suspeitos de participação em execuções 



Fonte/imagem: drycalys.com


Não estou me referindo aos policiais militares de forma indiscriminada e genérica, pois vemos todos os dias as ações de ótimos e valorosos PMs nos noticiários e programas de TV. Porém, apesar de tantas ações de alto grau de profissionalismo de integrantes das guardas municipais, pouco se fala. Aí, pessoas como eu e tantos outros deixam algumas horas de seu período de descanso para registrar uma parte ínfima, mas igualmente valorosa dessas ações:




Aí penso cá com os meus botões: Talvez seja mais fácil tratar o assunto dessa maneira quando se trata das guardas municipais.

E concluo: Da mesma maneira que alguns talvez não estejam preparados para atuar com uma arma na mão,  outros não estão preparados para atuarem nem ao menos com uma caneta ou notebook à sua frente, pois como diria Jean-Paul Sartre:

"As palavras são pistolas carregadas"

Pronto, falei!





Fonte Original:  O Cão de Guarda Notícias
 
Gostou desta matéria? Compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais e ajude-nos a divulgar o nosso trabalho!

 




Compartilhe:

5 comentários:

  1. Muito bem colocado o questionamento! Assim como existem Policiais Militares que precisam ser reavaliados com relação a sua postura, também existem casos isolados de outras corporações, (a Guarda Civil Metropolitana por exemplo). Acontece que, se um policial esta despreparado é preciso que se tome medidas para que o mesmo esteja apto para o trabalho, e de acordo com o ato infracional, a devida punição, se leve, medidas de reabilitação, se de maior gravidade, acredito que seria viável a exoneração, (dependendo do caso). Mas porque será que quando um guarda comete uma infração, a mídia faz com que o ocorrido tome uma proporção gigantesca a ponto de questionar o preparo das Guardas Municipais, e o mesmo não acontece com a Polícia Militar, por exemplo?

    Mas é claro, é importante ressaltar de forma genérica, a existência de profissionais competentes (que receberam o mesmo preparo que os poucos que não demonstram aptidão para o cargo)que fazem um excelente trabalho, na captura de assaltantes (GCM Inspetoria Regional Jaçanã / Tremembé), carga roubada (GCM Guarda Ambiental/SP), tráfico de entorpecentes (GCM/IOPE), bem como arriscando suas vidas para que se cumpra a lei.

    Pronto, falei também!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Renata Guazzelli, a sua opinião é sempre muito bem-vinda neste blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. tenho percebido que sempre quando o assunto é segurança e a guarda civil metropolitana é lembrada por algum motivo, os órgãos de imprensa que a tanto tempo manipulam as massas,arrumam um,e esse um, cujo dizem especialista em segurança sempre falam umas asneiras destas esses são especialistas em dizer só que a guarda não pode não está preparada esses ditos especialistas não propõe nada para uma G.C.M melhor simplesmente criticam prefeitos e suas criações policiais demonstrando o quanto os velhos padrões de domínio da nossa sociedade não querem largar o osso da segurança pública,a violência grassar tanto melhor para todos eles enquanto tentam escorraçar as guardas municipais para o limbo outros dos deles vão impingindo uma segurança particular ou estadual que as vistas grossas dos mesmos não vê os que igualmente são maus preparados.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fábio, você mostra-se sempre um ótimo colaborador, assim como faz a Renata... muito obrigado por participar!

    ResponderExcluir
  5. MAS uma vez vou dizer aos especialistas em segurança que as GUARDAS MUNICIPAIS são tão despreparadas que é pesquisar as prisões e encaminhamento de suspeitos ao DISTRITO POLICIAL e o baixicimo grau de letalidade das GUARDAS comparado a outras POLICIAS

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo! Faça o seu comentário com responsabilidade. Muito obrigado!

Por Dennis Guerra