2010 / 2017

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"
Edmund Burke

"O Cão De Guarda Notícias era uma janela para o mundo que esteve aberta entre os anos de 2010 a 2017, deixando agora um vazio enorme em meu coração" Por Dennis Guerra

17 dezembro 2012

O Cão de Guarda Notícias: seguindo o instinto!

Por Dennis Guerra

Você deve estar se perguntando nesse exato momento: por que mudar o nome do blog? Bem, para responder à esta pergunta é importante conceder ao leitor um breve histórico deste site. Nada cansativo, mas que tente justificar as razões de tais mudanças.

A origem: Quando iniciei com o blog (Blog GCM Motociclista Guerra), não entendia muito do assunto (não que entenda tanto assim agora!), tanto que ele surgiu como um álbum de fotos online, 



onde as imagens captadas durante as missões da equipe à qual pertenço eram expostas aos colegas de trabalho, familiares e possíveis outros visitantes.

Com o tempo aprendi a fazer postagens, tomando como exemplos os grandes blogs existentes, como o do Duarte, Carlinhos Silva, Amigos da Guarda Civil, Abordagem Policial, Delegado, assim como tantos outros.

Nome limitador

Percebi com o passar do tempo que muitos colegas não acessavam o blog por acreditar que o site tratava apenas de informações sobre motociclismo. Para mim, tirar do título a palavra motociclista seria como afirmar que não mais o era. Mesmo assim mudei e percebi que isso era o mais certo: muitos colegas passaram a tomar conhecimento do conteúdo do site.

Nome ainda limitador

Sempre acreditei que falar das guardas para os guardas era como ‘chover no molhado’: por mais que nós guardas municipais queiramos saber de assuntos ligados à nossa área, de modo geral é falar mais do mesmo. Quem deve encontrar notícias sobre as guardas municipais são justamente aquelas pessoas para as quais tanto trabalhamos: o cidadão. Para isso, a informação sobre quaisquer assuntos ligado às segurança pública / urbana deve ser tratada não como o prato principal, e sim como sobremesa. 

Assim, o nome Blog GCM Guerra sempre me preocupou por ser um nome ainda limitador. Muitos disseram-me que seria arriscado essa mudança, porém, sempre acreditei que ela deveria ocorrer o mais breve possível  – porque a qualquer tempo isso seria inevitável, e ocorrendo no futuro os fatores negativos poderiam ser ainda maiores!

Porque O Cão de Guarda Notícias?

Durante muito tempo procurei por um nome que somasse três fatores importantes:

  • Estar atento ao que ocorre
  • Relacionado à segurança
  • Permitisse maior abrangência

Foi difícil, pois muitos nomes imaginados já possuíam domínio registrado ou não carregavam em si estes três fatores.

O cão é um animal amigo e fiel, sempre atento ao que ocorre à sua volta. Em determinado momento, alguém me disse para que deixasse o Blog GCM Guerra de lado, pois poderia ter alguns problemas com ele. Assim como todo cão acuado -  e por mais equilibrado que seja - a sua única alternativa torna-se o ataque: estas palavras incentivaram-me a seguir outra linha de trabalho, o que realmente me agradou mais. Hoje agradeço por tentarem me desmotivar!

O nome surgiu da intimidade que foi criada entre mim e a cadela Somae. Como um eterno admirador destes animais, costumo observar o seu comportamento mesmo à distância. A cadela Somae está sempre atenta, é companheira ao ponto de permanecer ao pé da porta do vestiário à sua espera e quando acaba o seu turno de trabalho... adapta-se tranquilamente à nova equipe de prontidão. Mesmo não sendo de raça ou tendo o treinamento específico, é uma verdadeira policial.



A cadela Somae (Foto: Serafim)


Ao acordar certa manhã, me veio o nome Cão de Guarda Notícias, sendo posteriormente incluído o artigo ‘O’ para dar mais ênfase ao título, como fazem os grandes jornais como O Estado de São Paulo.

Quando citei a ideia à minha namorada - por sinal, a profissional responsável pela criação do logo  -  a resposta foi “este sim é a sua cara!” (!) Enfim, também acredito nisso.

Talvez existam aí outras informações, que poderiam ser consideradas técnicas de mercado, mas que não serão citadas neste momento - quem sabe uma futura postagem?!

Enfim, espero ter justificado a você, meu caro visitante e colaborador, os motivos pelos quais resolvi mudar o nome do blog. Se elas são as mais apropriadas, apenas o tempo dirá. Porém, até onde segui o meu instinto, este parece ser o caminho.






O Cão de Guarda Notícias – farejando informação!

Gostou desta postagem? Compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais e ajude-nos a divulgar o nosso trabalho!










4 comentários:

  1. Olá Guerra, sou admiradora do seu trabalho e visitante fiel do seu blog. Acredito que a mudança do nome vem para somar, pois o conteúdo e a identidade do não mudou, isso são ajustes e concordo com a mudança.
    Parabéns pelo blog.

    Erika Genaro

    ResponderExcluir
  2. Erika, por se tratar de pessoa tão qualificada e profissional quanto você, posso apenas agradecer o seu comentário... muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por todo embasamento teórico! Eu criei o logo, mas meu orientador foi você, que me convenceu que a mudança era não só a sua cara, mas realmente necessária, só que dessa vez com um salto incrível em sua evolução profissional! Gostaria que todos os meus clientes tivessem essa mesma visão! :)

    ResponderExcluir
  4. Acho o o cão de guarda deve continuar,mas independente do nome sigo fiel ao blog do mesmo jeito.
    Gcm SANTINI

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

Tecnologia do Blogger.