Avisos de privacidade no Facebook: Não caia nessa!

Encaminhado por Ivo Cybulski


Assim que surgiram notícias de que o Facebook iria fazer algumas alterações ao modelo de governação, voltaram a circular textos sobre proteção de direitos de autor e declarações de privacidade. Há uns dias apareceu a versão em inglês e não tardou a aparecer a versão portuguesa (em português do Brasil). É um texto muito (...)


semelhante ao que circulou no verão, depois de mais umas mudanças no Facebook. Ambos são inúteis. Os autores destes textos aproveitam-se do desconhecimento dos utilizadores em relação às políticas de privacidade e aos direitos que a legislação lhes garante. Utilizam referências aparentemente sérias, como a Convenção de Berna, sobre direitos de autor, e o Estatuto de Roma, que estabeleceu o Tribunal Penal Internacional (não se percebe a que propósito é referido).
Fonte/foto: E-tinet

Dizer num post que não autoriza X com as fotos pessoais ou Y com os vídeos é inútil; tudo o que governa a privacidade no Facebook está determinado na Política de Privacidade da rede social e estas são as únicas regras que valem.


Pode haver variações, mas o texto que está a circular introduz os seguintes termos:
"Em resposta às novas diretrizes Facebook,declaro que os meus direitos autorais estão ligados a todos os meus dados pessoais, ilustrações, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos profissionais, etc (como resultado da Convenção de Berna). Para uso comercial do acima, é necessário o meu consentimento por escrito, em todos os momentos! (Quem ler isso pode copiar este texto e cole-o no seu mural do Facebook. Isso vai colocá-lo sob a proteção de leis de direitos autorais. Pelo Comunicado presente, notificar o Facebook que é estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com base neste perfil e / ou seu conteúdo. as acções referidas proibidas também se aplicam aos funcionários, alunos, agentes e / ou de qualquer equipe, sob a direção do Facebook ou controle. o conteúdo deste perfil é informação privada e confidencial . A violação da minha privacidade é punida por lei (UCC uma 1-308-308 1-103 e do Estatuto de Roma). Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Todos os membros são recomendados para publicar uma nota como esta, ou se preferir, você pode copiar e colar esta versão. Se você não publicar uma declaração pelo menos uma vez, você estará tacitamente permitindo o uso de elementos como suas fotos, bem como as informações contidas em suas atualizações de status de perfil."
Fonte: Dinheiro Vivo
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Faça o seu comentário com responsabilidade. Muito obrigado!

Por Dennis Guerra