Artigo: O que é a Análise SWOT e onde ela poderia ser utilizada?

O que é a Análise SWOT?

*A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). (...)


Qual é a diferença entre um e outro?

Pontos Fortes e Fracos são de origem interna: estão na forma e gerenciamento;
Oportunidades e Ameaças são de origem externa: não dependem da vontade do gestor.


Onde ela poderia ser utilizada?

Sendo assim, a Análise SWOT ou em português F.O.F.A. (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) pode ser utilizada na gestão de uma organização/empresa ou até mesmo no aperfeiçoamento do conhecimento individual. Entenda melhor observando este caso fictício:

Empresa: Transportadora XYZ

Ponto Forte: Atendimento - O trato com o cliente e entendimento de suas necessidades é o grande diferencial da empresa;

Ponto Fraco: Frota antiga - Com 70% dos veículos da empresa com mais de 8 anos de utilização, problemas nas entregas são comuns e existem grandes gastos na compra de peças e manutenção;
Oportunidades: Mercado - A sua principal concorrente vem sofrendo algumas dificuldades no atendimento aos clientes, que insatisfeitos procuram por outros fornecedores.

Ameaças: Nova Regulação  -  O governo definiu novas regras para o serviço, que impactaram diretamente nas condições atuais da empresa no que se refere ao tempo máximo de uso dos veículos (5 anos).
Conclusão:
Podemos observar que com a utilização da Análise SWOT, torna-se mais fácil a compreensão do panorama geral da empresa/organização e até mesmo de um indivíduo. O que devemos fazer para ampliar pontos fortes e oportunidades, eliminar pontos fracos e minimizar as ameaças?
Uma empresa jamais revelará aos seus concorrentes a análise feita, no entanto, se existir a possibilidade, irá analisar a concorrência.
Faça a sua análise SWOT:
Descubra quais são os seus pontos fortes e fracos: alimente os fortes e elimine os fracos!
Entenda quais são as oportunidades e ameaças: amplie a possibilidade de oportunidades em sua vida e miniminize as ameaças, pois elas sempre existirão!
Texto: Dennis Guerra

Fontes de pesquisa:
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Faça o seu comentário com responsabilidade. Muito obrigado!

Por Dennis Guerra