16 março 2012

Dr. Bismael Batista Morais e as guardas municipais na segurança pública

Advogado, Mestre em Dirito Processual Penal pela Universidade de São Paulo, foi Presidente da Associação Dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, é autor, dentre outros, dos livros:
Direito e Polícia – Uma introdução à Polícia Judiciária (Revista dos Tribunais/SP-1986;
Prevenção Criminal ou Conivência como Crime – Uma Análise Brasileira (Revista dos Tribunais/SP-2003) e Estado e Segurança diante do Direito (Revista dos Tribunais/SP-2008).




Trechos da Palestra:

“A Segurança Pública deve ser baseada na Prevenção Criminal, e não no Combate ao Crime”
“ ...em 1993 27 Comandantes Gerais das PM’s das unidades federativas do Brasil enviaram ao Congresso Nacional uma Proposta Concessual de Revisão Constitucional sugerindo a retirada das guardas municipais do capítulo da Segurança Pública, chamando essas corporações policiais municipais de vigilância patrimonial. Cuidado!”
“Com amabialidade e presteza no atendimento da população, orientando e protegendo a todos, sem distinção de raça, cor, religião, sexo, idade, condição social ou política, bem como do apego à disciplina e assiduidade ao serviço, as Guardas Municipais exercitam de Fato e de Direito o Poder de Polícia (que é um Poder Estatal, público, da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal) sempre que fiscaliza, ordena, proíbe, autoriza ou autua com base na lei, Em qualquer setor de atividade social, e não um poder da Polícia Civil ou da Militar.”

Nota:

Palestraram também, além do Dr. Bismael, os Delegados Haroldo Pereira e Milton da S. Ângelo.
DR. BISMAEL, DR. HAROLDO E DR. MILTON

Compareceram à palestra os Secretários Municipais de Campinas, Sinval Dorigon e Ibiúna, Sr. Choji Miyake, assim como o Comandante Boldrin, da Guarda Municipal de Campinas e o Comandante Cruzoleto, da Guarda Municipal de Ibiúna, e também integrantes de ambas as corporações.
Estiveram presentes também outras autoridades policiais e convidados.

FILMAGEM E FOTOS: DENNIS GUERRA

COMENTÁRIO DO AUTOR DO BLOG:

Isto seria mais um desabafo do que propriamente um comentário. Na última vez que compareci à uma palestra como esta, um integrante da minha corporação me preguntou no dia seguinte: E aí, o que ficou resolvido?

?! Resolvido? Sobre o quê?! Você não vai à uma palestra como essa para resolver nada, mas para ampliar o seu campo de visão sobre a sua própria atividade. A única resolução a ser adotada é se você vai entender realmente e assumir a importância da sua função. Uma pergunta como esta mostra o grau de envolvimento de algumas pessoas com a sua própria função. Tal questionamento é o resultado de tantas cadeiras vagas no auditório. São estas cadeiras vagas que me deixam desconfortável! Parabéns aos que vieram de outras cidades só para participar da palestra... parabéns!


Compartilhe pelo seu Whatsapp e colabore conosco (Clique AQUI)
image

O Cão De Guarda Notícias

Autor e Editor

Dennis Guerra Contato Whatsapp 11 95580-1702

1 COMENTÁRIOS DOS VISITANTES::

  1. Oi Dennis,

    Parabéns pelo site;
    Você esteve presente na I Marcha Paulista, infelismente não pude te conhecer, mas surgirão outras oportunidades;
    Infelismente,não consegui prestigiar a palestra do Dr. Bismael, durante o Seminário fui parar no pronto socorro, mas tive o prazer de te-lo como Professor na Pós-Graduação de Segurança Pública e Comando de Guardas Municipais.
    Dia 15 estarei de plantão, mas vou encaminhar um convite ao CMT, quem sabe conseguirei comparecer com alguns Guardas.
    Tenha um excelente final de semana.
    Saudações azul marinho

    ResponderExcluir

Constituição Federal:
Art. 5º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste site, porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome/imagem de quaisquer instituições ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do site sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste site.

biz.